Fluxo de Caixa: 5 principais vantagens da ferramenta!

Você já ouviu falar em Fluxo de Caixa? Essa ferramenta contábil desempenha um papel importantíssimo para a organização financeira das empresas, e para conhecer melhor sobre, basta acompanhar o nosso conteúdo que está dividido nos seguintes tópicos:

  • Fluxo de Caixa: O que é? 
  • Diferentes tipos de Fluxo de Caixa 
  • Importância do Fluxo de Caixa 
  • 5 principais vantagens do Fluxo de Caixa 
  • Conclusão 
  • Sobre a empresa 

Fluxo de Caixa: O que é? 

O fluxo de caixa é, de forma geral, uma ferramenta utilizada pelo setor contábil que possibilita a análise e o acompanhamento da economia empresarial, incluindo rendimentos e investimentos a partir do registro detalhado de entradas e saídas financeiras de uma determinada empresa.  

Apesar de ser um processo aparentemente simples, o fluxo de caixa é fundamental para a saúde financeira de toda e qualquer empresa que deseja ter um planejamento econômico efetivo. 

Isso porque o registro de movimentações financeiras possibilita o diagnóstico de possíveis gastos desnecessários e auxilia na projeção de faturamentos e lucros totais. 

Ao contrário do que muitos pensam, o fluxo de caixa não é o mesmo que controle de caixa. O controle de caixa diz respeito ao registro diário das movimentações, enquanto o fluxo é mensurado a partir do controle. 

Dessa forma, é necessário associar a prática de registro de movimentações a ferramenta de fluxo de caixa, possibilitando uma melhor associação de dados e planejamentos futuros. 

Diferentes tipos de Fluxo de Caixa 

Para se adequar e atender às demandas empresariais existentes, há diferentes tipos de Fluxo de Caixa disponíveis. A seguir, detalharemos cada uma delas e suas principais características:

1. Fluxo de caixa direto 

É o tipo de Fluxo de Caixa mais utilizado e conhecido no mercado, tendo em vista a metodologia que considera o valor bruto das movimentações financeiras. Dessa forma, os descontos não são levados em consideração, e os registros de movimentação são organizados em categorias de acordo com as atividades desempenhadas. 

Por ser um registro diário das informações financeiras, esse tipo demanda maior tempo e trabalho da equipe contábil. Mas, a sua eficiência compensa.

2. Fluxo de caixa indireto 

Ao contrário do tipo anterior, o fluxo de caixa indireto considera o registro de valores a partir do balanço patrimonial, analisando assim, a variação de ativos de um determinado período de tempo pré-estabelecido. 

A partir da contabilização do lucro, pode haver reajuste do mesmo, e a saúde financeira é garantida de acordo com as necessidades e condições existentes. É uma ótima metodologia para analisar a situação do faturamento empresarial, apontando lucros e prejuízos.

3. Fluxo de caixa projetado 

Como o próprio nome sugere, o fluxo de caixa projetado tem como objetivo principal prever os passivos empresariais, preparando o orçamento corporativo para arcar com dívidas e despesas futuras, respeitando os prazos e obtendo uma margem de lucro satisfatória. 

É ideal para quem prioriza planejamento financeiro e deseja estar preparado.

4. Fluxo de caixa operacional 

O fluxo de caixa operacional tem como objetivo principal o registro e a análise de movimentações financeiras as quais sejam necessárias para o funcionamento empresarial. Sendo assim, investimentos, recolhimentos de impostos e demais gastos não relacionados ao funcionamento e a manutenção empresarial devem ser desconsiderados. Ideal para empresas iniciais.

5. Fluxo de caixa livre 

Por último, mas não menos importante, o fluxo de caixa livre tem como objetivo principal medir a capacidade de faturamento capital em prazos de 60 a 90 dias e 2 a 5 anos. 

Importância do Fluxo de Caixa 

Como já dito anteriormente, o Fluxo de Caixa tem como objetivo principal possibilitar o registro de toda e qualquer movimentação financeira empresarial. 

Logo, é uma ferramenta fundamental para documentar de forma efetiva dados empresariais importantes, a partir de detalhes e padrões de registros pré-definidos e reproduzidos por softwares específicos que facilitam e muito a vida dos gestores. 

Em suma, ele é necessário para integrar informações financeiras e garantir que elas sejam transparentes, detalhadas e padronizadas, possibilitando também o acesso a informações passadas e a observação de histórico econômico para fins comparativos. 

5 principais vantagens do Fluxo de Caixa 

Além da importância central do Fluxo de Caixa, há também vantagens inegáveis em implementar essa ferramenta na rotina empresarial. 

Dentre todos os benefícios existentes, separamos os 5 principais deles para detalhar a seguir:

1. Redução de gastos 

A partir da análise minuciosa dos registros financeiros, é possível perceber todos os gastos e reavaliar a real importância e necessidade deles. 

Com isso, passivos desnecessários são dispensados, os gastos são reduzidos e a empresa pode investir o dinheiro em áreas mais rentáveis, ou aumentar a margem de lucro.

2. Direcionamento das tomadas decisivas 

As decisões tomadas por gestores e proprietários são, sem dúvidas, fatores fundamentais para definir a trajetória e o sucesso empresarial. Dessa forma, é fundamental que as decisões sejam assertivas e baseadas em fatos. 

Por isso, o fluxo de caixa direciona melhor o percurso financeiro empresarial, a partir dos dados e registros fornecidos.

3. Melhoria do clima organizacional 

O clima de organização empresarial é fundamental para promover e garantir a ordem durante a rotina de trabalho. A partir de uma boa gestão do fluxo de caixa, o clima organizacional melhora significativamente no setor financeiro, o que contribui positivamente para todos os outros setores corporativos. 

Além disso, os níveis de estresse dos colaboradores envolvidos diminui significativamente, tendo em vista a redução de problemas, atrasos e intercorrências decorrentes da desorganização financeira.

4. Cumprimento de obrigações 

O seguimento das obrigações financeiras empresariais é essencial para evitar problemas fiscais, legais e econômicos gerais. 

Ao manter o fluxo de caixa e a depender do tipo utilizado pela sua empresa, é possível prever custos e cumprir com as obrigações financeiras dentro do prazo estabelecido, evitando não pagamento, atrasos, multas e penalidades ainda mais graves.

5. Maior transparência de dados 

A transparência de dados é essencial para garantir que os planejamentos e os cálculos feitos com base neles sejam assertivos e fidedignos com a situação real da empresa. Ter dados mais transparentes melhora também o processo de tomadas decisivas, já citado anteriormente.

Além disso, a atualização desses registros também é fundamental para manter a situação financeira documentada condizente com o estado real da empresa, evitando confusão e engano de informações. 

Conclusão 

Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o que é o Fluxo de Caixa, os diferentes tipos existentes, sua importância e suas principais vantagens. 

Se deseja ler artigos com temáticas semelhantes e capazes de acrescentar ainda mais conhecimento nas práticas empresariais, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo. 

Sobre a empresa 

Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.

Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor. Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.

Para conhecer melhor os nossos serviços e conversar diretamente com um de nossos especialistas, clique aqui.

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: