Você já ouviu falar em Fusão de Empresas? A medida é uma das possíveis alterações legalmente previstas e promove o crescimento de empresas e a conquista de mercado pela união de dois ou mais negócios potenciais.
A seguir, te explicaremos detalhamento o que é fusão de empresas, como funciona, as principais vantagens e 5 etapas fundamentais para a efetividade do processo a partir dos seguintes tópicos:
Fusão de Empresas: O que é e como funciona?
A fusão de empresas, como o próprio nome sugere, é o processo de união entre duas ou mais empresas anteriormente distintas para a criação de uma nova corporação com propósitos, valores e princípios semelhantes.
Por isso, é um processo que normalmente ocorre entre empresas de um mesmo ramo, até mesmo concorrentes em boa parte dos casos.
É um processo burocrático e envolve uma série de decisões e análises importantes para garantir medidas responsáveis e respaldo jurídico que possibilite a oficialização da fusão.
Por isso, é fundamental que as empresas estudem as possibilidades antes e entendam todas as questões envolvidas na união, bem como a soma de patrimônios, a divisão de lucros e responsabilidades, entre outros.
Para atender as necessidades e aos diferentes modelos empresariais existentes, há tipos distintos de fusão:
- Fusão vertical: A fusão vertical é a união entre duas empresas de um mesmo setor que não pertencem à mesma cadeia produtiva
- Fusão horizontal: A fusão horizontal, por sua vez, é a união entre duas empresas de um mesmo setor e da mesma cadeia produtiva
- Fusão de extensão de produto: A fusão de extensão de produto tem como objetivo principal a promoção de produtos e serviços semelhantes
- Fusão de extensão de mercado: Tem foco na conquista de mercados distintos pela oferta de produtos e serviços semelhantes
- Fusão conglomerada: União de empresas que atuam em setores diferentes para promover a diversidade corporativa
Dessa forma, a fusão pode ter uma série de objetivos e formações diferentes, e cabe a cada uma das empresas participantes definir os seus objetivos e meios de atuação desejados. No Brasil, o processo ganha cada vez mais força e várias empresas de sucesso são resultantes de uma fusão empresarial.
A empresa aérea LATAM, por exemplo, é resultante da união entre as empresas LAN e TAM, que anteriormente atuavam separadamente no mesmo mercado e setor. A união permitiu às empresas aumento da base de clientes e extensão do mercado, sendo assim, extremamente vantajosa para os envolvidos.
Vantagens do processo de fusão de empresas
Mesmo sendo um processo burocrático e que envolve uma série de riscos, a fusão continua sendo a solução para muitas empresas por todos os benefícios resultantes da ação, A seguir, te mostraremos as principais vantagens do processo de fusão para as empresas:
Aumento do patrimônio empresarial
Como dito anteriormente, no processo de fusão há também a junção dos patrimônios e receitas empresariais. Sendo assim, a totalidade de recursos financeiros de duas empresas diferentes é concentrada em um único negócio, gerando assim, aumento do patrimônio empresarial e possibilitando a criação de uma única organização com potencial econômico de investimentos e crescimento muito maior.
Redução de custos
Além do aumento patrimonial, há também uma redução significativa de custos pelo corte de gastos feito no momento da unificação.
Afinal, a concentração de duas empresas em uma única organização gera divisão de espaços e processos, o que promove economia significativa e melhor utilização dos recursos disponíveis e comuns a ambas.
Conquista de mercado
A conquista de mercado, além de um dos principais objetivos, é também uma das principais vantagens do processo de fusão empresarial. Isso porque a união das empresas também proporciona união de público, fazendo com que ambas dobrem os seus clientes.
Divisão de responsabilidades
A divisão de responsabilidades também é uma grande vantagem da fusão empresarial. A partir dela, a gestão se torna mais efetiva e é possível aumentar a produtividade dos colaboradores pela melhor administração de processos.
Crescimento empresarial
Por último mas não menos importante, o crescimento empresarial é uma consequência extremamente positiva da ação, tendo em vista as possibilidades de investimento, a concentração de capital empresarial e os resultados práticos de todos os benefícios citados anteriormente.
5 etapas fundamentais
Mas afinal, quais etapas são fundamentais para o processo de fusão empresarial? A seguir, você confere as 5 principais delas.
Analise minuciosamente todos os fatores
Como dito anteriormente, é um processo que demanda uma série de burocracias e decisões arriscadas.
Por isso, analise com os outros envolvidos de forma minuciosa todos os fatores que influenciam e permeiam a fusão, bem como objetivos, princípios, mercado de atuação, público, recursos financeiros disponíveis, entre outros.
Documente todos os acordos
Os acordos feitos, por sua vez, deverão ser documentados e assinados para assegurar a garantia jurídica dos mesmos, evitando possíveis dores de cabeça no futuro.
Garanta uma comunicação efetiva
Comunicação direta e efetiva é, sem dúvidas, um dos fatores mais importantes para todo o processo. Por isso, garanta que todas as partes sejam comunicadas sobre o andamento do processo e participem ativamente das decisões.
Separe e documente todas as responsabilidades
A divisão de responsabilidades também deve ser definida e documentada para garantir que os papéis designados sejam devidamente desempenhados.
Invista em medidas de integração
Por último mas não menos importante, é necessário integrar as novas equipes formadas para garantir o alinhamento das atividades, o seguimento dos novos princípios e a construção de um clima empresarial agradável para as diferentes equipes de colaboradores.
Conclusão
Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o que é a contabilidade para médicos, as diferentes modalidades empresariais existentes, a forma correta de abrir um negócio e as vantagens decorrentes da ação.
Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados.
Se deseja ler artigos com temáticas semelhantes e capazes de acrescentar ainda mais conhecimento nas práticas empresariais, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo.
Sobre a empresa
Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.
Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor.
Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.
Para conhecer melhor os nossos serviços e conversar diretamente com um de nossos especialistas, clique aqui.