Tudo o que você precisa saber sobre proteção patrimonial!

Ao iniciar no ramo dos negócios, muitas são as dúvidas e inseguranças existentes. 

Isso porque, os riscos são condizentes com a realidade do mercado financeiro e empresarial, que é extremamente competitivo e variável. 

Sendo assim, a proteção patrimonial existe como um meio de amenizar e reduzir esses riscos, gerando maior segurança aos proprietários e seus respectivos patrimônios. 

Entretanto, mesmo sabendo da importância e valia dessa medida, muitos proprietários e gestores não conhecem o suficiente sobre ela ou simplesmente preferem deixar a empresa à mercê da sorte. 

Em um mercado competitivo, independente do sucesso e da estabilidade que o seu negócio tenha, é fundamental se precaver e estar preparado para possíveis crises. 

Afinal, quantas vezes você já ficou surpreso ao ouvir que empresas de referência estavam fechando as portas? 

A estabilidade, por maior que seja, não é garantida.

Por isso, é necessário estar preparado para qualquer imprevisto. E tratando-se de patrimônio, uma das melhores formas de alcançar tal preparo é a partir da proteção patrimonial. 

Para te fazer entender os principais pontos acerca do assunto, dividimos o artigo nos a seguintes tópicos:

  • O que é proteção patrimonial? 
  • Benefícios da proteção patrimonial 
  • Como investir em proteção patrimonial? 
  • Conclusão 
02 1

O que é proteção patrimonial? 

Ao contrário do que muitos pensam, a proteção patrimonial não é uma forma de sonegar impostos e ter atitudes ilegais visando o benefício próprio. 

A proteção patrimonial é um conjunto de medidas capazes de reduzir significativamente os riscos de perdas patrimoniais, protegendo parte dos bens ativos.

Sendo assim, não se trata de apenas uma estratégia ou conduta, mas sim da priorização de várias medidas para alcançar certo nível de segurança de bens. 

Benefícios da proteção patrimonial 

Além da importancia central da proteção patrimonial, ainda há benefícios incontestáveis em investir nesse tipo de estratégia. 

Dentre todas as vantagens existentes, podemos citar como as principais: 

  • Aumenta significativamente as chances de progresso e sucessão empresarial, tendo em vista que as estratégias adotadas para a proteção patrimonial geram maior estabilidade de negócio 
  • Redução de gastos desnecessários e custos evitáveis 
  • Proteção e garantia de integridade de toda ou parte dos bens da empresa e da família 
  • Garantir a continuidade do negócio a família, passando os bens para as seguintes gerações e possibilitando não só a garantia de vida, como também o legado empresarial 
  • Recolhimento adequado de tributos e impostos
  • Melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, sejam eles produtivos, temporais ou financeiros 
  • Melhor direcionamento de tomadas decisivas, que tornam-se muito mais condizentes e assertivas com a realidade empresarial existente

Agora que você já conhece os principais benefícios existentes em priorizar a proteção patrimonial, deve estar se perguntando: “Mas como fazer e conseguir isso?” 

A seguir, evidenciaremos essa pergunta e te explicaremos de forma prática e simples como fazer para adquirir proteção patrimonial. 

Como fazer para adquirir proteção patrimonial? 

Como já dito anteriormente, a proteção patrimonial não é referente a uma única medida. 

Existem várias formas de proteger os seus bens, muitas delas já conhecidas e utilizadas por empresas de referência e sucesso. 

A seguir, iremos detalhar e explicar cada uma delas: 

  • Modelos empresariais específicos 

Assim como você já deve saber, existem vários modelos empresariais existentes, cada um com as suas especificações e características. 

Alguns desses modelos são estratégicos e contribuem significativamente para a proteção patrimonial, sendo os de melhor escolha pra quem está começando ou deseja mudar o modelo prévio. 

Dentre os principais, podemos destacar:

  • Sociedades Limitadas: Conhecida popularmente como Sociedade LTDA, as sociedades limitadas exigem a criação de um documento que registra as principais informações acerca da fundação empresarial, bem como as partes e porcentagens de investimento de cada sócio e suas respectivas participações. Assim, além de garantir a divisão correta de bens e recursos, ainda há a proteção patrimonial, que será garantida legalmente, exceto em casos de dívidas cíveis com constatação de utilização indevida de recursos, gestão inefetiva, fraude ou abuso de direitos.
  • Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada: conhecida popularmente como EIRELI, esse modelo empresarial não é societário e envolve a participação de apenas uma pessoa jurídica. Logo, não ha divisão de bens, faturamentos e o patrimônio a ser protegido será único. Nesse modelo específico, há uma quantia mínima garantida para cobrir despesas ou dívidas que surgirem, garantindo maior segurança.
  • Sociedade por ações: estilo de modelo empresarial muito conhecido e um dos mais adotados, a proteção patrimonial deste é bem semelhante a sociedade limitada. Porém, como diferença principal há a proteção relacionada a quantidade de ações obtidas, e não a quantia de dinheiro investido.
  • Investimento em auditorias 

As auditorias são exames feitos por especialistas capazes de apontar erros e inadimplências antes mesmo do fisco. 

Assim, há a possibilidade de corrigir e melhorar qualquer irregularidade capaz de comprometer a continuidade da sua empresa perante as exigências legais.

É um investimento válido, pois evita problemas fiscais e pagamento de multas muito maiores que o preço de qualquer auditoria. 

  • Planejamento sucessório 

O planejamento sucessório nada mais é do que o documento feito em vida para assegurar o repasse de bens e patrimônios para familiares e amigos íntimos após falecimento. 

O modelo mais conhecido e utilizado é o testamento, que deve ser feito pelo proprietário e assinado por ele. 

Além disso, existem outros tipos mais atuais e modernos, envolvendo até composição familiar como sociedade empresarial. 

Para conhecer melhor todos os tipos de planejamento sucessório existentes e os seus benefícios, clique aqui. 

Mas, em suma, o planejamento sucessório garante a continuidade dos patrimônios e o legado da empresa pertencendo à família e pessoas de confiança.  

  • Organização empresarial e financeira 

A gestão do seu negócio também é fundamental para garantir proteção patrimonial efetiva. 

Por isso, divida os setores e as demandas adequadamente, facilitando o processo de trabalho dos envolvidos e tornando a organização financeira mais específica, melhor distribuída e direcionada. 

  • Consideração dos regimes de união 

Por mais irrelevante que isso pareça, os regimes de união de sócios devem ser levados em consideração. 

Isso porque, quando a união é feita com base no regime de divisão total ou parcial de bens, os problemas conjugais podem virar problemas empresariais, afetando diretamente a partilha de poder e lucro da sua empresa. 

Dessa forma, é importante analisar minuciosamente essas situações e como elas vão interferir no futuro do seu negócio. 

A última medida aqui é a mais extrema e assustadora, entretanto, em alguns casos ela é a única capaz de assegurar os bens restantes. 

Quando uma empresa declara falência publicamente, algumas obrigações financeiras são isentadas, aliviando significativamente as perdas e prejuízos.

Entretanto, vale salientar que essa estratégia só deve ser utilizada em casos realmente extremos, e não de forma desnecessária para benefício próprio. 

Banner 02 1 1

Conclusão 

Por fim, esperamos que você tenha entendido os princípios e objetivos da proteção patrimonial, bem como a sua importância para as empresas, independente do seu porte, ramo ou modelo. 

Ademais, desejamos que as dicas dadas aqui sejam absorvidas e utilizadas por você diariamente, possibilitando o melhor aproveitamento possível dos benefícios citados anteriormente. 

Somos uma empresa consolidada no mercado desde 1991, garantindo a satisfação de nossos clientes e colaboradores, solucionando problemas e auxiliando no crescimento de empresas de todas as áreas.

Se deseja conhecer os nossos serviços em assessoria e auditoria contábil, clique aqui e você será direcionado a nossa página de soluções. 

BANNER 5

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: