Índice de Lucratividade: como calcular e entender seu desempenho financeiro?

Para que uma empresa se consolide bem no mercado, é importante conhecer seus números e saber interpretá-los. 

Os números dizem muito sobre a sua empresa. Existem diversos indicadores que podem ser calculados para auxiliar na gestão e informar de forma geral a situação real do seu negócio, inclusive se está gerando lucro ou prejuízo. 

É fundamental para qualquer gestor conhecer os principais índices financeiros da sua empresa. E um dos indicadores que não deve ser integrado ao lado e ao índice de lucratividade.

O índice de lucratividade é indicador que irá revelar se vale a pena ou não continuar com a empresa operando.

Você tem certeza que sua empresa está gerando lucro? Sabe como medir a eficiência operacional do seu negócio? Consegue identificar o ganho que ela gera a partir do produto ou serviço gerado?

Conseguiu responder todas as perguntas? Se não conseguiu, não se preocupe. 

Nesse post, você irá conhecer o conceito do índice de lucratividade, como deve ser considerado e sua importância para gestão financeira da empresa. 

Afinal, o que é o Índice de Lucratividade?

Durante bastante tempo, muitos gestores e empreendedores acreditavam que o lucro era o que sobrava no caixa. 

O lucro é um dos principais objetivos de um empreendimento. O que muitos acabam esquecendo é que para se ter resultados positivos, é necessário realizar uma boa gestão financeira. 

Uma boa gestão financeira consiste em realizar acompanhamento dos indicadores financeiros e entre eles está o índice de lucratividade. 

O índice de lucratividade (IL) é um indicador da administração financeira capaz de medir a eficiência operacional da sua empresa. Ou seja, irá avaliar a capacidade que sua empresa tem em gerar lucros a partir da atividade desenvolvida.

Em resumo, ele é a representação do lucro líquido em relação ao valor das receitas totais. Ele mostra quanto a empresa obtém após pagar todos os seus custos e despesas. 

Dessa forma, é possível saber se a receita obtida com as atividades desenvolvidas é capaz de se pagar e ainda sobrar algo.

Como obter o índice de lucratividade?

É um cálculo bem simples, mas que faz toda a diferença para uma gestão de alta performance .

Para isso, é necessário contar com informações gerenciais e também contábeis. Por isso, é importante para uma boa equipe de contabilidade que consiga manter todos os relatórios publicados e disponíveis.

Vale ressaltar ser perceptível a importância da contabilidade para qualquer empresa, pois se trata de ciência é uma fonte rica de dados e informações que são imprescindíveis para a saúde financeira das associações.

 Para o cálculo iremos precisar de duas informações: lucro líquido e receita bruta.

Segue a fórmula do Índice de Lucratividade: 

IL = (lucro líquido anual/receita total do ano) X 100

Embora na fórmula indique dados anuais, é possível realizar o cálculo para outras periodicidades como: mensal, trimestral ou de acordo com o planejamento financeiro da empresa. 

Além disso, o resultado do índice é apresentado em percentual. 

Quanto maior for o IL, melhor será o seu retorno e consequentemente haverá maior chance de lucro. 

Vejamos um exemplo prático:

Em dezembro / 2019, a Loja Feliz vendeu 200 kits Alegria, sua receita bruta (total das vendas) corresponde a R$ 20 mil, enquanto seu lucro líquido é de R$ 5 mil. Nesse caso, o cálculo seria feito desta maneira:

IL = (5000/20000) x 100

IL = 0,25 x 100

IL = 25%

Cálculo do Índice de Lucratividade
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Viu como é fácil? 

Com esse resultado, podemos perceber que o índice de lucratividade da empresa é de 25%. Como esse índice está diretamente ligado às receitas e aos custos, é fundamental que as decisões sejam voltadas com estratégias para relacionadas ao aumento das receitas e, consequentemente, uma redução dos custos é indispensável para que a qualidade dos produtos seja garantida aos clientes.

Qual a importância do índice de lucratividade para gestão?

Quando o gestor entende o que representa o índice de lucratividade, é possível perceber o rumo que suas decisões tomam e os impactos que elas têm efeito. 

Existe uma possibilidade de que o planejamento tenha tido resultados positivos mesmo sem uma análise correta de indicadores financeiros. Porém, uma chance de que os planejamentos realizados sem esse tipo de informação serem falhos é bem elevada. 

Portanto, realizar uma análise do IL auxilia no momento de tomada de decisões, porque ele é capaz de demonstrar, quantitativamente, se você ganhar ou não e / ou se vale a pena investir em determinado produto ou projeto. 

Nos casos de resultado negativo, indica que as receitas do empreendimento não são capazes de pagar os custos e despesas da operação. Dessa maneira, é essencial traçar estratégico para reverter tal situação, além de estruturar uma projeção financeira mais fidedigna.

Tal análise tem um papel fundamental para gestão financeira e estratégica e consegue mostrar se negócio está sendo gerido corretamente, como estar seu posicionamento frente ao mercado e os seus concorrentes e principalmente se as decisões estão sendo realizadas de maneira eficaz.

E para finalizar

Muitas vezes devido uma demanda de sobrecargas e responsabilidades, o gestor acaba deixando de lado análises importantes para o desenvolvimento e crescimento do negócio. Com isso, acaba limitando ou até mesmo não identificando falhas que poderiam ser corrigidas e possivelmente iria melhorar o desempenho financeiro da instituição. 

É possível ter uma vida financeira administrada de maneira estratégica, complementar o crescimento e expansão da empresa de maneira saudável.

Agora que já sabe como se calcula o índice de lucratividade, a sua importância para gestão e para as tomadas de decisões, é importante iniciar a análise prática da situação da sua empresa. 

Embora não pareça tarefa fácil, é possível contar com ajuda de profissionais especializados que irão te auxiliar nessa tarefa. 

Caso ainda não tenha as informações necessárias para essa análise, não arrisque ainda mais seu negócio, procure um serviço especializado em contabilidade que ela irá te auxiliar nessa nova demanda. 

Ainda há tempo para você melhorar a sua gestão e alcançar o tão sonhado lucro!

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Sobre o autor

admin

Relacionados

Categorias

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: