Qualquer empresa que fabrica, armazena e vende mercadorias e bens precisa ter uma gestão. Para além disso, o cadastro de produtos pode aumentar seu lucro empresarial.
Quando feito da maneira correta, o cadastro de produtos indica todas as informações que permitem um melhor controle sobre os itens presentes na operação de uma empresa e é indispensável para a organização em negócios de todo o porte.
Porém, poucos gestores entendem como esse cadastro dessas mercadoria devem ser feitas e como usar para aumentar o faturamento do negócio.
Então, se quiser entender como o cadastro de produtos pode aumentar seu lucro e otimizar seus custos, continue lendo.
O cadastro de produtos pode aumentar seu lucro?
Cadastrar produto é um processo de reunir as principais informações de um item ou mercadoria que é comprado ou colocado à venda. É uma atividade simples, porém requer muito cuidado devido ao impacto de um cadastro incompleto ou incorreto.
Pois, a apuração de vários impostos usa como base o cadastro dos produtos.
Além disso, erros cadastrais podem fazer a empresa pagar menos impostos que o devido, aumentando riscos de fiscalizações. Também podem pagar impostos desnecessariamente ou em duplicidade, que impactam nos fluxos caixas, e também na margem de lucro do produto.
Então, ter um controle de estoque eficiente será essencial para o Compliance fiscal. Sem ter todos os produtos cadastrados para saber o que comprar, quanto comprar, o que vender e a quantidade vendida, certamente terão prejuízos. Ou seja, respondendo a pergunta do subtítulo: sim, o cadastro de produtos pode aumentar seu lucro!
Mas como o cadastro de produtos pode aumentar seu lucro se ainda não sabemos como ele funciona na prática?
Para compreendermos melhor como o cadastro de produtos pode aumentar seu lucro, devemos antes saber como ele, de fato, funciona. Fazer o cadastro dos produtos é uma tarefa rotineira e obrigatória para quem compra e vende mercadorias.
E alguns dados gerais são necessários, como:
- nome dos produtos;
- tipo do produto;
- número individual;
- seu custo unitário;
- preço de venda;
- nome de fornecedor;
- Grupo de itens e Unidade de medida (tamanho, peso, etc.).
Outros pontos, são os impostos ligados a cada item, como:
- PIS;
- COFINS;
- IPI;
- ICMS.
Além das classificações fiscais, Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e Código Especificador da Substituição Tributária (CEST).
O que é o NCM?
O NCM é um código utilizado pelo governo para definir qual é o imposto que incide sobre determinada mercadoria, que envolve os seguintes tributos: PIS, COFINS, ICMS e IPI.
Sendo assim, a correta definição interfere diretamente na tributação da empresa.
Deste modo, a importância de se manter o cadastro de produtos atualizado.
O que é o CEST?
Já o CEST, corresponde a um código utilizado em mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS com o encerramento de tributação, relativos às operações subsequentes.
De forma simples, é um novo código que constará nos produtos sujeitos à substituição tributária do ICMS.
Com isso, o monitoramento dos produtos se torna mais assertivo internamente na empresa, resultando em uma melhoria de processos.
Dessa forma, a contabilidade saberá exatamente quais os impostos que incidem sobre aquele produto comprado ou vendido, permitindo realizar a correta apuração de impostos.
É importante ressaltar que como no cadastro de produtos envolve impostos federais e estaduais, os valores e percentuais cobrados dos produtos passam por constantes alterações em nossa legislação.
Então, manter atualizadas as tributações de ICMS, PIS/COFINS, NCM, IPI e CEST dos produtos cadastrados, requer um acompanhamento de perto.
Seja através de assessoria especializada e por sistemas que auxiliem no processo das auditorias.
Conclusão
O cadastro de produtos pode aumentar seu lucro, mas depende um fator: sempre entregue informações verdadeiras ao fisco. Além do aspecto ético, é preciso ter consciência de que se informamos dados errados, pode ser devastador para as finanças da empresa.
Uma vez que a fiscalização está cada vez mais intensa e eficiente, sendo realizados cruzamento de dados em fiscalizações eletrônicas. Por isso, manter o Compliance fiscal só traz benefícios para a empresa. Logo, quanto maior o número de produtos existentes na empresa, maior é a necessidade de organização.
Entretanto, mesmo pequenos negócios podem ter um grande volume de movimentação de mercadorias. Assim, fazer o cadastro de produtos é uma tarefa que deve ser feita independentemente do tamanho do empreendimento.