Contabilidade para quê?


Eu sou contadora e muitas vezes me deparo com artigos sobre a “Importância da contabilidade”, aí me pego pensando, porque temos que estar reafirmando nosso valor e dizendo que somos importantes para as empresas? Penso ainda, será que as pessoas não estão vendo ou nós que não estamos nos mostrando?

Sou sempre da opinião de que para mudar a percepção do outro, começa em mim, em mudar a atitude, em me comunicar melhor, de diversas formas.

Há um forte estereótipo sobre o contador, de que são pessoas introspectivas, que só veem números, que não pensam “fora da caixa”, que pouco têm de iniciativa, mas isso está tão distante da realidade da nossa empresa, que fico pensando quando foi que esse tipo imaginário morreu.

Será que nos dias de hoje, com o dinamismo, as mudanças tecnológicas galopantes, as alterações constantes na legislação e, principalmente, a urgência que acompanha todas as solicitações dos clientes, haveria espaço para alguém introspectivo e com pouca iniciativa?

O nosso dia a dia atual é de muita consultoria, pura comunicação direta, estudo, participação nas decisões estratégicas dos clientes, nas análises tributárias para novos negócios, foi-se o tempo do débito e crédito, o que se digita hoje é muito pouco, aquela figura em frente a um computador morrendo de digitar, é coisa do passado. Hoje nossas consultorias são com base no BI (Business Intelligence) que estamos implantando para todos os nossos clientes.

Nossas reuniões de gestores, se apoiam nas informações do BI, para analisarmos um seguimento, um grupo, uma tendência, tudo isso para levarmos a melhor consultoria ao nosso cliente, além disso, o cliente passa a analisar as informações contábeis da empresa dele, com uma inteligência de análise agregada, de uma maneira gráfica moderna e dinâmica, diferente daquelas centenas de números estáticos em colunas.

Gosto de pensar que estamos no caminho certo, que nosso cliente sabe a nossa importância, mais ainda, estamos trabalhando diariamente para nos diferenciarmos e contribuirmos cada vez mais para o desenvolvimento e a perpetuidade das empresas, e o mais importante, a um preço acessível, usando a tecnologia a nosso favor e podendo fazer a diferença nos negócios e nas vidas de muitas pessoas.

Karina Dias do Couto

Sócia da Rui Cadete Consultores e Auditores Associados S/S Ltda.