Dentre todas as possibilidades de alteração do quadro societário corporativo, a sucessão empresarial é uma consequência frequente em boa parte delas.
Por isso, entender o que é, como funciona e a forma correta de preparar a sua empresa para uma sucessão empresarial bem sucedida é fundamental.
Para te ajudar no processo de aprendizado e compreensão, preparamos um artigo explicativo e dividimos nos seguintes tópicos:
Sucessão empresarial: O que é?
Sucessão empresarial, como o próprio nome sugere, é o processo de transferência feito entre duas empresas diferentes para possibilitar que uma assuma a gestão, o poder e o capital da outra de forma legal.
A sucessão costuma ser consequência de alterações no quadro societário, e pode decorrer dos processos de transformação, fusão ou incorporação corporativa.
Por ser uma medida legalmente prevista, a sucessão empresarial deve seguir normas e regras estabelecidas pelo Código Civil. Como exemplo de tais determinações podemos citar o artigo 1.146 do Código, que diz:
“CC – Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002
Institui o Código Civil.
Art. 1.146. O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano, a partir, quanto aos créditos vencidos, da publicação, e, quanto aos outros, da data do vencimento.”
Sendo assim, o processo envolve uma série de responsabilidades legais, fiscais e judiciais, por isso, é fundamental contar com medidas capazes de facilitar e viabilizar a efetividade da sucessão empresarial.
Afinal, processos feitos com base na irregularidade legal e sem estudo prévio da situação das empresas envolvidas podem ser extremamente problemáticos. Dessa forma, o conhecimento legal e a atuação profissional são indispensáveis.
Preparando sua empresa para uma sucessão empresarial bem-sucedida: Saiba como
Agora que você já sabe o que é e reconhece a importância de uma sucessão empresarial efetiva, podemos partir para o ponto principal do nosso artigo: a forma correta de preparar a sua empresa para uma sucessão empresarial bem-sucedida. A seguir, você confere as principais dicas:
Tenha um bom planejamento financeiro
Em primeiro lugar, é fundamental que a empresa já tenha um bom planejamento financeiro e uma saúde econômica estável. Caso o planejamento seja ineficiente, é necessário elaborar um novo para garantir que as finanças sejam bem direcionadas e aproveitadas, evitando problemas secundários.
Seja flexível e previsível
Em segundo lugar, é importante trabalhar com flexibilidade e previsibilidade assertiva. Isso porque todo e qualquer plano futuro exige possibilidade de mudança e a capacidade de prever possíveis cenários baseados na situação atual e real do negócio.
Nos planos de sucessão tal necessidade é ainda mais presente, tendo em vista todas as intercorrências que podem acontecer a longo prazo. Por isso, seja flexível e previsível em ações sucessórias.
Conscientize os sucessores
Definir quem serão os sucessores e preparar os mesmos também é uma ação fundamental para o sucesso do processo. Para isso, analise com calma as possibilidades existentes, considerando o preparo de cada um dos candidatos e o grau de relação com os proprietários atuais.
Com o quadro de sucessores definido e bem estruturado, é necessário conscientizar os participantes do papel a ser desenvolvido e da responsabilidade existente na sucessão do negócio e no trabalho a ser desempenhado.
Determine funções e responsabilidades
Após a definição do quadro de sucessores, é necessário determinar as funções e as responsabilidades de cada um deles na gestão empresarial.
A determinação deve ser feita com base nas qualificações, formações e participações de cada um deles, levando em consideração também o cargo ocupado pelo antecessor e as reações da nova liderança perante as adversidades.
Algumas empresas, inclusive, determinam graduações e conhecimentos técnicos necessários para o repasse das atividades e responsabilidades empresariais. Tal atitude é importante para garantir o nível de qualidade e assegurar a continuidade das atividades de forma assertiva.
Evite problemas
Conflitos interpessoais dentro das relações corporativas representa uma parte significativa das causas de falência e descontinuidade empresarial. Por isso, evitar problemas desta natureza entre os sucessores e garantir a harmonia entre as relações existentes é fundamental para a efetividade do planejamento sucessório.
Conte com ajuda profissional
Por último mas não menos importante, boa parte da efetividade do processo é garantida a partir de um planejamento sucessório bem executado. Dessa forma, contar com ajuda profissional é uma medida fundamental para toda e qualquer empresa que deseja ter direcionamento assertivo e sucesso de processo.
A atuação profissional garante que a sucessão seja bem planejada, executada e sucedida, tendo em vista o conhecimento técnico e legal, a experiência e a capacidade resolutiva que só especialistas na área possuem e que fazem toda a diferença no processo.
Por isso, não hesite em contratar profissionais e serviços de qualidade para melhores resultados e redução de problemas legais.
Conclusão
Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o que é a contabilidade empresarial, a sua importância e a maneira efetiva de aplicação.
Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados.
Se deseja ler artigos com temáticas semelhantes e capazes de acrescentar ainda mais conhecimento nas práticas empresariais, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo.
Sobre a empresa
Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.
Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor. Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.
Para conhecer melhor os nossos serviços e conversar diretamente com um de nossos especialistas, clique aqui.