Os 5 benefícios do Fluxo de Caixa Projetado!

Gerir uma empresa requer a habilidade de se solucionar muitos problemas que podem surgir, onde elas podem necessitar de dados e informações para que se possa tomar uma decisão com o máximo de probabilidade de sucesso.

O fluxo de caixa projetado é uma ótima ferramenta para ajudar a tomar essas decisões financeiras, que irão influenciar na movimentação financeira da empresa. Onde esse recurso será perfeito para que os administradores tenham um maior controle sobre seus gastos e receitas futuras, além de fazer um bom trabalho de planejamento.

Ter esse conhecimento, portanto, é importantíssimo para que se possa ter uma gestão mais consciente e atenta a todas as informações que devem ser analisadas para que se tenha dados concretos e confiáveis para promover a viabilidade econômica da empresa.

Conhecer o conceito e como aplicar no seu negócio é importantíssimo para que se tenha uma previsão confiável para guiar as decisões financeiras que os gestores deverão tomar para a empresa. Nessa publicação vamos compreender melhor o que é o fluxo de caixa projetado e os benefícios de aplicá-lo no seu negócio. 

O que é Fluxo de Caixa Projetado

O primeiro passo para entender o que é o0 Fluxo de caixa projetado é conhecer o conceito de fluxo de caixa. Onde o Fluxo de caixa é uma ferramenta simples e eficaz para se manter o controle financeiro da empresa.

Sendo, basicamente, o registro diário das entradas e saídas de dinheiro, contas a pagar e a receber. E diferente do fluxo financeiro, o fluxo de caixa não leva em consideração o lucro da empresa.

Assim, para que se possa ter o fluxo de caixa projetado, é necessário iniciar pelo controle do fluxo de caixa. E se deve levar em consideração não só as entradas e saídas, mas também coletar todas as informações da contabilidade, como os pagamentos, recebimentos e quais as prioridades ao longo de um período.

Mais um aspecto que compõe o fluxo de caixa projetado é a análise de viabilidade econômica da empresa. É por meio dela que se pode identificar as possibilidades de crescimento da empresa e planejar o futuro a longo prazo da empresa.

Em resumo, o fluxo de caixa projetado se trata de uma estimativa de datas e quantidade de dinheiro que se espera que passe pela empresa, incluindo todas as receitas e despesas da empresa.

Este fluxo de caixa projetado serve como uma régua que mostra qual o período entre vender e receber uma mercadoria, quando se deve repor o estoque, entre outras informações.

5 benefícios do Fluxo de Caixa Projetado

Dada essas utilidades já citadas, já podemos supor os diversos benefícios que a aplicação de um fluxo de caixa projetado pode trazer para a empresa. Assim, ele possibilita que se possa tomar as melhores escolhas já que permitem a definição das melhores datas, evita erros e facilita o planejamento.

Vamos agora tratar dos 5 benefícios da aplicação do Fluxo de Caixa projetado na sua empresa:

#01. Determinar a melhor data para o pagamento de fornecedores e de pessoal

Podemos utilizar o fluxo de caixa projetado para determinar qual a melhor data para se fazer o pagamento dos fornecedores e de seus colaboradores, além de evitar que a empresa passe por momentos que podem resultar em dificuldades financeiras todos os meses.

Assim, é importante destacar que o acompanhamento do fluxo de caixa permite que se faça uma análise do cilho dos clientes e fornecedores da empresa.

Com isso, os empreendedores irão conseguir identificar o momento em que receberão os valores referentes às vendas e, assim, combinar um prazo para pagamentos, de modo que se evite que a empresa passe por dificuldades financeiras.

Ter a compreensão desse ciclo permitirá que o empreendedor saiba a quantidade de recursos financeiros e que serão necessários em determinados períodos, bem como a definição do melhor momento para se realizar investimentos.

#02. Identificar a média de prazos para pagamentos e recebimentos

Para que se possa compreender o funcionamento do fluxo de caixa da sua empresa é preciso que se identifique qual a média de prazos para pagamentos e recebimentos do seu negócio.

Para isto, é recomendável a análise de forma criteriosa, de cada um dos gastos realizados pela sua empresa. Tanto dos gastos fixos como aluguel, material de escritório e contas de água e luz, quanto aqueles que variam de acordo com a produção da empresa, como matéria-prima e por vezes a conta de energia da empresa.

Assim, devemos destacar aqueles gastos que são recorrentes, ou seja aqueles que são realizados todos os meses.

Deve-se então inseri-los em uma planilha, ou com o auxílio de algum software específico, projetando o seu pagamento para os meses seguintes.

Onde esse é um dos principais modos de se saber em que período do mês a empresa irá precisar de mais recursos para realizar o pagamento de suas contas e, consequentemente, qual o período do mês em que se terá a entrada de mais recursos na conta da empresa.

#03. Evitar erros na gestão de recursos

Como mais um benefício do fluxo de caixa projetado, temos a possibilidade de evitar que ocorreram erros na gestão dos recursos da empresa, isto é, impedem que se faça maus investimentos.

Como é possível saber exatamente quando os pagamentos deverão ser realizados, e também, de quando os recursos financeiros estarão disponíveis na conta da empresa, assim o gestor terá ciência dos compromissos, evitando maiores problemas.

Claro que não é incomum a ocorrência de imprevistos, como a inadimplência de alguns dos clientes da empresa.

E caso ocorram, se terá um tempo hábil para que se possa prover soluções e evitar que um pequeno problema evolua e se torne uma grande bola de neve.

#04. Planejar os investimentos

Esta pode ser considerada a principal vantagem da aplicação do fluxo de caixa projetado. Onde é possível identificar, a longo prazo, todas as despesas e recebimento da empresa será fundamental para se planejar os investimentos que poderão ser feitos.

Portanto, se pode guardar uma quantia financeira mensalmente para que seja possível a realização de compras de determinado equipamento ou investir em um software que promova soluções com maior eficiência.

Além disso, o gestor poderá negociar com os fornecedores, ou credores (a depender da situação financeira em que se encontram), os melhores prazos para realizar pagamentos, de modo que se evite juros exacerbados.

#05. Tenha uma reserva financeira

A partir da necessidade de estar preparado para imprevistos, como dito anteriormente, quando eles realmente ocorrem é preciso estar preparado para que esse tipo de situação não se torne um problema muito grande para a empresa.

Para isso, há a necessidade de se criar uma reserva financeira que irá suprir as eventuais necessidades financeiras que surjam na empresa. 

De modo que sempre que houver uma situação inesperada, o gestor não irá precisar se desesperar ou criar uma dívida para manter os compromissos da empresa em dia.

Bastando apenas utilizar a reserva para sanar os problemas e, após a sua utilização, repor o dinheiro que estava na reserva. Esse é um tipo de planejamento fundamental para que qualquer empresa, seja ela de que ramo de negócio, seja, se mantenha atuante de forma sustentável financeiramente.

Além destes benefícios principais, o fluxo de caixa projetado também podemos citar outros benefícios que abrangem outros fatores, como:

  • Permitir a realização do planejamento das atividades financeiras do negócio;
  • Promover a execução de uma análise da liquidez da empresa;
  • Aprimorar o controle da situação financeira organizacional
  • Permite que se tenha uma maior precisão na gestão do capital de giro.

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: