Aplicativo potiguar auxilia controle financeiro


Contador destaca que organização das notas fiscais por meio digital pode facilitar até a dedução de Imposto de Renda

Manter as finanças em dia pode ser um desafio para muitos brasileiros. Calcular gastos, estabelecer orçamento e organizar as dívidas requer planejamento e disposição. Atualmente existem diversos aplicativos que auxiliam nessa missão, um deles é o “Nota Fiscal Potiguar”, que além de disponibilizar relatórios de despesas, ainda estimula a cidadania fiscal.

Criado pelo Governo do Rio Grande do Norte, o aplicativo busca incentivar os consumidores a exigirem a nota fiscal e a incluírem seu CPF na nota. Para Daniel Carvalho, contador e sócio da Rui Cadete Consultores, os contribuintes devem se atentar à importância de cadastrar o documento na nota. “Ao cadastrar o CPF na hora da compra, o consumidor poderá ter acesso às notas fiscais através do portal ou aplicativo, facilitando em caso de perda da nota em papel, que consiga recuperar sem precisar ir até a loja que comprou”.

Além da importância fiscal, o aplicativo ainda auxilia os usuários na organização das notas e cupons, o que pode ser um fator importante para a declaração do Imposto de Renda. “Com essa facilidade, o contribuinte poderá consultar todas as suas despesas do ano de forma digital, simplificando o processo de declaração do IR e auxiliando os consumidores a terem o controle de suas compras”, destaca Daniel.

A Nota Fiscal é o instrumento mais eficiente para evitar fraudes fiscais, possibilitar que os direitos do consumidor sejam respeitados, além de ser o documento que vai dar todas as garantias dos produtos adquiridos.