Se você é gestor ou proprietário empresarial, já deve ter ouvido falar da gestão de riscos e da sua importância para o sucesso corporativo.
Para conhecer melhor o serviço e entender de forma objetiva a sua funcionalidade dentro da rotina empresarial, basta prosseguir com a leitura do nosso conteúdo, que está dividido nos seguintes tópicos:
Gestão de Riscos Corporativos: O que é e como funciona?
Como o próprio nome sugere, a gestão de riscos corporativos corresponde a uma série de medidas e estratégias capazes de evitar a recorrência de problemas prejudiciais ao exercício de atividades empresariais e a saúde financeira institucional.
Sendo assim, tem como base a elaboração de planejamentos e análises específicas para as necessidades da empresa e suas respectivas características, como porte, ramo de atuação, princípios, cultura organizacional e objetivos gerais.
As medidas implementadas, por sua vez, são estratégicas e fundamentadas em conhecimentos administrativos, contábeis e legais. Por isso, é um serviço que demanda conhecimento técnico/teórico e experiência em várias áreas corporativas.
A gestão de riscos corporativos é fundamental para empresas que desejam não só evitar a incidência de problemas, mas também reduzir o impacto de prejuízos inevitáveis e imprevisíveis a partir da contenção de danos e do melhor direcionamento dos recursos empresariais disponíveis.
Gestão de Riscos Corporativos: Importância e principais benefícios
Agora que você entende o que é e como funciona a gestão de riscos corporativos, já deve entender a importância do serviço para a vitalidade empresarial. Entretanto, além da importância central baseada no próprio objetivo do serviço, há também benefícios incontestáveis decorrentes da gestão. Dentre todas as vantagens existentes, podemos citar como principais:
Redução de custos
A partir dos planejamentos financeiros realizados e dos fundos criados para lidar com os riscos existentes, há um corte de gastos significativo com impacto direto nos custos, reduzindo os mesmos de forma efetiva e aumentando a lucratividade empresarial.
Dessa forma, a empresa pode utilizar melhor os recursos financeiros disponíveis para investimentos próprios e crescimento progressivo.
Promoção da cultura de qualificação
Boa parte da gestão de riscos é mediada pela promoção da entrega de serviços e produtos de qualidade, tendo em vista os problemas decorrentes da insatisfação do público.
Dessa forma, muitas medidas são tomadas com base na garantia da qualidade de processos produtivos e entrega de serviços empresariais, promovendo assim, uma cultura de qualificação corporativa que causa impactos positivos em toda a cadeia produtiva.
Otimização de capital empresarial
A partir da análise detalhada de riscos e da implementação de medidas estratégicas para a promoção da saúde econômica empresarial, há também a otimização de capital afetando diretamente as finanças e beneficiando o setor contábil como um todo.
Afinal, um dos principais objetivos da gestão de riscos é impedir prejuízos financeiros capazes de levar a empresa a um quadro de falência. Assim, o equilíbrio econômico é mantido e há o direcionamento efetivo dos recursos empresariais disponíveis.
Preparo para situações adversas
Apesar da redução significativa da incidência de problemas e prejuízos pela gestão de riscos empresariais, ainda há situações imprevisíveis que não podem ser evitadas. Entretanto, até para situações adversas é possível se preparar adequadamente e criar fundos de apoio e reservas econômicas para lidar da melhor forma possível com tais imprevisibilidades.
Dessa forma, gestores e colaboradores são preparados para lidar com os problemas de forma racional e resolutiva, tendo acesso às ferramentas e recursos necessários para tal.
Aumento da autoridade empresarial
Por último mas não menos importante, uma empresa que se preocupa com os seus riscos e a sua reputação tem aumento de autoridade em prol das ações definidas e de todos os benefícios acima descritos.
Uma empresa preparada, qualificada, com capacidade maior de investimentos e negociações é, sem dúvidas, um diferencial competitivo fundamental para o destaque na área de atuação. Por isso, conte com a gestão de riscos para tornar a imagem do seu negócio ainda mais positiva no mercado.
Como fazer uma Gestão de Riscos Corporativos eficiente para a sua empresa?
Para aproveitar os benefícios descritos anteriormente, é necessário que a gestão de riscos corporativos seja eficiente para as demandas da sua empresa. Por isso, separamos a seguir as principais dicas para tornar a gestão efetiva:
- Identifique os riscos existentes de acordo com a realidade do negócio, sem subestimar o potencial de cada um;
- Tenha uma boa estrutura de compliance e estimule as práticas na rotina empresarial para o seguimento adequado das normas e regras estabelecidas;
- Observe a rotina do seu negócio para facilitar o processo de identificação de erros;
- Monitore os processos para analisar a produtividade das equipes e o seguimento das normas estabelecidas;
- O monitoramento pode ser feito a partir de dados, relatórios, e até mesmo artefatos de registros visuais, como câmeras de segurança;
- Conte com o auxílio de especialistas na área para direcionar melhor as etapas de execução de processo. Afinal, conhecimento e experiência prática sempre elevam os resultados e tornam tudo mais efetivo.
Conclusão
Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o que é a gestão de riscos corporativos, a sua importância e os principais benefícios decorrentes do serviço.
Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados.
Se deseja ler artigos com temáticas semelhantes e capazes de acrescentar ainda mais conhecimento nas práticas empresariais, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo.
Sobre a empresa
Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.
Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor. Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.
Para conhecer melhor os nossos serviços e conversar diretamente com um de nossos especialistas, clique aqui.