Auditoria Tributária: 6 motivos para a sua empresa ter ela na rotina

A Auditoria Tributária é, sem dúvidas, um dos serviços externos mais importantes para as empresas. 

Entretanto, muitos gestores e/ou proprietários não entendem o porquê de implementar a Auditoria Tributária nas rotinas das suas empresas.

Por isso, preparamos um artigo com 6 motivos que irão te fazer entender de forma simples e objetiva a importância deste serviço. 

Para proporcionar um entendimento completo do assunto, separamos o artigo nos seguintes tópicos: 

  • Auditoria Tributária: O que é e como funciona?
  • 6 motivos para a sua empresa incluir a auditoria tributária na rotina
    • Análise de impostos 
    • Análise de obrigações acessórias 
    • Direcionamento assertivo 
    • Redução de custos 
    • Redução da ocorrência de problemas fiscais
    • Vantagem competitiva
  • Conclusão 

Para o detalhamento de cada um deles, basta prosseguir com a leitura. 

Auditoria Tributária: O que é e como funciona? 

A Auditoria, de um modo geral, é a análise das atividades desenvolvidas por uma determinada empresa, independente do seu porte ou ramo, que tem como objetivo principal diagnosticar problemas e possibilitar a correção e melhoria dos mesmos. 

Tratando-se da Auditoria Tributária, esta é uma análise das atividades desenvolvidas por uma determinada empresa em relação a área fiscal e contábil, sendo uma ferramenta importantíssima para definir as necessidades de mudança de um dado negócio. 

A análise em questão pode ser feita de forma interna (contador da própria instituição) ou externa (auditor independente), e o funcionamento da mesma irá depender deste e outros fatores, como: Porte empresarial, abordagem, metodologias e estratégias utilizadas. 

Tais fatores, obviamente, são individuais e específicos às características de cada empresa, por isso, não dá para definir e padronizar o funcionamento da Auditoria. 

Entretanto, há algumas etapas comuns a todos os processos, os quais são adaptados às diferentes realidades empresariais e podem te ajudar a entender melhor como a Auditoria Tributária funciona. 

  • Familiarização com a empresa: em primeiro lugar, caso a auditoria seja externa, é necessário que o profissional contratado conheça a empresa, suas principais características, seu modo de atuação, seus meios de operação, sua rotina, seus diferentes setores e departamentos, estratégias utilizadas, instalações, planejamentos, etc. Em casos de auditorias internas, esse processo é facilitado, tendo em vista a relação e o conhecimento já existente. Entretanto, ainda assim se faz necessário dar uma vista geral da situação empresarial e aprofundar os conhecimentos em áreas ainda não exploradas completamente. Afinal, o contador precisa conhecer e dominar todos os aspectos capazes de impactar as pendências fiscais do negócio. 
  • Planejamento da auditoria: após conhecer e entender o funcionamento da empresa, é hora de planejar a execução da auditoria a partir das informações coletadas anteriormente. É nesta etapa que há a definição de estratégias capazes de possibilitar e facilitar o processo de inspeção. 
  • Execução do planejamento: a penúltima etapa consiste na execução da Auditoria propriamente dita, a partir da análise minuciosa de todos os processos empresariais relacionados com o setor tributário. A partir desta análise, será possível diagnosticar todos os erros e riscos existentes, sejam eles a curto, médio ou longo prazo. Esta etapa além de conhecimentos tributários específicos, demanda experiência significativa e a capacidade de prever situações assertivamente, a partir da análise de dados reais e fidedignos.  
  • Parecer final: por fim, com todos os erros diagnosticados e após a realização da análise minuciosa de todos os processos empresariais, o auditor elabora um relatório contendo todas as informações importantes sobre a regularidade da empresa em relação às normas tributárias existentes. Dessa forma, tudo que estiver em desacordo com o que manda a lei é apontado e descrito, possibilitando a tomada de atitudes capazes de solucionar e melhorar significativamente tais inadimplências. 

6 motivos para a sua empresa incluir a Auditoria Tributária na rotina

  1. Análise de impostos

Em primeiro lugar, destacamos a Análise de Impostos realizada durante o processo de auditoria, serviço este fundamental para que a empresa seja capaz de entender os impostos pagos e os seus respectivos valores, ajustando o que estiver em desacordo fiscal, reduzindo alíquotas e tornando o recolhimento de tributos o mais assertivo possível. Como exemplo dos impostos analisados durante a auditoria, podemos citar: 

  • COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • CPRB – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta;
  • ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços;
  • ICMS-ST – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços por Substituição Tributária;
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • II – Imposto de Importação;
  • ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;
  • IRPJ – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica;
  • INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.
  • PIS – Programa de Integração Social;

Logo, a análise feita é completa e envolve Impostos das três esferas, tanto municipais, como estaduais e federais. 

  1. Análise de obrigações acessórias 

As obrigações acessórias ainda são motivo de dúvidas recorrentes e significativas. A Auditoria Fiscal, por sua vez, analisa as obrigações acessórias de empresas enquadradas no Lucro Real ou Presumido, permitindo a adequação efetiva de prestação das mesmas. Como exemplo das obrigações acessórias analisadas durante a auditoria, podemos citar: 

  • EFD ICMS/IPI – Escrituração Fiscal Digital dos tributos ICMS e IPI;
  • EFD Contribuições – Escrituração Fiscal Digital das contribuições ao PIS e à Cofins;
  • ECD – Escrituração Contábil Digital;
  • ECF – Escrituração Contábil Fiscal;
  • DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte.
  • DCTF/DCTF WEB – Declaração de Débitos Tributários Federais;
  1. Direcionamento assertivo 

Com a atuação de um profissional de forma direta na gestão fiscal do seu negócio, há um direcionamento assertivo das tomadas decisivas e dos aspectos cruciais envolvidos. 

Assim, as ações são realizadas de forma racional e de acordo com a análise profissional das mesmas. 

  1. Redução de custos 

Além da análise de impostos, há também a redução dos custos gerados por eles. 

Isso porque a Auditoria Contábil realiza todos os cálculos necessários para garantir que os impostos sejam recolhidos de maneira correta, evitando que haja pagamentos excessivos de taxas desnecessárias. 

Por não conhecer a legislação brasileira, muitas empresas acabam pagando a mais do que realmente precisam, além de calcularem errado as suas obrigações. 

Assim, há um ajuste e o valor diminui significativamente, evitando pagamentos e desperdícios que demandam custos e passivos empresariais. 

  1. Redução da ocorrência de problemas fiscais 

Fato é que os problemas fiscais são preocupações constantes de gestores e proprietários empresariais. 

Isso porque, todos os impostos e todas as obrigações acessórias são previstas por lei, gerando a necessidade de seguimento adequado e assertivo das determinações judiciais. 

Com a contratação de um profissional específico para a realização das atividades fiscais, a demanda e a responsabilidade fica na mão de alguém que entende todos os prazos e todas as leis, evitando assim, o coerência de atrasos, falta de pagamentos, valores inadequados ou demais problemas relacionados ao fisco. 

  1. Vantagem competitiva 

A contratação de uma Auditoria Tributária é, sem dúvidas, um fator que agrega e muito valor à imagem de uma empresa, tendo em vista o ganho de autoridade e o desenvolvimento gerado em torno da contratação do serviço.  

Ao observar isso externamente, investidores são atraídos e há um ganho significativo de vantagem competitiva, tendo em vista o destaque recebido e a evolução progressiva do negócio dentro do mercado de inserção. 

Conclusão 

Por fim, esperamos que a leitura completa do nosso conteúdo tenha sido suficiente para te fazer entender a importância de implementar a Auditoria Tributária na rotina do seu negócio. 

Se gostou deste conteúdo e deseja ler outros ainda mais completos, clique aqui e tenha acesso direto e gratuito aos nossos e-books. 

BANNER 5

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: