ESG: o que é e qual a sua relevância para as empresas?

ESG é uma sigla americana que vem ganhando muita notoriedade no meio empresarial pela importância que representa para as atividades comerciais no mercado atual. A sigla em questão é referente às palavras: environmental, social and governance.

No português, a expressão pode ser entendida como: governança ambiental, social e corporativa. Sendo assim, uma cultura de boas práticas voltadas para cada um dos termos. Dividindo a sigla, traduzindo e aplicando os seus conceitos, temos as seguintes definições: 

Environmental (Ambiental)

A primeira letra da sigla tem como foco práticas capazes de promover a conservação ambiental, tendo atuação direta em questões empresariais prejudiciais ao meio ambiente, como os diversos tipos de poluição e os impactos negativos que as atividades desenvolvidas podem causar. 

Social

Como o próprio nome sugere, é a parte da estratégia que foca nos relacionamentos sociais existentes nas empresas, sejam as relações com clientes, colaboradores, parceiros, investidores e até mesmo concorrentes. Como medidas e práticas podemos citar o correto tratamento de dados, a conquista de público, o respeito à diversidade e a busca constante pela satisfação de clientes e colaboradores. 

Governance (Governança)

A governança, por sua vez, diz respeito às práticas voltadas para a gestão empresarial e tem como foco o modelo corporativo, as relações governamentais e a implementação de medidas anticorrupção. 

Entendendo os termos e a necessidade de implementação das práticas referentes a eles, podemos partir para o próximo tópico do nosso texto: Afinal, qual a relevância que a Governança ambiental, social e corporativa tem para as empresas? 

Qual a sua relevância do ESG para as empresas? 

Como vimos anteriormente, a sigla é baseada em três termos que fundamentam a implementação das boas práticas empresariais. Com tamanho uso e aceitação da estratégia, muitos investidores baseiam suas tomadas decisivas nos três pilares da sigla, sendo assim, uma forma criteriosa de decidir se vale a pena ou não investir fundos em determinado negócio. 

Além disso, promover boas práticas voltadas para a gestão ambiental, social e corporativa também é fundamental para atrair consumidores que valorizam e compartilham dos mesmos ideais e priorizam empresas responsáveis em suas respectivas ações. 

Isso porque a conscientização das novas gerações têm aumentado significativamente, gerando um público mais exigente e preocupado com questões ambientais e sociais, bem como o respeito à diversidade e ao meio ambiente. 

Dessa forma, a implementação da sigla e a sua relevância está diretamente ligada a necessidade de atender as expectativas do público e equiparar-se às empresas de sucesso no mercado, tendo em vista a evolução das mesmas perante a evolução da sociedade como um todo. 

Conheça os seus benefícios do ESG

Agora que você já sabe o que é e entende a sua importância, podemos acrescentar os benefícios frutos da implementação da ESG nas empresas. Dentre todas as vantagens existentes, podemos citar como as principais:

Ganho de autoridade empresarial 

Como bem sabemos, contar com medidas de boas práticas voltadas para os aspectos ambientais e sociais gera uma melhoria significativa na imagem da empresa dentro do mercado de atuação. 

Assim, há um ganho de autoridade empresarial significativo e o negócio passa a ser visto com maior credibilidade por investidores e clientes potenciais. 

Ganho de vantagem competitiva 

Com o ganho de autoridade empresarial, há consequentemente o ganho de vantagem competitiva pelo destaque obtido pela empresa a partir das suas ações. 

Tal benefício é fundamental para que a corporação possa alavancar suas vendas e dominar o mercado de atuação, tornando-se referência de escolha para o público. 

Melhoria da eficiência financeira empresarial 

As medidas tomadas também promovem uma melhor gestão financeira, tendo em vista a redução do uso de recursos e a promoção de medidas ambientais capazes de baratear todo o processo produtivo de forma efetiva. A reciclagem de embalagens, por exemplo, é só uma das inúmeras medidas ambientais tomadas que podem diminuir significativamente os recursos financeiros gastos. 

Aumento do engajamento de colaboradores 

Por último, mas não menos importante, o engajamento de colaboradores também aumenta significativamente, tendo em vista as medidas sociais tomadas capazes de promover a satisfação das equipes, melhorando a rotina no ambiente de trabalho e as relações existentes entre empresa e funcionários. 

Por fim, fica evidente a necessidade de implementar a ESG para uma gestão efetiva, capaz de alavancar os resultados da sua empresa e as suas relações comerciais. 

Conclusão 

Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o que é a ESG, sua relevância para as empresas e os benefícios decorrentes de suas práticas.  

Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados. 

Se deseja ler artigos com temáticas semelhantes e capazes de acrescentar ainda mais conhecimento nas práticas empresariais, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo. 

Sobre a empresa 

Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.

Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor. Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.

Para conhecer melhor os nossos serviços e conversar diretamente com um de nossos especialistas, clique aqui

BANNER 5

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: