A pandemia de COVID-19, fez com que todo o mundo se adaptasse para poderem operar mesmo com todas as limitações necessárias impostas pelas autoridades sanitárias. Exemplos dessas adaptações podemos identificar em diversos aspectos da sociedade. Mas e na pós pandemia?
O trabalho presencial foi, muitas vezes quando não essencial, substituído pelo regime de trabalho conhecido como home office, assim como os estudantes, que tiveram mudanças nas suas rotinas, já que não poderiam mais ir para a escola ou faculdade, assim tendo aulas online.
Até mesmo o modelo de consumo sofreu modificações pelo distanciamento e isolamento social, assim as compras antes feitas em lojas na rua, se intensificaram através do e-commerces, que permitem a compra de produtos e serviços sem a necessidade de se deslocar até uma loja física.
Com os condomínios não foi diferente, foram necessárias a aplicação de diversas medidas com o intuito de garantir a saúde e segurança de todos os moradores e funcionários. Além destas medidas, também se mostrou necessária a aquisição e aplicação de novas tecnologias, sendo ainda mais necessária a habilidade de gerir conflitos, comunicação efetiva e gerenciamento de equipe.
Sendo, acima de tudo, necessária uma comunicação eficiente e próxima com os condôminos. Como também diversas tendências também deverão ser seguidas pelos condomínios na pós pandemia, para isso criamos essa publicação para te auxiliar a compreender melhor essas tendências e como aplicá-las em seu condomínio.
Tendências pós pandemia para os condomínios
Devido ao “novo normal” imposto pelo isolamento social como medida para combater a pandemia, todo o mundo teve que se adaptar a trabalhar e viver de forma diferente do que antes era tido como normal. Isso fez com que houvesse mudanças nas formas de trabalhar, trazendo os serviços ainda mais para o mundo virtual.
No entanto, muitas dessas mudanças que foram impostas de forma repentina a diversas pessoas podem trazer grandes benefícios não só para as empresas, como também para os funcionários e para os próprios clientes.
Essas tendências pós pandemia mostram que a realidade do condomínio pós pandemia deve aumentar consideravelmente os deveres e as obrigações do síndico e consequentemente de seus cuidados gerais que deverão ser tomados, pois trabalhos distantes do local não significam um trabalho mais despreocupado.
Vamos tratar algumas dessas mudanças que surgiram com a pandemia e se mostraram com grandes benefícios, sendo assim uma tendência a se manterem pós pandemia como uma opção viável e lucrativa a se manter.
Sendo assim, as tendências pós pandemia para os condomínios, assim como para as diversas áreas da sociedade, é uma maior adesão à tecnologia no dia a dia. Isso irá reduzir a necessidade de aglomerações e irá modernizar os processos, tornando-os mais eficientes e ágeis.
Home office
Um regime de trabalho que se popularizou com o surgimento da pandemia foi o trabalho remoto, mesmo que muitas pessoas já o tivessem como uma realidade há algum tempo. Esse modo de trabalho permite que os funcionários das empresas exerçam suas atividades de suas próprias casas.
Com o isolamento, muitas empresas passaram a adotar medidas e se organizar para trabalhar com esse modelo. Que tanto manteria o emprego de seus funcionários sem causar grandes prejuízos para a empresa.
Além disso, o trabalho remoto permite que a empresa não necessite de espaços grandes para o trabalho gerando redução em custos como aluguéis e mesmo contas de água e luz sejam reduzidas, como também evitando aglomerações como em ônibus e metrôs, principalmente nos horários de pico.
De modo que as empresas que se adaptaram também experimentaram os benefícios resultantes deste modelo de trabalho, como a redução e até mesmo a eliminação de custos de água, luz e aluguel da empresa. Onde mesmo quando não for possível eliminar, se poderá optar por ambientes menores e consequentemente com um custo reduzido.
Isso dá à empresa um capital maior para investimento em outras áreas, sendo então um tópico que tenderá a se manter como uma tendência pós pandemia em muitos dos casos em que já estão sendo aplicados, e até mesmo ampliado.
Para os condomínios, o caminho é o mesmo, atividades que não seja necessária a presença do pessoal poderá se manter como trabalho remoto, como o trabalho de síndicos e grande parte do setor administrativo do condomínio.
O que também permite uma comunicação mais rápida e efetiva com os condôminos, já que existem diversas formas de contatar todos ao mesmo tempo e que poderão visualizar no mesmo momento, como marcar uma assembleia por aplicativos de mensagem.
Automatização de algumas tarefas
Com a redução no pessoal, também foi necessário automatizar diversas tarefas do dia a dia condominial, e se pôde observar diversos benefícios dessa automação, como o aumento da eficiência, segurança, redução de custos e proporcionar maiores facilidades para o dia a dia do síndico e dos moradores.
Um bom exemplo de automação podemos citar um aplicativo do próprio condomínio, onde a partir dele se pode fazer as reservas dos salões de evento, piscina, churrasqueira, outras estruturas e serviços disponibilizados pelo condomínio e necessitam de reserva.
Ao automatizar essas tarefas mais burocráticas e administrativas, se garante uma economia no tempo dos moradores e dos gestores. Sendo a ideia principal dessa tendência pós pandemia é garantir a execução de certas tarefas, sem a necessidade de um administrar presencialmente no local, sendo possível que a tarefa seja executada de forma virtual, dando maior agilidade e eficiência, além de reduzir os riscos de erros humanos.
Assembleia virtual
Seguindo os padrões de trabalho remoto, afloraram durante a pandemia, as reuniões e conferências por videochamada, onde se pode reunir diversas pessoas para discutir assuntos que antes seriam necessárias toda uma estrutura como uma sala de reuniões, assim como também todo o deslocamento dos membros da reunião até o local.
Reduzindo, então, os custos da empresa com todo o aparato físico para a execução da reunião, assim economizando o tempo e reduzindo o estresse de seus funcionários. Assim como nas empresas, os condomínios também necessitam realizar reuniões e assembleias.
As assembleias virtuais, assim como as presenciais, têm a função de fazer a prestação de contas, ouvir as requisições dos condôminos, entre outros tópicos importantes. No entanto, para que todos os envolvidos estivessem protegidos, sendo feitas em um ambiente virtual, por meio de aplicativos de videochamada.
Não necessitando o deslocamento e aglomeração de pessoas em um local. Sendo possível fazer parte da assembleia sem sair de casa, tendo suas necessidades ouvidas e receber todas as informações necessárias relativas ao condomínio.
Portaria remota
Surgindo como uma solução moderna e tecnológica, a portaria remota, atua como uma central de monitoramento 24 horas, com alarmes, câmeras e controles automatizados de acesso. O que garante uma segurança muito mais ampla e precisa do que uma segurança apenas com mão de obra humana.
Assim, os processos permitem a vigilância de condomínios, o que proporciona uma redução considerável nos custos com gastos de serviços de portaria e contribuem para a redução de falhas humanas, já que sua participação será mínima, ou até mesmo dispensada.
Com a internet das coisas, que se trata da conexão de diversos itens que antes eram apenas do dia a dia, é ainda mais facilitado o trabalho de portaria remota. Onde isso pode permitir, por exemplo, que ao visitante identificar o número do apartamento, o condômino receba no próprio celular as imagens da câmera da portaria e assim liberar ou não o acesso do visitante, sendo uma tendência pós pandemia com diversas possibilidades de aplicação.