Veja como o mercado está investindo em Consultoria Contábil

A consultoria contábil é uma área que como qualquer outra tem a sua importância e colaboração na sociedade. É da sua natureza cuidar da saúde financeira de uma organização para a qual presta serviços, direta ou indiretamente, ajudando a equilibrar e manter saudável o seu patrimônio.

Por muitas vezes e durante muitos anos, foi vista como uma ciência burocrática e profissionais de igual característica. O contador é visto como alguém que passa o dia “escondido” atrás de números, cálculos, gráficos, dados estatísticos, não tem tempo para respirar, imagine interagir com colegas, clientes e fornecedores.

Mas, de fato, podemos dizer que, era quase ou exatamente desta forma.

O mundo está em constante evolução e não seria diferente no mundo dos negócios e nas diversas carreiras existentes. O segmento contábil também mudou e é sobre isto que falaremos no artigo de hoje e como o mercado tem estado atento e investido cada vez mais em uma nova forma de atuar: através da Consultoria Contábil.

A Origem da Consultoria Contábil

Novas possibilidades oriundas do avanço da tecnologia viabilizaram a otimização de processos que até então poderiam ser considerados “engessados”. Até o começo dos anos 2000s, a contabilidade seguia o mesmo modelo de atuação já conhecido no mercado. 

Com o surgimento do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) , que permitia unificar informações e facilitar a vida e as rotinas dos profissionais de Contabilidade e dos Contribuintes. O universo digital era introduzido gradualmente na área contábil, provando que nem só de processos manuais viviam os envolvidos.

Contabilidade e Consultoria: uma parceria que dá certo

A Contabilidade tem uma grande responsabilidade  nas mãos, o que envolve muita dedicação e cuidado na hora de analisar dados e informações que serão utilizadas para tomada de decisões importantes dentro de uma organização.

Isto não significa que o contador seja o tipo de profissional que será um mero executor de tarefas, alguém que só envia os relatórios, informações necessárias, mas não tem qualquer tipo de aproximação com o seu cliente.

Esse perfil mais consultivo entra em cena para poder permitir que o contador se aproxime cada vez mais do seu cliente, não sendo apenas um profissional  resumido em calcular folhas de pagamentos, garantir o pagamento de impostos  e controlar fluxos de caixas.

A Tecnologia como aliada

Como dito anteriormente, a partir da implantação do SPED, a tecnologia abriu novos caminhos não só para os contadores, mas também para aqueles que se beneficiam com o seu trabalho: os clientes. Uma relação onde todos saem ganhando.

Isto porque, com o tempo, novos recursos chegaram ao mercado para otimizar ainda mais a vida do profissional da contabilidade.

Se  antes o tempo consumia muito dele, para trabalhos repetitivos e cansativos que sempre seguiam o mesmo formato, impossibilitando  interação com as pessoas ao redor e com os clientes, correndo contra o tempo para realizar as entregas no prazo, com o surgimento de softwares que cuidavam dos processos rotineiros e burocráticos, o contador tinha mais tempo livre.

E quando falamos em tempo livre, não significa um profissional ocioso. Estamos falando de alguém que terá tempo para  construir relacionamentos que agregarão valor: com pessoas importantes: os colegas de trabalho e com o cliente.

Consultoria Contábil: por que investir?

Inovação é uma das habilidades que fazem a diferença no mercado. Uma empresa ou profissional que busca fazer o seu trabalho de forma diferente, sem comprometer a entrega e qualidade dos resultados, apenas buscando oferecer o seu serviço sob novas perspectivas e que agreguem valor, tem mais chances de se destacar no seu meio do que os demais que atuam na mesma área.

Isso porque já estarão atentos a todas as transformações de mercado, todas as tendências que trarão benefícios aos envolvidos e farão dos seus negócios os mais atrativos e a melhor solução para um cliente na hora em que ele buscar por  um escritório de contabilidade que possa atender às suas necessidades.

Este não é um único argumento e o mais convincente que poderia ser considerado como único fator decisivo para se levar em consideração na hora de mudar o estilo de fazer contabilidade, saindo do formato tradicional para algo que permita que o contador esteja cada vez mais próximo do seu cliente.

Por isso, vamos mostrar algumas vantagens em adotar a Consultoria Contábil e como ela pode ser agregadora e transformadora para uma organização.

Relacionamento e proximidade com o cliente

Não é porque ele tem sempre razão ou porque ele paga para ter o que foi acordado em contrato. É porque, antes de tudo, em cada cliente, há alguém que confiou na expertise de quem ele buscou o serviço.

Ele optou por fechar parceria com um profissional para quem ele está entregando o patrimônio da empresa, alguém que ele tem a total certeza de que fará o melhor possível pelas finanças do seu negócio. Alguém em que ele pode confiar.

E é por essa confiança que um relacionamento verdadeiro e duradouro deve ser construído a cada interação. Isto só é possível mediante tempo disponível para ouvir o cliente e estar à disposição dele sempre que possível.

O profissional da contabilidade como um consultor

Um contador pode fazer muito mais por um cliente do que se imagina. Ele sai daquele perfil cujo mencionado no início do artigo, de alguém que só faz cálculos, gera relatórios, envia guia de pagamentos, faz balancetes, abertura e fechamento de empresas, entre outras responsabilidades tradicionalmente atribuídas a ele.

Ele pode orientar a uma cliente no momento da tomada de decisões importantes para o negócio, esclarecer dúvidas, direcionar o cliente para o melhor caminho a seguir naquilo que ele deseja realizar, além de propor melhorias, oferecer outras soluções para as suas dores por meio de análises dos cenários da empresa.

Redução de Custos

Otimizar tempo e recursos são essenciais, principalmente quando um deles é o dinheiro.

Ninguém mais adequado do que um consultor contábil para ajudar na missão de evitar desperdícios desnecessários de dinheiro.

Avaliando as finanças da empresa, um profissional da área ajudará e será fundamental na hora de avaliar o que pode e o que não pode ser feito, mediante situação fiscal e trabalhista da empresa., além de garantir que todas as contas serão pagas nos prazos previstos e se, caso algum imprevisto ocorra e isto não seja possível, ele saberá encontrar o caminho correto para negociações.

Ajuda na hora de planejar e adotar estratégias

Em algum momento, ou melhor, sempre que for necessário, os planejamentos necessitarão entrar em ação para que nenhum passo que venha a ser dado no presente e no futuro esteja em desalinho com aquilo que a empresa acredita.

Outras situações exigirão que estratégias sejam adotadas para manter a qualidade do serviço prestado e quem sabe explorar novas oportunidades. Cada uma delas deverá ser definida para que todo o planejamento saia conforme o acordado, visando as conquistas no futuro, frutos colhidos de um trabalho impecável.

Novamente, a figura do contador se fará presente para ajudar através do olhar analítico  e conhecimento profundo da área. Os resultados serão os melhores possíveis.

Finalizando

No artigo de hoje, dedicamos o nosso conteúdo a mostrar  mais sobre a consultoria contábil e como o mercado vem investindo cada vez mais nesta nova forma de fazer contabilidade.

A Contabilidade Consultiva permite maior aproximação do contador com o cliente, abrindo espaço para que um relacionamento verdadeiro e duradouro seja construído, resultando em uma grande parceria de muito sucesso.

Cada vez mais, o mundo vai mudando e novas formas de consumo de produtos e serviços são ditadas, frutos do avanço tecnológico que é um fator somador  em todos os processos profissionais.

Nos despedimos e esperamos que tenha gostado do nosso artigo. Fique à vontade para compartilhar e para deixar suas impressões aqui nos comentários. Até breve.

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: