Dentre todas as possibilidades de alteração do quadro societário corporativo, a sucessão empresarial é uma consequência frequente em boa parte delas. 

Por isso, entender o que é, como funciona e a forma correta de preparar a sua empresa para uma sucessão empresarial bem sucedida é fundamental. 

Para te ajudar no processo de aprendizado e compreensão, preparamos um artigo explicativo e dividimos nos seguintes tópicos: 

Sucessão empresarial: O que é? 

Sucessão empresarial, como o próprio nome sugere, é o processo de transferência feito entre duas empresas diferentes para possibilitar que uma assuma a gestão, o poder e o capital da outra de forma legal.  

A sucessão costuma ser consequência de alterações no quadro societário, e pode decorrer dos processos de transformação, fusão ou incorporação corporativa. 

Por ser uma medida legalmente prevista, a sucessão empresarial deve seguir normas e regras estabelecidas pelo Código Civil. Como exemplo de tais determinações podemos citar o artigo 1.146 do Código, que diz: 

“CC – Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.

Art. 1.146. O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano, a partir, quanto aos créditos vencidos, da publicação, e, quanto aos outros, da data do vencimento.” 

Sendo assim, o processo envolve uma série de responsabilidades legais, fiscais e judiciais, por isso, é fundamental contar com medidas capazes de facilitar e viabilizar a efetividade da sucessão empresarial. 

Afinal, processos feitos com base na irregularidade legal e sem estudo prévio da situação das empresas envolvidas podem ser extremamente problemáticos. Dessa forma, o conhecimento legal e a atuação profissional são indispensáveis.  

Preparando sua empresa para uma sucessão empresarial bem-sucedida: Saiba como 

Agora que você já sabe o que é e reconhece a importância de uma sucessão empresarial efetiva, podemos partir para o ponto principal do nosso artigo: a forma correta de preparar a sua empresa para uma sucessão empresarial bem-sucedida. A seguir, você confere as principais dicas: 

Tenha um bom planejamento financeiro 

Em primeiro lugar, é fundamental que a empresa já tenha um bom planejamento financeiro e uma saúde econômica estável. Caso o planejamento seja ineficiente, é necessário elaborar um novo para garantir que as finanças sejam bem direcionadas e aproveitadas, evitando problemas secundários. 

Seja flexível e previsível 

Em segundo lugar, é importante trabalhar com flexibilidade e previsibilidade assertiva. Isso porque todo e qualquer plano futuro exige possibilidade de mudança e a capacidade de prever possíveis cenários baseados na situação atual e real do negócio. 

Nos planos de sucessão tal necessidade é ainda mais presente, tendo em vista todas as intercorrências que podem acontecer a longo prazo. Por isso, seja flexível e previsível em ações sucessórias. 

Conscientize os sucessores 

Definir quem serão os sucessores e preparar os mesmos também é uma ação fundamental para o sucesso do processo. Para isso, analise com calma as possibilidades existentes, considerando o preparo de cada um dos candidatos e o grau de relação com os proprietários atuais. 

Com o quadro de sucessores definido e bem estruturado, é necessário conscientizar os participantes do papel a ser desenvolvido e da responsabilidade existente na sucessão do negócio e no trabalho a ser desempenhado. 

Determine funções e responsabilidades 

Após a definição do quadro de sucessores, é necessário determinar as funções e as responsabilidades de cada um deles na gestão empresarial

A determinação deve ser feita com base nas qualificações, formações e participações de cada um deles, levando em consideração também o cargo ocupado pelo antecessor e as reações da nova liderança perante as adversidades. 

Algumas empresas, inclusive, determinam graduações e conhecimentos técnicos necessários para o repasse das atividades e responsabilidades empresariais. Tal atitude é importante para garantir o nível de qualidade e assegurar a continuidade das atividades de forma assertiva. 

Evite problemas 

Conflitos interpessoais dentro das relações corporativas representa uma parte significativa das causas de falência e descontinuidade empresarial. Por isso, evitar problemas desta natureza entre os sucessores e garantir a harmonia entre as relações existentes é fundamental para a efetividade do planejamento sucessório. 

Conte com ajuda profissional 

Por último mas não menos importante, boa parte da efetividade do processo é garantida a partir de um planejamento sucessório bem executado. Dessa forma, contar com ajuda profissional é uma medida fundamental para toda e qualquer empresa que deseja ter direcionamento assertivo e sucesso de processo. 

A atuação profissional garante que a sucessão seja bem planejada, executada e sucedida, tendo em vista o conhecimento técnico e legal, a experiência e a capacidade resolutiva que só especialistas na área possuem e que fazem toda a diferença no processo. 

Por isso, não hesite em contratar profissionais e serviços de qualidade para melhores resultados e redução de problemas legais. 

Conclusão 

Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o que é a contabilidade empresarial, a sua importância e a maneira efetiva de aplicação. 

Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados. 

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Sobre a empresa 

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