06 Dicas para planejar a sucessão do seu negócio


O ato de planejar a sucessão familiar é muito importante para as empresas, pois pressupõe a continuidade do negócio, mas essa é uma das tarefas mais difíceis do mundo dos negócios. Não é possível tratarmos apenas os aspectos puramente lógicos da administração, pois esse tipo de planejamento envolve pontos afetivos e emocionais, relacionados com a própria estrutura familiar. Temas como morte, predileção, cônjuges, impostos, regimes de casamento e outros, serem discutidos de maneira racional, é uma grande evolução, principalmente se falarmos das famílias mais tradicionais.

A sucessão é um processo contínuo que se constitui em várias fases e que deve considerar diferentes aspectos, tais como os fatores familiares, gerenciais, culturais, sociais e estratégicos.

A sucessão tem que começar o quanto antes, a estratégia de sucessão deve estar já no plano de negócios da empresa. Abaixo seguem algumas dicas para um planejamento sucessório de sucesso:

  • Elabore um plano que deve ser fácil de modificar e alterar, pois situações que envolvem os negócios, bem como família e saúde, são dinâmicas e quanto antes começar, mais leve será o processo.
  • Planejar a sucessão envolvendo a família reduz conflitos mais tarde e permite que o empresário determine o melhor sucessor de forma transparente e com a participação de todos no processo.
  • Identificar seu sucessor. O empresário (fundador) tem que observar a família, ver as habilidades e pontos fortes de cada um, pensando sempre no que é melhor para o negócio.
  • Qualificar (treinar) o sucessor. Terá tempo adequado para treinar aquele que administrará o negocio, pois o planejamento deve ir além da transferência.
  • Contar com a consultoria de advogados, contadores, RH, consultor financeiro, pois esses profissionais podem auxiliar na elaboração do plano sucessório.
  • Lembrando que esse processo é transitório, tendo melhores resultados com a presença do fundador, sua vivência à frente do negocio poderá ser compartilhada e desenvolvida com o sucessor. Para o bom resultado, o fundador do negocio e seu sucessor devem andar lado a lado, respeitando o perfil e as características um do outro e extraindo o melhor dessa vivência.

Na Rui Cadete, quando prestamos consultoria nessa área, temos sempre a alegria de perceber o quão amadurecido está o processo de gestão no Brasil e nossa experiência vem mostrando que cada vez mais empresários estão com essa visão e preocupação com o futuro.

Nayla Ramalho Dias
Gerente Societária Rui Cadete