Empresas aderem cada vez mais à contabilidade estratégica

12 de fevereiro de 2018

Ferramentas têm melhorado significativamente gestão e resultados das empresas

A contabilidade foi vista por muito tempo como um serviço contratado para resolução de trâmites burocráticos das empresas. Pouco — ou nada — se falava sobre o uso dessa ciência de modo estratégico, como forma de planejar, alcançar melhores resultados e, consequentemente, obter vantagem competitiva em relação às outras empresas. Além disso, o uso de novos recursos tecnológicos pelo fisco trouxe um alerta ao serviço: é preciso atenção para evitar erros e garantir a integridade legal do negócio.

Cientes de que a contabilidade estratégica está cada dia mais incluída no processo de gestão, muitos empreendedores têm investido em serviços desse perfil. Afinal, são muitas variáveis que interferem no orçamento e informações diferenciadas podem subsidiar o processo de tomada de decisão para a empresa. A diretora comercial da Rui Cadete Consultores, Karina Dias, explica: “Estamos falando de padrões, desvios, estatísticas, gráficos que alimentam a inteligência do negócio. Na Rui Cadete Consultores temos uma equipe com foco exclusivo em definir parâmetros para que se possa retirar dos sistemas informações para alimentar um BI (Business Intelligence) disponibilizado aos nossos clientes”.

A exemplo disso, a Rui Cadete desenvolveu uma ferramenta online de gerenciamento, que traça metas a serem realizadas por cada colaborador, individualmente para cada cliente. Desse modo, a prestadora de serviço contábil atua de forma integrada com as empresas — isso otimiza o tempo de realização de atividades e garante a segurança do empreendimento. Outro serviço inovador é o arquivamento inteligente em nuvens: uma forma de automatizar o processo para registro de documentos, busca inteligente, separação e organização com fácil acesso.

Mais do que congregar informações que simplifiquem a análise de investimento e previsibilidade de lucros, essas ferramentas potencializam a estrutura de pequenas e médias empresas. Karina Dias também esclarece que esses recursos mudam completamente a dinâmica interna das organizações. “Salas que poderiam estar sendo usadas para negócios acabam sendo ocupadas por papéis. O serviço de arquivamento pode apoiá-los nesse crescimento de forma segura”, exemplifica Karina. Não há como negar: investir em contabilidade estratégica pode ser um grande diferencial, um verdadeiro instrumento de gestão empresarial.

Comments are closed.

Revistas e Publicações
Assinar Informativo
Conheça a Rui Cadete
@rattscom