Se você acompanha as tendências empresariais mundiais e sustentáveis, provavelmente já ouviu falar do Relatório de Sustentabilidade.
Essa importante ferramenta vem ganhando cada vez mais conhecimento do público e tornou-se indispensável para organizações com iniciativas socioambientais. Para entender melhor o que é e a sua importância, basta prosseguir com a leitura do nosso artigo, que está dividido nos seguintes tópicos:
Relatório de sustentabilidade: O que é?
Como o próprio nome sugere, o relatório de sustentabilidade é um documento amplamente utilizado pelas empresas que desejam divulgar os dados ambientais referentes às suas respectivas atividades.
Apesar de não ser uma ferramenta obrigatória, desempenha um importante papel de comunicação social e ambiental, a partir da exposição de informações sobre os impactos ambientais causados pelas próprias atividades, as metas sociais e os projetos de melhorias sustentáveis.
A destinação dos resíduos sólidos gerados, por exemplo, é só um dos diversos dados que são divulgados nos relatórios para fins informativos e de conscientização socioambiental.
Dessa forma, o relatório de sustentabilidade é um dos documentos mais importantes para empresas com iniciativas sustentáveis que desejam prestar conta de suas ações para os seus consumidores e investidores.
Além disso, a ferramenta também pode ser utilizada para facilitar o gerenciamento das ações empresariais, definindo quais atividades devem ser mantidas, melhoradas ou anuladas para redução de danos socioambientais, diminuindo ao máximo os impactos negativos decorrentes da atividade empresarial.
Os resultados positivos, a gestão eficiente de resíduos e o uso racional de matéria prima também são pontos importantes para notificar nos relatórios sustentáveis.
Sendo assim, empresas reconhecidas mundialmente como referência têm adotado cada vez mais o relatório de sustentabilidade como um documento fundamental para as suas atividades. Nacionalmente, empresas como Vale e Petrobras já divulgam os seus relatórios periodicamente.
Mas afinal, por que é tão importante elaborar o Relatório de Sustentabilidade? É o que te explicaremos no tópico a seguir.
Qual a importância do Relatório de sustentabilidade?
Com a globalização, o avanço tecnológico e o fácil acesso à informação, a sociedade como um todo vem se tornando muito mais consciente da necessidade de medidas sustentáveis e capazes de diminuir os impactos negativos causados pelas atividades empresariais.
Sendo assim, o público consumidor e os investidores tornam-se também muito mais exigentes com suas escolhas, promovendo e consumindo apenas serviços e produtos de empresas com medidas socioambientalmente responsáveis.
O marketing verde, por exemplo, é uma vertente estratégica baseada na atratividade de clientes a partir da divulgação de medidas e práticas sustentáveis. Por isso, é fundamental ter em mente a importância de agir prezando pela sustentabilidade e preservação ambiental.
Como dito anteriormente, o relatório de sustentabilidade é uma ferramenta que tem como objetivo principal comunicar o público das principais informações sobre os impactos socioambientais decorrentes de suas atividades.
Dessa forma, é um documento fundamental para toda e qualquer empresa que deseja expor suas melhorias e medidas sustentáveis, aumentando assim a autoridade empresarial e gerando ganho de vantagem competitiva.
Além disso, os relatórios também são fundamentais para empresas que desejam ganhar credibilidade em suas ações, tornando todo o processo produtivo mais responsável e garantido que suas atividades terão o mínimo de impacto ambiental possível, gerando crescimento progressivo e melhorias constantes.
Benefícios do Relatório de sustentabilidade
Além da importância central do Relatório de sustentabilidade, há também benefícios incontestáveis decorrentes do mesmo. Dentre todas as vantagens existentes, podemos citar como principais:
- Gestão empresarial com foco no futuro, visando as melhores tomadas decisivas e o planejamento efetivo de ações.
- Auxílio na identificação de oportunidades e riscos de ações
- Conscientização de público, colaboradores e parceiros que ainda não reconheçam a importância do desenvolvimento social e sustentável.
- Ganho de público e destaque dentro do mercado de inserção
- Melhoria de processos e melhor utilização de recursos, sejam eles financeiros, temporais ou produtivos
Agora que você entende a importância e reconhece os benefícios decorrentes do relatório de sustentabilidade, deve estar interessado em implementar essa ferramenta no dia a dia das suas atividades empresariais. A seguir, explicaremos como elaborar um relatório de sustentabilidade de maneira efetiva.
Como elaborar um Relatório de Sustentabilidade?
Atualmente, com o grande uso e aceitação do Relatório de Sustentabilidade, há uma série de modelos já prontos disponíveis que podem ser adequados aos diferentes modelos empresariais existentes.
Entretanto, o modelo que possui credibilidade internacional e é referência de uso é o modelo criado pela Global Reporting Initiative, conhecida popularmente como GRI.
A credibilidade é dada pela importância que a organização tem em suas ações, auxiliando diretamente grandes instituições governamentais e empresariais no processo comunicativo de ações e impactos socioambientais.
Por ser um modelo pré-definido, é padronizado e segue 4 diretrizes principais capazes de identificar de forma efetiva os impactos das atividades empresariais sobre o meio ambiente, a sociedade e a economia.
Por isso, se deseja elaborar um Relatório de Sustentabilidade efetivo e aceito internacionalmente, é interessante seguir o modelo disposto pela GRI.
Para conhecer mais sobre ele e os seus resultados, basta clicar aqui e você será redirecionado a um estudo que tem como objetivo principal divulgar dados referentes ao uso e aceitação do modelo por empresas brasileiras.
Conclusão
Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o que é o relatório de sustentabilidade, sua importância e os seus benefícios.
Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados.
Se deseja ler artigos com temáticas semelhantes e capazes de acrescentar ainda mais conhecimento nas práticas empresariais, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo.
Sobre a empresa
Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.
Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor. Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.
Para conhecer melhor os nossos serviços e conversar diretamente com um de nossos especialistas, clique aqui.