A saúde financeira é, sem dúvidas, um dos aspectos mais importantes para o sucesso e a progressão empresarial. Por isso, é fundamental contar com medidas e estratégias capazes de promover o crescimento econômico e a proteção patrimonial das empresas. 

A proteção de ativos, por sua vez, surge como uma estratégia efetiva e fundamental a toda e qualquer instituição que deseja reduzir os riscos financeiros decorrentes de suas atividades. 

A seguir, explicaremos o que é e as principais práticas de proteção de ativos a partir dos seguintes tópicos: 

Para ter o detalhamento de cada um deles, basta prosseguir com a leitura do nosso conteúdo. 

Proteção de ativos empresariais: Entenda o que é e qual a sua importância 

A proteção de ativos empresariais, como o próprio nome sugere, é um conjunto de ações e medidas capazes de assegurar os ativos econômicos de um determinado negócio. 

O principal objetivo da estratégia é evitar que os ativos sejam prejudicados em casos de prejuízos e problemas financeiros significativos, acontecimentos estes possíveis no desenvolvimento de toda e qualquer atividade empresarial. 

Os ativos empresariais, por sua vez, são direitos e bens possuídos que podem ser convertidos em dinheiro. Ou seja, representam a totalidade patrimonial e são fundamentais para a saúde e o desenvolvimento corporativo. 

Como exemplo de ativos que podem ser protegidos pelas medidas de proteção, podemos citar: Mercadorias, veículos, estoques, empréstimos de médio e longo prazo, despesas antecipadas, imóveis, títulos, móveis, equipamentos, maquinários, dinheiro em caixa, investimentos, ferramentas, produtos, terrenos, aplicações econômicas, utensílios, entre outros. 

Ao proteger os ativos acima descritos, você promove a saúde financeira empresarial e garante que os bens possuídos sejam minimamente afetados por problemas maiores. Por isso, as medidas são fundamentais para toda e qualquer empresa que deseja crescer financeiramente de forma segura

Em suma, é uma estratégia essencial que ainda levanta uma série de dúvidas em gestores e proprietários empresariais. Para facilitar a implementação estratégica das medidas, detalhamos no tópico a seguir 6 práticas de proteção de ativos empresariais para o seu negócio.

6 práticas de proteção de ativos empresariais para o seu negócio

Agora que você já sabe o que é e reconhece a importância de proteger os ativos empresariais, podemos partir para o ponto principal do nosso artigo: 6 práticas de proteção de ativos empresariais para o seu negócio. 

1. Faça o registro de patentes e marcas empresariais 

O registro de patentes e marcas empresariais é fundamental para garantir que as empresas inovadoras sejam as únicas a explorar os seus respectivos produtos, serviços e ideias.

Por isso, é fundamental garantir o direito à exclusividade de produção e atuação no mercado de inserção a partir das patentes. A patente, por sua vez, é prevista pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Dessa forma, é uma garantia legal do direito reservado. 

2. Conte com medidas judiciais 

Algumas situações exigem medidas mais extremas. A recuperação de créditos, por exemplo, é um problema que muitas empresas enfrentam e não sabem como recorrer. Em casos assim, é necessário contar com medidas judiciais para que os ativos sejam devidamente protegidos. 

Sendo assim, contar com a ajuda e o direcionamento de advogados especialistas na área pode ser um fator fundamental para o sucesso empresarial e a proteção patrimonial. 

3. Faça doação de bens com reserva de usufruto

Fazer doação de bens com reserva de usufruto é uma ótima estratégia para a proteção de ativos pois há manutenção do poder sobre os bens doados. Assim, as chances de liquidação dos ativos para a quitação de dívidas são reduzidas de forma significativa. 

4. Elabore contratos detalhados 

A execução de acordos entre empresa e funcionários, empresa e outras empresas, empresa e sócios, empresa e investidores, entre outras relações comerciais existentes, exige esclarecimentos devidamente aceitos pelas partes envolvidas.  

Além disso, é necessário documentar o acordo feito a partir de contratos para garantir que as medidas previstas e aceitas sejam devidamente seguidas. Por isso, elabore contratos bem estruturados, detalhe as informações contidas e explique a validade legal do documento para evitar descumprimentos problemáticos para a economia empresarial. 

5. Defina políticas de compliance 

As políticas de compliance representam um conjunto de práticas benéficas para o desenvolvimento empresarial em todas as suas esferas e setores, incluindo o setor econômico.  

Por isso, defina regras e normas gerais que devem ser seguidas por todos os envolvidos nas atividades empresariais, sejam eles colaboradores, sócios ou gestores, evitando assim problemas de corrupção, fraudes e litígios em geral. 

6. Gerencie os riscos 

Por último, mas não menos importante, é fundamental prever e gerenciar os riscos de forma efetiva. Para isso, é necessário analisar as situações arriscadas e agir de maneira preventiva na recorrência de problemas financeiros. 

A partir da gestão eficiente de riscos é possível não só prever e evitar que eles aconteçam, mas também preparar a empresa para lidar com o pior dos cenários possíveis.

Conclusão 

Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o que é a proteção de ativos, a sua importância e as principais práticas efetivas de proteção patrimonial.  

Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados. 

Se deseja ler artigos com temáticas semelhantes e capazes de acrescentar ainda mais conhecimento nas práticas empresariais, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo. 

Sobre a empresa 

Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.

Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor.

Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.
Para conhecer melhor os nossos serviços e conversar diretamente com um de nossos especialistas, clique aqui.