Watson, vamos ser amigos?


Eu digo: – Oi Siri, liga para Watson. Siri responde: – não encontrei Watson nos seus contatos.

Como assim Watson? Vamos ser amigos, nunca te pedi nada.

Quem diria que teríamos assistentes pessoais nos nossos telefones? Ou que poderia existir um Watson mais “sabido” do que qualquer ser humano já existente?

Podemos ignorar essas epifanias tecnológicas que ideologicamente vão mudar o “savoir-faire¹ ” de tudo?

Diante de todas as incertezas que o amanhã está apresentando, estamos em um momento em que alguém fala “NOVA TECNOLOGIA”, já estamos lá: o quê? Como? Quando?

Essa avidez e essa curiosidade, se dá principalmente por tudo que estamos visualizando e vendo de avanço no nosso dia a dia. Há alguns meses atrás, validávamos a entrega de cada obrigação acessória dos nossos clientes, para garantir que tudo estava ok, até que entrou um ROBÔ para o time e passou a entrar em todas as máquinas e validar não só a entrega, mas também o conteúdo para ter certeza que é daquela empresa e que está completo. Pasmem, com um clique, sabemos tudo que já foi entregue.

Agora imagine contratar o Watson, pois é, nós contratamos e a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL já é algo que está nos trazendo uma qualidade inimaginável na importação das informações financeiras dos clientes. Todo mês, esse nosso “colaborador” aprende com os dados e fica cada vez mais inteligente.

Algumas profissões vão acabar ou reduzir em muito a demanda? Provavelmente, inclusive contabilidade, mas não pensamos nisso com medo e sim com ansiedade, em estarmos nesse mundo volátil, se reinventando, se moldando, se diferenciando e sempre com o nosso objetivo principal em mente: contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do nosso cliente.

Watson, não fique com ciúmes, estarei com RPA² semana que vem, mas ele será seu amigo também.

Karina Dias do Couto – Contadora, Sócia da Rui Cadete Consultores e Auditores Associados S/S Ltda.

¹ Savoir-faire – saber fazer em Francês, referência mundial ao jeito Francês de que tudo eles “sabem fazer” melhor do que qualquer outro.

² RPA – Robotic Process Automation