Você quer longevidade para o seu negócio?


A contabilidade é essencial, independentemente do seu porte, sua atividade ou enquadramento tributário, o contador tem que trabalhar diariamente para garantir que o seu negócio vai longe.

Sem uma boa gestão contábil é impossível garantir a saúde financeira de uma empresa, afinal, é através da contabilidade que os empresários recebem informações para auxilia-los nas suas tomadas de decisões, através das ferramentas adequadas, de relatórios, demonstrações e documentos que fornecem dados reais, transparentes, concretos e relevantes sobre o negócio como: receitas, custos, fluxo de caixa, rentabilidade e lucratividade.

Não há dúvida de que o contador e o empresário precisam caminhar juntos, mas pode acontecer desta relação não ser mais satisfatória para o empresário, o contador pode não atender às expectativas e necessidades da empresa. Não é fácil tomar a decisão de mudar de contador, contudo, chega um momento que isso é inevitável para que o negócio continue desenvolvendo.

Se atualmente suas necessidades não são atendidas, você não recebe orientação, consultoria necessária, a demora é excessiva às suas solicitações, o contador não cumpre com responsabilidade os prazos estipulados para os seus serviços, não é um profissional atualizado que busca constantemente novos conhecimentos na área, não é bem avaliado pelos outros clientes e pelo mercado, estão ocorrendo prejuízos financeiros em decorrência de erros e multas, você precisa desta mudança, pois é primordial ter ao seu lado uma contabilidade capacitada para lhe apoiar e orientar seu crescimento.

Assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que tenha experiência no seu ramo, avalie a relação custo x benefício, avaliar não somente as propostas de honorários e sim a qualidade do serviço que te oferecem e o que ele vai agregar, os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos apresentam soluções eficazes para determinados problemas. Lembre-se, você está mudando de contabilidade por uma necessidade.

Contar com um contador competente é crucial para garantir a longevidade dos negócios, se você está no momento de escolher um profissional para lhe assessorar, listo a seguir sete quesitos que você deve pesar para tomar a melhor decisão:

1. Atendimento

É imprescindível para a boa prestação do serviço a boa relação entre as partes, como é a sua relação com o seu contador ou com o profissional responsável pela sua conta? As suas ligações costumam ser atendidas, os e-mails são respondidos com rapidez e clareza? Em casos de urgência, você teve o retorno e o suporte que precisava?

É importante avaliar se o atendimento que vem sendo oferecido está sendo fiel ao contratado, ter um contador que esteja disponível, disposto e ajude a solucionar seus problemas com a urgência que eles apresentam e boa vontade é primordial.

2. Proatividade

A contratação de serviços contábeis por parte de uma empresa cliente tem o objetivo de assegurar o suporte necessário para ter segurança, qualidade com todas as obrigações corretas e em dia, assim o empresário poderá focar na administração do seu negócio. Afinal, um bom contador não precisa ser cobrado constantemente pelo cliente para que realize as suas tarefas.

Ele precisa estar atento e diligente a cada novidade que venha a proporcionar alguma mudança no negócio do cliente, não a nada pior para um empresário do que ser o último a saber.

3. Os documentos são enviados corretos mensalmente

A gestão da documentação da sua empresa é um dos “pontos” que mais podem impactar no serviço que vem sendo prestado. A pontualidade e o retorno destas informações no prazo, são essenciais para o sucesso. Extravios de documentos são inadmissíveis, o contador tem acesso a documentos sigilosos (com dados pessoais e da empresa) que não podem cair nas mãos de terceiros, enviar ao local errado, perder ou deixar tornar público, por isso a política de segurança e proteção dos dados é essencial.

4. Profissionais qualificados

A qualificação consiste no conhecimento especializado do contador e na qualidade da prestação do serviço.

Atender bem e dar respostas rápidas não é mais o suficiente, é fundamental que a contabilidade tenha competência técnica, ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados, principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas, e que essa competência esteja ligada à capacidade de resolução de problemas.

5. Entregar as solicitações no prazo

Cumprimento de prazo é mais importante do que muitos gestores pensam, pois, atrasos em certas atividades podem impactar todo o fluxo de trabalho da empresa, além disso, podem gerar a imposição de multas excessivamente onerosas pelo fisco.

O cumprimento das obrigações legais da empresa, envolve uma grande variedade de prazos, mas é essencial que o contador seja capaz de gerenciar todas elas eficientemente para evitar pagamentos em cima da hora ou depois do vencimento.

6. Disponibilidade

Avalie todos os canais de comunicação do contador como, e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos na parceria.

7. Tecnologias inovadoras

São muitas as inovações tecnológicas para oferecer serviços cada vez melhores, isso trouxe alguns benefícios para a área contábil como: redução de gastos com recursos físicos, ganho de produtividade e eficiência, segurança no armazenamento da informação, redução de erros.

Se o escritório não pensa em inovar para proporcionar o melhor para seus clientes, isso indica que ele não está pronto para atender determinadas empresas, inclusive a sua.

Para fechar sua decisão, tem alguns fatores primordiais na escolha do contador: afinidade, admiração, ética, afinal, esta é uma parceria feita para durar. São muitos os desafios da vida empresarial, mas se temos ao lado, um profissional confiável que lhe dará as melhores soluções, o seu caminho será longo e mais feliz.