O desafio de maximizar o lucro


No atual cenário econômico, onde a concorrência é grande e as margens de lucro são cada vez menores, os empresários têm um grande desafio: maximizar os lucros das empresas. Para isso é necessário identificar formas de adequar suas despesas e custos, bem como aumentar suas receitas.

Para iniciar esse processo, as empresas precisam identificar seus custos fixos e os custos variáveis. Os primeiros são aqueles que existirão independente do volume de produção ou prestação de serviços, ou seja, mesmo que a empresa não obtenha receita, eles continuarão existindo, já o segundo está ligado diretamente à geração da receita.

Conhecendo os custos, o empresário poderá tomar algumas decisões para conduzir o crescimento de sua empresa considerando a maximização dos lucros, baseado em alguns fatores chaves.

A precificação correta é algo que o empresário não pode perder de vista. Para isso um ponto importantíssimo, após a análise dos custos, é a análise tributária, pois uma decisão por um regime de tributação equivocado pode levar a perder todo o lucro da empresa.

Com essa primeira etapa superada, vem a dedicação pelo aumento da Base de Clientes, através de preços competitivos, inovações nos serviços ofertados e uma dedicação em entender a necessidade do cliente.

Outro ponto importante que não pode ser deixado de lado é o Conteúdo online, com o mundo conectado através da internet, as empresas precisam investir nesse mecanismo, que com baixo custo, consegue divulgar o negócio ou até mesmo executá-lo.

Para concluir, é importante que o empresário mantenha o foco no seu negócio, atento ao mercado, às estratégias e às facilidades que o mundo globalizado tem proporcionado. Com isso, conseguirá maximizar o lucro e alavancar o crescimento da empresa.

Por Daniel Carvalho- Sócio e Diretor da Rui Cadete