Você já ouviu falar em Controle Interno? O sistema possui ferramentas imprescindíveis para o crescimento corporativo e é muito utilizado por empresas de sucesso.
Por isso, é fundamental que gestores e proprietários empresariais conheçam a entendam a necessidade de implementar o Controle Interno na rotina corporativa.
A seguir, explicaremos melhor o que é, como funciona, sua importância e os elementos constituintes a partir dos seguintes tópicos:
Para ter o entendimento completo de cada um deles, basta prosseguir com a leitura do nosso conteúdo.
Controle Interno: O que é e como funciona?
O controle interno é um sistema de organização que tem como objetivo principal o planejamento de diferentes processos empresariais para garantir o sucesso corporativo e reduzir os riscos e impasses existentes.
Para o sistema funcionar e ser efetivo, é necessário aplicar elementos e garantir que o planejamento feito é adequado para a situação atual da empresa, conciliando também os objetivos futuros e alinhando medidas capazes de garantir o alcance dos mesmos.
Além do planejamento efetivo e alinhado às conquistas futuras, o Controle Interno também é necessário para proteger e promover a saúde financeira empresarial. Dessa forma, há maior segurança de ativos, redução significativa de problemas financeiros e fraudes.
Em suma, o Controle Interno é fundamental a toda e qualquer empresa que deseja garantir crescimento empresarial progressivo, assertivo e legal. Afinal, o processo também é válido para analisar processos da própria gestão e garantir que os mesmos estejam de acordo com o que rege a lei. Caso contrário, as modificações necessárias são feitas e a garantia de melhorias é certa.
Controle Interno: 5 elementos do teste
Como dito anteriormente, para o Controle Interno ser efetivo é necessário conhecer os elementos que compõem o teste aplicado pelas empresas que usam o sistema em suas atividades. A seguir, separamos os 5 principais deles para detalhar:
1. Controle de Informações e da comunicação
O Controle de Informações e da Comunicação é um elemento fundamental para alinhar as atividades empresariais e garantir que os diferentes setores estão trabalhando de forma ordenada e conjunta.
Para isso, as empresas devem garantir um fluxo de informações funcional e efetivo, que seja capaz de contemplar as necessidades da empresa e garantir que a comunicação feita entre os colaboradores seja condizente com as informações reais repassadas, evitando desencontros, informações falsas e falta de alinhamento intersetorial.
2. Controle de Ambiente
O ambiente também deve ser analisado e por isso é um elemento tão importante. Após a análise, os padrões devem ser devidamente estabelecidos, seguidos e aplicados dentro da rotina empresarial.
Rotineiramente, auditorias internas podem ser realizadas para atestar o seguimento dos padrões estabelecidos e garantir que o ambiente esteja de acordo com o planejamento feito para o controle interno empresarial.
A responsabilidade da gestão é fundamental nesse processo. Afinal, garantir a ordem no ambiente de trabalho é função administrativa e que deve ser exercida por gestores competentes e capazes de atribuir medidas eficientes para gerir processos e pessoas.
3. Análise dos riscos
Os riscos existem para toda e qualquer empresa independente do seu porte, ramo, nível de sucesso ou consolidação empresarial. Por isso, é necessário analisar a situação empresarial e definir os riscos existentes.
Para isso, é necessário ter uma visão futura de situações que podem prejudicar as atividades empresariais a curto, médio e longo prazo. Após definir tais riscos, será possível implementar medidas capazes de melhorar o cenário já existente e evitar os problemas previstos.
4. Controle de monitoramento
O controle de monitoramento, por sua vez, é um elemento responsável por garantir que as atividades estabelecidas no controle interno sejam devidamente incorporadas ao dia a dia empresarial.
Dessa forma, relatórios de operações, fiscalizações, marcadores de desempenho, pesquisas e auditorias devem ser aplicadas de forma contínua para monitorar o andamento do planejamento e a sua efetividade na rotina corporativa.
5. Atividades gerais
Por último mas não menos importante, as atividades empresariais gerais também representam elementos importantes para os testes e as análises de controle interno.
A partir desse elemento, é possível identificar as atividades que estão de acordo com o que foi definido e melhorar o que não está sendo funcional para os propósitos empresariais de um modo geral.
Por que o Controle Interno é importante?
Agora que você já sabe o que é e entende os principais elementos constituintes, fica mais fácil reconhecer toda a importância que os sistemas de controle interno têm para as empresas.
Dessa forma, o Contole Interno é fundamental para melhorar processos empresariais vitais para a manutenção das atividades e para o sucesso corporativo. Sendo assim, sua importância vai além do objetivo central e alcança todas as operações corporativas, melhorando as mesmas de forma significativa.
Conclusão
Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o que é o controle interno, como ele funciona, a importância e os principais elementos que compõem o teste aplicado.
Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados.
Se deseja ler artigos com temáticas semelhantes e capazes de acrescentar ainda mais conhecimento nas práticas empresariais, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo.
Sobre a empresa
Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.
Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor. Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.
Para conhecer melhor os nossos serviços e conversar diretamente com um de nossos especialistas, clique aqui.