Conheça os tipos de relatórios contábeis e como torná-los mais claros

Ao se estar à frente de uma empresa, é essencial que se acompanhe o estado em que a empresa está, desde como está sua situação em relação ao público, se está bem vista ou não, até a situação interna como a sua saúde financeira e clima organizacional.

A saúde financeira é um dos fatores mais importantes para que a empresa se mantenha sustentável, e para promover a análise do financeiro temos os tipos de relatórios contábeis. Assim, quem tem preocupações em relação ao sucesso da empresa tem como obrigação acompanhar os relatórios.

Nesse documento são reunidos os dados de maneira organizada, segura e confiável, que irão mostrar a saúde do negócio. Descrevendo com dados técnicos todas as informações colhidas pelos setores de contabilidade das empresas, com os valores de despesas, custos e impostos devidos ou pagos.

É comum que se faça os relatórios mensalmente, trimestralmente ou anualmente, onde a frequência varia com relação às normas que são estipuladas pela empresa. Portanto, é importante que os gestores tenham conhecimento do assunto para que possam estabelecer as normas relacionadas aos relatórios contábeis.

Neste artigo vamos tratar das informações referentes aos relatórios contábeis, de como se dão, seus tipos e como tornar esses relatórios mais facilmente compreensíveis para que os gestores tenham pleno conhecimento do que está incluído nos relatórios.

O que são relatórios contábeis

Como já adiantamos, os relatórios contábeis são documentos técnicos que descrevem todos os dados colhidos pelo setor de contabilidade da empresa. Nesses relatórios são registrados os custos, despesas, recebimentos e impostos.

É importantíssimo que se garanta a confiabilidade das informações, dependendo de uma série de fatores, um desses fatores é a escolha do profissional que irá fazer essa reunião de dados, avaliá-los, interpretar e redigir o relatório.

O assunto deve ser levado a sério, já que qualquer erro pode ser fatal para as finanças da empresa, assim como sua eficiência pode garantir a manutenção da saúde financeira da empresa.

Importância desses tipos de relatório

Por meio de todos esses relatórios contábeis podemos obter informações muito importantes, como fazer a avaliação da saúde financeira da empresa. Já que neles estão contidas todas as informações de forma confiável e organizada.

Onde a falta desse controle pode causar problemas ao gestor da empresa, pois pode colocar em risco o sucesso administrativo da empresa. Devendo, então, ser analisadas com muito cuidado e atenção.

Tipos de relatórios contábeis

Os relatórios contábeis são divididos em dois tipos: os relatórios obrigatórios e os não obrigatórios. Vamos agora conhecer as características de cada um desses tipos de relatórios contábeis.

Relatórios obrigatórios

Estes relatórios obrigatórios, também conhecidos como Demonstrações Financeiras, são aqueles que são exigidos por lei. Onde, dependendo da situação, pode ser necessária a publicação em mídia escrita. Entre eles podemos citar:

  • Balanço Patrimonial (BP);
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA);
  • Demonstração das Origens e Aplicações de Recurso (DOAR) – para sociedades anônimas.

Relatórios não obrigatórios

Já os relatórios não obrigatórios são aqueles que não há exigência pela legislação. No entanto, isso não quer dizer que esses relatórios não são necessários. 

Eles são extremamente importantes para as tomadas de decisão dos empresários e gestores da empresa, onde seus dados podem ajudar a definir quais os investimentos importantes, por exemplo.

Fazem parte dessa categoria:

  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC): Exceto para sociedades de capital aberto ou com patrimônio superior a R$ 2.000.000,00, quando esse relatório se torna obrigatório;
  • Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA): A não ser para as empresas conhecidas como companhias abertas.

Podemos observar então que ambos  os relatórios se trata da descrição das operações passadas, o que possibilita aos gestores o fácil acesso a previsões de despesas e receitas que poderão ocorrer nos períodos futuros.

Deste modo, são muito utilizados em projeções que tem a função de auxiliar os gestores a tomarem melhores decisões e se programar melhor para que se tenha as melhores datas para pagamentos e investimentos.

Como tornar os relatórios ainda mais claros

Por menor que seja a empresa, ela continua apresentando desafios constantes aos empresários e gestores, e é de extrema importância para o negócio a habilidade de estar preparado para superá-los sem grandes problemas. 

Os relatórios contábeis auxiliam na análise do negócio, no entanto exigem um conhecimento e uma visão diferenciada sobre essas questões econômicas da empresa.

Para a elaboração dos relatórios é necessário que, antes de qualquer atitude seja tomada, seja criado um bom plano de contas. Para isso, é importante que se evite a generalização, isto é, a lista de registros existentes deve respeitar a hierarquia dos produtos e subprodutos da gestão da empresa.

Algumas medidas podem ser tomadas para que se tenha relatórios muito mais fáceis de serem interpretados e com menos erros. Assim podemos citar:

Provisionamento

Assim, quando houver mais de um produto da empresa à venda, seus lançamentos devem ser lançados separadamente. Além disso, também é muito importante que esteja relacionada ao provisionamento de valores. Assim, esses valores devem ser provisionados, a curto e longo prazo.

A falta do provisionamento de valores é um dos erros mais comuns e que podem diminuir a confiabilidade dos relatórios contábeis. Pois quando não se faz o provisionamento de valores, elas não constam no balancete, afetando a autenticidade das informações do relatório.

Além disso, irá fazer com que surja um problema na comunicação da empresa. Onde não teremos todas as informações necessárias reunidas, assim não haverá uma comunicação de qualidade entre os gestores.

Software de gestão

Outra dica para se ter uma comunicação facilitada e com menos erros, é a adoção de softwares de gestão, que pode ser aliado aos serviços de uma empresa de contabilidade.

Com a aplicação na empresa dos softwares de gestão, se terá uma melhor integração dos dados, e uma maior praticidade das plataformas de gestão. Visando uma maior garantia da saúde financeira da empresa, como também a concordância com a legislação vigente.

Esses softwares não só facilitam a execução dos vários tipos de relatórios contábeis, como também reduzem os seus erros. O que permite uma comunicação muito mais facilitada e dados muito mais claros.

Profissional qualificado

Ter um profissional qualificado para a execuções desses diversos tipos de relatórios contábeis facilita muito a sua execução e concordância com as normas e leis que regem esses tipos de relatórios.

O profissional terá todo o conhecimento técnico necessário, de conhecimento técnico fiscal e contábil, tanto a parte burocrática como a estratégica, considerando as questões econômicas da empresa.

Esse profissional pode ser contratado diretamente pela empresa, ser contratado como autônomo ou mesmo ser um serviço terceirizado por parte de uma empresa de contabilidade. A melhor opção para a empresa irá depender de seu objetivo e sua forma de trabalhar.

Esse profissional irá garantir que os relatórios contábeis estão sendo feitos da forma correta, deixando o relatório claro e auxiliando sempre que necessário na compreensão dos vários tipos de relatórios contábeis.

Integração do conhecimento técnico e estratégico

Como dito na dica anterior, integrar conhecimentos técnicos e estratégicos é de grande importância para que se tenha relatórios de qualidade e claros.

Onde são exprimidos todas as movimentações, as burocracias para a garantia da legalidade, assim como as estratégias para manter a empresa de acordo com as leis. 

Assim, tornou-se algo muito mais importante se ter o conhecimento, mesmo que uma noção, para que se possa ter uma maior clareza na compreensão dos seus dados e o que poderá ser feito, como a projeção desses dados no futuro.

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: