Auditoria Imobiliária: 7 motivos do porquê você precisa de uma!

Antes de falarmos sobre auditoria imobiliária, é importante destacar que dentre os principais patrimônios e bens existentes, os imóveis são os mais comuns e negociados deles. Isso porque o mercado imobiliário é rentável e vantajoso, oferecendo aos investidores segurança financeira e rentabilidade a médio e longo prazo. 

Além disso, a moradia é característica básica e comum a toda família, além de direito garantido por lei. 

Dessa forma, há o constante repasse desses bens como forma de herança, garantindo posse e continuidade dos patrimônios a filhos e netos.

Por isso, os processos imobiliários são tão recorrentes, tendo em vista a necessidade de aquisição de imóveis por parte de quem deseja ter um lar, e levando em consideração ainda o mercado imobiliário, que recebe investimentos constantes. 

Entretanto, mesmo com tamanha recorrência, ainda há quem não conheça as principais implicações jurídicas e fiscais acerca dos trâmites imobiliários, além de não reconhecer a importância de regularidade desses processos.

Sendo assim, a auditoria imobiliária surge como um meio de facilitação, ajuda e regularização desses processos, sendo fundamental para quem deseja fazê-los de forma assertiva. 

Para entender melhor o que é a auditoria imobiliária, como ela funciona e os motivos para ter uma, basta seguir com a leitura do nosso conteúdo. 

Auditoria Imobiliária: O que é? 

A auditoria imobiliária é um serviço que tem como objetivo principal a análise, a garantia e a certificação de processos imobiliários no geral.

Ou seja, antes de qualquer negociação envolvendo patrimônios imobiliários, o auditor será responsável por identificar qualquer complicação que envolva o proprietário, o imóvel propriamente dito e as documentações referentes a esse processo. 

Além disso, também há a análise minuciosa do histórico do imóvel, da regularidade da sua situação registral, dos fatores ambientais, jurídicos, etc. Sendo assim, é um serviço completo de investigação, direcionamento e regularização de processos e investimentos imobiliários. 

O profissional responsável por esse serviço é normalmente um advogado especialista em direito imobiliário, sendo este capaz de reconhecer as implicações e exigências legais existentes. O serviço se faz necessário, normalmente, antes de compras e vendas de imóveis ou repasse de heranças imobiliárias, sejam elas familiares ou empresariais. 

Mas afinal, por que contratá-lo? É o que explicaremos no tópico a seguir. 

7 motivos do porque você precisa de uma auditoria imobiliária! 

1. Importância da atuação profissional 

A atuação profissional, em qualquer área ou processo, é fundamental para que o mesmo ocorra de forma correta, rápida e assertiva. Isso porque o conhecimento, a formação e a experiência mudam completamente a perspectiva, a atuação e o processo propriamente dito. 

Sendo assim, é fundamental contar com a atuação profissional necessária, especializada e capacitada para o melhor e mais rápido processo possível, dentro das condições existentes. Por isso, não deixe de investir tempo e dinheiro em um serviço que irá te trazer benefícios incontestáveis. 

Afinal, é melhor investir dinheiro em garantia de sucesso do que ter que arcar com os erros da inexperiência. 

2. Regularidade processual 

Muitos são os fatores legais envolvidos para vender, comprar ou herdar um imóvel. Nome do proprietário, testamento, valores, regularidades estruturais, legais e jurídicas, fatores ambientais da locação, incongruências ou problemas de cadastro, etc.

Todos esses fatores podem gerar complicações gigantescas e, por isso, devem estar devidamente regularizadas e de acordo com o que rege a lei.

Ao fazer isso de forma despretensiosa, não há a análise correta de tais fatores, e o que era pra ser motivo de rentabilidade e investimento, torna-se um grande prejuízo. Por isso, para evitar dores de cabeça e tornar todos os aspectos necessários regulares, conte com a auditoria imobiliária. 

3. Redução significativa de riscos e insatisfações futuras 

Como vimos anteriormente, no processo de auditoria imobiliária há a investigação e a análise de uma série de fatores fundamentais a certeza do processo.

Sendo assim, há também uma redução significativa de riscos e insatisfações futuras, tendo em vista que as mesmas são causadas pela falta de fiscalização e estudo da situação legal do imóvel e das condições locais do mesmo. Imagine a seguinte situação: 

O imóvel x está em um ótimo preço, boa localização e atende às suas necessidades. Animado e ansioso com a proposta, você logo faz a oferta e fecha negócio.

Anos depois, em uma fiscalização de rotina, autoridades encontram irregularidades ambientais e logo multam você, que além de precisar arcar com o valor da penalidade, terá de adequar todo o imóvel as determinações existentes.

Assim, você terá dois prejuízos seguidos, os quais poderiam ser facilmente evitados com o serviço de auditoria. Por isso, se deseja ter tranquilidade a curto, médio e longo prazo, conte com a auditoria imobiliária e evite surpresas indesejadas, capazes de gerar arrependimentos e gastos desnecessários de recursos. 

4. Direcionamento efetivo 

Obviamente que como negociador central, comprador ou vendedor, o processo ainda dependerá de você e das suas próprias decisões. Entretanto, com o serviço de auditoria imobiliária essas decisões são tomadas de forma conjunta, com a visão profissional da situação e o melhor direcionamento possível das tomadas decisivas. 

Sendo assim, há um direcionamento efetivo e assertivo, levando o negociador central a fazer a melhor escolha possível dentre as possibilidades existentes. 

5. Análise baseada em fatos 

A análise dos fatores já descrita anteriormente é feita de forma cautelosa, com estudo de área e investigação jurídica. Logo, é toda baseada nos fatos da situação atual existente, sendo fundamental para o conhecimento do negócio que será feito e a avaliação de valia do mesmo. 

6. Trâmites seguros 

Como todo o processo é feito de forma legal, regular e por um profissional com conhecimento jurídico, os trâmites tornam-se seguros e não apresentam riscos de invalidade jurídica. Logo, não há riscos de permanência de posse em outros nomes, troca, ou até mesmo a tomada de imóveis pós compras.

Isso porque, com a segurança da operação não há chances de negociações baseadas em palavras e acordos orais. Há a documentação de todo o processo, garantindo a posse por lei, sem chances de fraudes ou qualquer acontecimento do tipo.

7. Acordos familiares efetivos 

O repasse de heranças é sempre uma questão delicada para todo e qualquer núcleo familiar. Você com certeza já se deparou com alguma situação de brigas e acordos sem sucesso, por discordâncias de merecimento na partilha de bens. 

Uma medida que pode facilitar bastante esse processo é o planejamento sucessório, o qual já detalhamos e explicamos em nosso blog. Para ter acesso a este conteúdo, basta clicar aqui. Entretanto, em casos onde não há planejamento prévio da divisão de bens, as discordâncias e brigas são certas. 

Por isso, tendo um profissional atuante e disponível, há uma efetividade maior dos acordos familiares para repasse e partilha de bens, tendo em vista que os mesmos são analisados e feitos a partir da experiência e da razão jurídica do advogado responsável pela auditoria imobiliária em questão.

Impacto das Regulamentações Governamentais na Auditoria Imobiliária

As recentes modificações no direito imobiliário brasileiro têm impactos significativos na auditoria imobiliária. A Lei nº 14.382/22 trouxe mudanças importantes, como a implementação do Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP), que conectará todas as bases de dados dos cartórios a nível nacional, promovendo maior facilidade e acesso para os usuários, além de maior celeridade no processo de registro​​.

Esta lei também modificou procedimentos como a adjudicação compulsória extrajudicial, permitindo aos Cartórios registrar imóveis sem escritura pública em casos de resistência injustificada de uma das partes, reduzindo a burocracia e aumentando a eficiência na transferência de direitos​​.

Além disso, a Lei nº 14.405/22 alterou o artigo 1.351 do Código Civil, facilitando a mudança de destinação de edifícios e unidades imobiliárias com a aprovação de dois terços dos votos dos condôminos em assembleia. Esta mudança é relevante para o mercado imobiliário, pois reflete a oscilação do setor e permite uma maior flexibilidade na alteração da destinação dos imóveis.

Contudo, ela gerou debates na comunidade jurídica sobre os possíveis riscos aos direitos de propriedade dos condôminos​​. Essas mudanças regulatórias demandam uma atenção detalhada na auditoria imobiliária, enfatizando a necessidade de adaptação às novas normas e a importância de uma interpretação jurídica cuidadosa​​.

Conclusão 

Por fim, esperamos que após a leitura completa do nosso artigo você tenha sido capaz de entender o que é a auditoria imobiliária contábil e as suas implicações, além de reconhecer os seus objetivos e todos os motivos existentes para validar a sua contratação. 

Ademais, salientamos ainda a necessidade de investir em auditores competentes, experientes e comprometidos com o que fazem. Afinal, de que adianta investir recursos em um serviço que não será feito de forma correta e condizente com a ética, a postura e os objetivos profissionais necessários? 

Por isso, se deseja contratar um serviço de auditoria imobiliária confiável e efetivo, conte com a Rui Cadete. Para conhecer melhor os nossos serviços especializados, clique aqui. 

E para mais conteúdos como esse, não deixe de conferir o nosso blog!

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Rui Cadete

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