Documentos para admissão de funcionários: 5 passos para otimizar o processo

Fato é que o processo de admissão empresarial é burocrático, principalmente quando falamos de documentos para admissão, e envolve uma série de questões importantes e obrigatórias às empresas e aos colaboradores. 

Dentre tais questões, a documentação obrigatória é uma das mais importantes delas, e a sua aplicação ainda gera muitos questionamentos em gestores e/ou proprietários empresariais. 

Além disso, a otimização do processo é um desejo comum a boa parte das empresas. Por isso, preparamos este artigo que vai sanar as principais dúvidas sobre o tema a partir dos seguintes tópicos: 

Qual a importância dos documentos para admissão empresarial? 

Como bem sabemos, a documentação para admissão é uma das etapas mais burocráticas do processo de contratação empresarial, o que causa dúvidas recorrentes e muitos questionamentos sobre a real necessidade desta etapa. 

Entretanto, a etapa é obrigatória a toda e qualquer empresa, independente do seu porte, ramo ou modelo. Além disso, é fundamental para a coleta de dados básicos dos novos colaboradores, que serão fundamentais para conhecer a equipe e para o cálculo correto de dados e cálculos financeiros. 

Benefícios concedidos pela empresa como planos de saúde, auxílios, entre outros, também são fornecidos de acordo com a composição familiar do indivíduo, sendo necessário portanto o conhecimento da quantidade de filhos, do estado civil e da necessidade de co-participação dos mesmos. 

Para cálculos de direitos trabalhistas como salário-família, pensão alimentícia e IRRF, também se faz necessária a documentação detalhada do indivíduo e a disposição do núcleo familiar, afinal, serão estes dados utilizados como base e referência. 

Por fim, vale salientar também que para ser considerada regular durante uma auditoria fiscal, a empresa deve ter todos os dados de seus colaboradores efetivos em documentos oficiais com valor legal. Dessa forma, se houver qualquer tipo de irregularidade, a empresa pode ser penalizada.

Quais são os documentos para a admissão de funcionários? Confira a lista completa. 

Agora que você entende a importância dos documentos para admissão e reconhece a obrigatoriedade da etapa, deve estar curioso sobre quais os documentos necessários. A seguir, você confere uma lista com todos eles: 

Documentos de identificação do indivíduo e da composição familiar

  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Original e cópia da carteira de trabalho (CTPS)
  • Inscrição no PIS/Pasep
  • Foto 3×4
  • Cópia do título de eleitor
  • Original e cópia da carteira de habilitação (CNH) 
  • Cópia do comprovante de endereço
  • Cópia do comprovante de escolaridade
  • Original e cópia do registro profissional emitido pelo órgão da classe
  • Cópia da certidão de nascimento ou certidão de casamento (a depender do estado civil do indivíduo)
  • Cópia do certificado de reservista (obrigatório apenas para homens entre 18 e 45 anos)
  • Atestado de saúde ocupacional
  • Cópia da certidão de nascimento de filhos de até 21 anos
  • Cópia do cartão de vacina e comprovante de frequência escolar para filhos de até 7 anos
  • Carta de referência

Documentos que a empresa deve entregar para os colaboradores: 

  • Contrato individual de trabalho
  • Ficha de registro da pessoa colaboradora
  • Ficha de salário-família
  • Ficha de Declaração de dependentes para fins de Imposto de Renda na Fonte
  • Ficha de Declaração de rejeição ou de requisição do vale-transporte

Em contrapartida aos documentos necessários para o processo de admissão empresarial, há também aqueles que não podem ser solicitados pela corporação, sendo eles: 

  • exame de HIV;
  • exames que comprovem gravidez;
  • registros de dívidas ou não do candidato, como certidão negativa no SPC e Serasa;
  • dados de antecedente criminal;
  • documento comprovando ausência de ações trabalhistas do candidato, ou seja, comprovando que ele nunca entrou em uma ação contra uma empresa.

Os documentos acima podem causar constrangimento e são de cunho discriminatório, por isso, a solicitação dos mesmos pelas empresas pode gerar penalidades. 

5 passos para otimizar o processo nos documentos para admissão

Para a entrega dos documentos admissionais, há prazos que devem ser estabelecidos pela própria empresa. O contratante, por sua vez, tem o prazo de até cinco dias para a devolução de todos os documentos solicitados, enquanto o prazo para a devolução da carteira assinada é de até dois dias, segundo o artigo 29 da CLT, que diz: 

O empregador terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para anotar na CTPS, em relação aos trabalhadores que admitir, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver, facultada a adoção de sistema manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério da Economia.”

Por isso, é tão importante que o processo seja otimizado e a entrega dos documentos (tanto por parte do colaborador quanto por parte do contratante) seja feita dentro dos prazos previstos por lei. 

A seguir, separamos 5 passos que irão te ajudar a otimizar o processo e garantir o cumprimento dos prazos. 

1. Promova a comunicação entre os setores responsáveis 

Como o processo é realizado por mais de uma equipe, é importante que o setor de recrutamento e seleção esteja em comunicação direta e constante com o setor de cadastramento. 

Isso porque a comunicação é fundamental para que as etapas sejam feitas de forma efetiva, estando em acordo com os prazos estabelecidos e evitando possíveis erros processuais.

Além disso, é importante salientar o papel do gestor neste passo, pois o mesmo deve garantir o engajamento e a boa relação entre as equipes.

2. Envie os documentos antes do prazo

A antecedência é a melhor amiga do cumprimento de prazos, sobretudo no que diz respeito aos documentos para admissão. Por isso, sempre que possível, é importante que as listas de documentos sejam enviadas antes do previsto, para que todo o processo de documentação e registro seja adiantado de forma efetiva, facilitando e otimizando o processo significativamente. 

3. Possua check-lists 

O recebimento e o cadastro dos documentos exige a conferência detalhada de cada um deles, e essa etapa costuma ser bastante cansativa para os profissionais pelo fato de ser repetitiva e entediante. 

Assim, confusões são comuns e geram problemas que atrapalham o andamento de todo o processo. Por isso, é importante possuir checklists de todos os documentos que serão conferidos, bem como as informações necessárias e específicas de cada um deles. 

4. Mantenha a organização do processo

A organização é uma característica necessária a toda e qualquer empresa que deseja otimizar os seus processos, pois evita atrasos significativos e a ocorrência de problemas facilmente evitáveis. 

Por isso, aplique medidas de organização empresarial e documentacional, separando tudo por pastas, gavetas, identificando e classificando todos os documentos manuseados.  

5. Utilize a tecnologia ao seu favor 

A tecnologia oferece uma série de ferramentas próprias para facilitar a admissão de funcionários, como softwares específicos e sistemas de bancos de dados. 

Implementar essas ferramentas e garantir a correta utilização das mesmas é fundamental para a otimização do processo, a partir da automatização de etapas e da redução do tempo. 

Assim, o trabalho do RH é reduzido, o tempo é melhor utilizado e todo o processo é adiantado. 

Conclusão 

Por fim, esperamos que as dicas dadas acima sejam utilizadas por você na sua rotina empresarial, gerando efeitos positivos e otimizando o tempo necessário para o registro completo da documentação admissional.

Sobre a empresa 

Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.

Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor. Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.

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Rui Cadete

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