Controladoria Financeira: conheça a sua importância para a organização de um negócio

Você já ouviu falar em controladoria financeira? Se você está buscando formas de tornar a gestão da sua empresa mais otimizada, organizar finanças, garantir a saúde financeira do seu negócio, você precisa aprender sobre o assunto, caso não saiba do que se trata.

Num mundo cada vez mais competitivo, as empresas têm buscado estruturar os seus processos,  se aproximado das pessoas e cada vez mais se aproximado das áreas responsáveis por cuidar do funcionamento da organização como um todo.

Sendo a área financeira uma dessas, hoje nosso artigo será dedicado à controladoria financeira e a importância dela para a gestão das organizações.

O que é controladoria?

A controladoria é um área que faz parte do universo contábil, respondendo pelo controle orçamentário e financeiro de uma organização.

Como  acabamos de mencionar, mesmo estando no contexto da contabilidade, a controladoria consegue se desprender da sua origem, pois ela consegue ir muito mais além da contabilidade e finanças, abrangendo tudo o que estiver diretamente relacionado à  gestão da empresa.

Sob a sua responsabilidade é coordenar  e inspecionar o setor de finanças e administrativo de uma organização. 

Mas ela não faz isso sozinha, por isso é necessário contar com a ajuda de outros setores cuja expertise será fundamental para chegar aos melhores resultados.

O que  é controladoria financeira?

A controladoria financeira, como o próprio nome sugere, tem a missão de fazer a gestão das finanças e cuidar dos interesses econômicos de uma organização.

Ela cuida mais de perto de todos os processos que envolvem a gestão do patrimônio líquido do negócio.

Essa aproximação permite análises precisas das movimentações monetárias das empresas, viabilizando tomada de decisões seguras sobre os próximos passos que a companhia dará.

Os resultados obtidos permitirão que os envolvidos sugiram estratégias para e aquilo que já vem dando certo, repensar as ações que não têm gerado números satisfatórios e pensar em novas possibilidades para chegar até o resultado almejado.

Como a controladoria financeira atua nas empresas?

A controladoria pode atuar de maneiras distintas dentro de uma empresa. Porém,há formas muito específicas dela desempenhar o seu papel dentro de uma organização:

Apoiar o gerenciamento na empresa: 

Trabalhar em conjunto com a equipe de gestores apoiando-os sempre e no que for necessário, antecipando dados que possam ajudá-los a se preparar para algum momento crítico na empresa;

Suporte no planejamento estratégico e operacional

Este tipo de planejamento vem diretamente do nível hierárquico de uma organização, uma vez que todos os envolvidos são responsáveis por estruturar as ações e técnicas que conduzirão todos pelo caminho que os levará ao alcance de metas e objetivos do negócio.

Já o planejamento operacional é ver o primeiro acontecer, é onde todos os que estão na linha de frente das atividades que sustentam o negócio em todos os aspectos estão se empenhando ao máximo para atingir níveis elevados de excelência.

A propósito, é aqui que surge o planejamento orçamentário, cujo intuito é fazer uma previsão das receitas, custos, despesas e aplicações que a empresa possui e pensar em um cenário para cada um num determinado período, geralmente meses.

Estruturar a avaliação de desempenho

A controladoria financeira pode se encarregar de formular a avaliação de desempenho de toda a companhia., desde as metodologias usadas para aplicação e análise, bem como o plano de ação que será feito para suprir as necessidades apontadas na avaliação.

Estabelecer padrões de qualidade

O profissional da área de controladoria financeira pode e deve definir padrões de qualidade que, uma vez alcançados, contribuíram para que os indicadores financeiros da empresa obtenham os melhores resultados.

Benefícios ao implantar a controladoria financeira em uma empresa

Quando você escolhe implantar a área de controladoria financeira no seu negócio, é sinal de que se preocupa com o presente e o futuro dos negócios, que está olhando para dentro e fora de casa, melhorando processos  e buscando evoluir cada vez mais.

Veja a seguir os benefícios de estruturar o setor de controladoria financeira:

Tomada de decisões antecipadas

Normalmente, a tomada de decisão por si só já é algo bem delicado de fazer, quando não há outras opções e consequentemente, não há o que fazer.

Agora, imagine um cenário totalmente diferente: fazer escolhas com calma, com tempo hábil para pensar e conduzir os demais processos como têm que ser feito…

Essa realidade não é distante, pelo contrário, ela pode se tornar uma realidade a partir do momento que a controladoria está a frente de todos os sistemas de gestão da empresa, acompanhando-os de perto e interferindo onde for necessário, através de informações relevantes, pensando no melhor para a empresa.

Transparência nas ações

O profissional da área de controladoria financeira é responsável pela geração e disponibilização de uma infinidade de relatórios.

Há relatório para quase  absolutamente tudo, o que é bem interessante, se levar em consideração que se tratam de informações que podem ajudar muito ao negócio. 

Dessa forma, percebe-se o valor da gestão da controladoria, que está à disposição para fornecer os dados necessários, de forma transparente, pensando no bem comum a todos.

Estratégias de acordo com a realidade

Não adianta fazer um planejamento estratégico que não esteja alinhado com os interesses  da companhia. Mais que isso, com os resultados que a empresa vem conseguindo ao longo de um período considerável.

Caso tenha em mãos todas as informações necessárias, é hora de trazê-los para a realidade do negócio e com eles definir os próximos passos a partir das estratégias definidas.

Controller: o responsável pela controladoria financeira

Também chamado de Controlador, este é o profissional responsável por administrar a área de controladoria financeira.

Dependendo do organograma da empresa, este funcionário não está subordinado a nenhum outro, cuidando sozinho dos processos de forma autônoma, ou, em alguns casos, será necessário reportar-se ao setor financeiro.

Dentre as responsabilidades deste profissional, estão: o controle do planejamento orçamentário, todos os planejamentos que se fizerem necessários, analisar dados e informações para ajudar no processo de tomada de decisão.

É dele também a responsabilidade pelas demandas de cunho tributário, pois ele deverá acompanhar todos os tributos vigentes. Podem fazer isso por meio de um parceiro da área jurídica.

A controladoria financeira é um investimento, quando em processo de tomada de decisão para implantá-la em uma empresa, visto que as vantagens são benéficas a todos os envolvidos 

Conclusão

Gerir uma empresa traz grandes desafios para quem está diretamente ligado-lhe. São várias pessoas trabalhando juntas para chegar até os melhores resultados, 

E se esses desafios, ou melhor, os maiores, vêm do setor financeiro da sua empresa, saiba que é hora de repensar as estratégias e pensar em novas soluções a curto e médio prazo.

Para ajudar neste modo de busca por soluções, que tal contar com uma estrutura completa com setor e profissionais fantásticos, todos juntos, cuidando de cada detalhe operacional do negócio e antecipando-se a possíveis cenários delicados futuros, que podem ser solucionados com rapidez,

A controladoria financeira é uma área que vai muito além do contexto da contabilidade e das finanças, olhando para a gestão da empresa toda. Ela poderá tomar decisões em um nível estratégico, ao mesmo tempo em que olha para demandas mais operacionais e busca gerenciá-las da melhor maneira possível.

Quer saber mais sobre o universo da contabilidade? CLICA AQUI  e conheça o nosso blog. Toda semana tem conteúdo novo para você! Não perde!

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: