São muitas as expectativas e ideias que passam pela cabeça daqueles empresários que buscam ampliar seus negócios, ou até mesmo, começar do zero. Contudo, é preciso saber que para empreender é necessário ter estudo e planejamento, que se consolidam com uma boa gestão do negócio, sem isso, há grandes chances que sua empresa esteja fadada a um fracasso prematuro.
Nesse contexto, afirma-se que o estudo de viabilidade é peça fundamental para que o seu planejamento se converta em sucesso. Com ele o empresário terá os conhecimentos básicos e norteadores para saber se o negócio é promissor quanto ao retorno dos investimentos. Bem como, atuará de forma estratégica, se antecipando a certos problemas e não ficando refém de situações adversas, que por ventura apareçam.
Neste post, iremos aprender um pouco mais sobre o que é estudo de viabilidade, como é a sua aplicação de forma assertiva para neutralizar e minimizar as ameaças externas, em que momento ele é necessário, e os principais passos para começar esse estudo. Confira!
O que é estudo de viabilidade?
O estudo de viabilidade econômico é uma avaliação prévia do potencial de retorno de um projeto, em que envolve uma série de análise de mercado, gerando dados estatísticos, a fim de entender se sua execução é viável ou não.
Para resumir tudo isso, pode-se dizer, que o estudo de viabilidade analisa se um investimento será ou não lucrativo.
Desse modo, ele deve ser realizado antes de se colocar qualquer ideia em prática. Assim, ele evita que a empresa perca dinheiro em investimentos que não atendam as expectativas esperadas, até porque, existem ideias ótimas no papel, mas quando executadas, as coisas podem ser bem diferentes do que se imaginava. Não é?
Como minimizar o risco de um empreendimento
Boa parte do prejuízo nos negócios é resultado de falta de pesquisa e preparo, ou ainda, por erros de avaliação. É claro que inovar é sempre necessário, pois empreender move a economia na totalidade, mas a empolgação e o desejo de acertar na ideia é sempre assombrado por muitas dúvidas, e isso é natural. Contudo, a promessa é sempre de lucro e crescimento, porém muitas vezes vem desacompanhada de um plano financeiro bem avaliado, e é aí que mora o perigo.
O primeiro ponto é traçar uma estratégia e ter clareza sobre os recursos envolvidos, considerando:
• Requisitos para o capital inicial;
• Fontes para o capital;
• Retorno estimados;
• Tecnologias disponíveis;
• Quais o materias necessários;
• Qual o público consumidor;
• Reduzir gastos;
• Ampliar espaços;
• Planos para aumentar lucros.
Aventurar-se nesse mundo corporativo é um risco, mas que pode ser calculado, e é exatamente por esse motivo que o estudo de viabilidade econômica se faz indispensável aos negócios. Não é nada recomendável agir unicamente por instinto, pois ficará vulnerável em situação adversas, e uma ideia promissora poderá falhar, por não contar com a assistência de informações consistentes.
Qual a importância do estudo de viabilidade?
Ao estudar a viabilidade de um negócio, a empresa, logo de cara, evita vultosas perdas financeiras, que são por muitas vezes irreversíveis, além de gerar outros benefícios de grande importância, conforme observa-se a seguir:
Realização da previsão de retorno do capital investido
Com projeções embasadas em números reais e em dados estatísticos é plenamente possível saber o tempo e o potencial de retorno do capital aplicado, e como a empresa se comportará em um futuro mais distante.
Informações desse tipo formam a base para uma administração financeira mais eficiente.
Êxito nas operações de crédito
No momento em que uma empresa busca uma linha de crédito, é bastante comum que os bancos e outras instituições de crédito exijam o demonstrativo do estudo de viabilidade econômico do negócio. Assim, considerando a rentabilidade do negócio, e de posse de outras informações pertinentes, a instituição avalia se é possível ou não liberar o crédito.
Dar segurança a tomada de decisão
Em linhas gerais o processo de tomada de decisão consiste em realizar escolhas entre alternativas possíveis que, quando apoiado em um estudo de mercado que oferece informações técnicas confiáveis, esse processo se torna muito mais preciso e assertivo.
Em que momento o estudo de viabilidade é necessário?
Como já citado aqui, o estudo de viabilidade é um processo prévio, significando que antecipa uma ação empreendedora, seja na abertura de uma empresa, seja na realização de algum novo projeto.
Veja algumas situações bem propícias para aplicar esse estudo:
• Realizar a ampliação da área de atuação;
• Antes do lançamento de novos produtos;
• Para determinar um novo público-alvo.
Como realizar o estudo de viabilidade?
O primeiro ponto a se destacar é que cada estudo é único e deve ser personalizado de acordo com cada plano. Logo, para ter a eficácia necessária o processo deve considerar diversos fatores mais ou menos relevantes conforme a natureza do projeto avaliado.
Veja alguma dicas fazer um estudo de viabilidade eficiente:
Observe o mercado
Juntamente a uma análise de mercado é importante realizar também um planejamento estratégico, que reúne métodos para definir metas, ações e mobilização de recursos para tomada de decisão.
Busque informações do seu ramo de atuação, isso ajudará a entender como o concorrente se comporta, bem como conhecer a rentabilidade habitual do mercado. Isso ajudará, também, na preparação da sua empresa em situações pontuais e adversas, como o fator sazonalidade e mudanças de ordem econômica, respectivamente.
Faça uma projeção de gastos
Nessa parte do processo você deve conhecer os gastos que envolvem o planejamento, que vão desde os investimentos iniciais até os custos de operação e tributos.
É extremamente necessário para a viabilidade do negócios, que as despesas e os custos fixos e variáveis se aproximem ao máximo da realidade.
De forma bem rápida e direta é importante que você entenda haver diferenças básicas entre custos e despesas. Os custos estão atrelados ao processo produtivo da empresa, já as despesas não têm esse vínculo com o processo operacional, mas também influenciam no resultado.
Projete as receitas
Assim como as despesas, a projeção dos recebimentos também deve ser definida, pois aqui é um ponto determinante para saber se o projeto deve prosseguir ou não.
Aqui, as receitas advindas do negócio devem superar os custos, de modo que o tempo estimado para recuperação do capital investido seja aceitável. Considere o público-alvo, a localização do negócio, o preço, o alcance e a taxa de conversão de clientes.
Ah! E comprar os dados coletados e estimados com outras empresas do segmento também pode ajudar a realizar projeções mais concretas.
Analise os indicadores
Como se pode depreender os indicadores são métricas de resultado que geram informações financeiras, para análise de desempenho e resultado.
Confira alguns indicadores de desempenho econômico que são mais utilizados:
• Valor presente líquido – VPL
Considerando que o dinheiro perde valor ao longo do tempo, o VPL é a fórmula para determinar o Valor Presente de cada pagamento de um fluxo de caixa, por exemplo.
• Taxa interna de retorno – TIR
Essa taxa serve para avaliar a qualidade dos investimentos, levando em conta o percentual de retorno de um projeto.
• Indicador de Retorno de Capital — IRC (ou Payback)
Payback é o tempo que um projeto levará para dar retorno sobre o investimento.
• Taxa Mínima de Atratividade — TMA
Representa o mínimo que um investidor pode receber para um investimento ou o máximo que pode pagar em um financiamento para que o investimento seja consideravelmente viável.
Conclusão
Pois bem! Agora você já sabe da importância de realizar um estudo de viabilidade antes de iniciar um negócio, tenha em mente que você deve contar sempre com dados consistentes. Já infelizmente muitos empreendedores maquiam as informações para supervalorizar o negócio diante a sócios e investidores, com certeza isso é um tiro no próprio pé.
Tenha em mente que essa ferramenta não é uma garantia absoluta para o negócio dar certo, mas sim, minimiza ao máximo os riscos e incertezas em volta de uma nova operação.
Então não deixe de fazer um bom estudo de viabilidade, assistido sempre por profissionais de confiança e especializados, isso pode ser um diferencial para o sucesso.
Esperamos que tenha gostado do nosso post, feito especialmente para você que pretende empreender de maneira inteligente. Até a próxima!