Tecnologia da Informação: tudo o que não te contaram sobre ela

O avanço tecnológico possibilitou ao mundo uma série de vantagens incontestáveis, incluindo novas áreas de atuação profissional e formação acadêmica. 

A tecnologia da informação, por exemplo, é uma área que cresce constantemente e é cada vez mais necessária na rotina empresarial de todo e qualquer negócio, independente do porte ou ramo do mesmo. 

Por isso, é fundamental conhecer e entender melhor o que é a tecnologia da informação e tudo que não te contaram sobre ela. 

Tecnologia da Informação: O que é? 

Ao pesquisar sobre Tecnologia da Informação, a primeira definição que encontramos é da Wikipédia, que diz: 

“Tecnologia da Informação é um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações.” 

Entretanto, podemos ampliar ainda mais esse conceito e definir a Tecnologia de Informação como uma série de soluções tecnológicas capazes de organizar e relacionar dados de forma lógica e compreensível para os seres humanos. 

É uma área de atuação que cresce exponencialmente, tendo em vista o avanço tecnológico constante e a necessidade contínua de criação e desenvolvimento de hardwares e softwares. 

Além disso, é uma das áreas mais rentáveis atualmente, conhecida como “a profissão do futuro” e oferece uma série de oportunidades incríveis para os profissionais atuantes. 

Por fim, é válido salientar ainda que a informação é uma das coisas mais importantes para o mundo atual, sendo as empresas detentoras de informação também detentoras do poder. 

Por isso, grandes corporações investem quantias consideráveis no uso estratégico e inteligente de dados, armazenando, processando e transformando os mesmos em tecnologias cada vez mais inovadoras e eficientes. 

Importância da Tecnologia da Informação 

Ao saber o que é a Tecnologia da Informação, fica fácil reconhecer e entender a sua importância. 

Isso porque ela é fundamental para o funcionamento do dia a dia empresarial, facilitando e possibilitando uma série de ações corporativas. 

A Tecnologia da Informação oferece uma série de ferramentas capazes de classificar e tratar os dados de um negócio de forma efetiva, garantindo a melhor utilização das tecnologias e dos recursos disponíveis. 

Além disso, é capaz de criar uma série de facilidades e soluções necessárias para o crescimento e a sucessão empresarial, como softwares específicos para cadastro de clientes e funcionários, bancos de dados, desenvolvimento de aplicativos e canais diretos de comunicação, além de garantir a segurança de armazenamento de informações confidenciais. 

Os projetos também são melhor fundamentados e desenvolvidos, tendo em vista todas as possibilidades de personalização e as ferramentas exclusivas que só uma atuação efetiva em Tecnologia da Informação é capaz de ofertar. 

Dessa forma, é fundamental para toda e qualquer empresa que deseja crescer, se equiparar e até mesmo superar o nível do mercado de inserção, tendo em vista a necessidade de inovar suas metodologias para se sobressair e alcançar o sucesso. 

Por isso, o investimento na área deve ser visto como algo necessário e inerente a toda e qualquer atividade empresarial, dada a sua importância e as suas respectivas vantagens. 

Tecnologia da Informação: tudo o que não te contaram sobre ela 

  • Quais as áreas de atuação da Tecnologia da Informação? 

Ao contrário do que muitos pensam, a atuação da Tecnologia da Informação é ampla e não limitada apenas ao desenvolvimento de sites, programas e aplicativos. 

Como já dito anteriormente, diz respeito ao tratamento e o uso estratégico de uma série de dados e informações. Assim, apresenta diversas possibilidades de aplicabilidade e atuação. 

Como as áreas de atuação mais importantes para a rotina empresarial, podemos citar: 

  • Programação: é a área de atuação mais conhecida e tem foco na criação e desenvolvimento de softwares, que costumam atender as necessidades da empresa e serem exclusivos.
  • Segurança da informação: como bem sabemos, a atuação de hackers é um risco iminente a toda e qualquer empresa que lide com dados. por isso, manter as informações contidas e armazenadas seguras é fundamental, e para tornar a segurança desses sistemas efetiva, a atuação de um profissional de TI é imprescindível. Assim, há uma redução significativa da incidência de ataques e uso incorreto de dados. 
  • Suporte técnico: o suporte técnico, como o próprio nome sugere, é a área de atuação em que o foco principal é a resolução de erros e problemas, como consertos e melhorias gerais em softwares e hardwares comprometidos.
  • Desenvolvimento de e-commerce: aqui também há desenvolvimento de softwares, entretanto, é a área específica que desenvolve sites para lojas e ambientes virtuais de venda. Logo, é ideal para empresas com atividades on-line. 
  • Administração de banco de dados: o banco de dados é um das ferramentas mais importantes para as empresas. Por isso, essa área é dedicada à administração e atualização efetiva dos bancos de dados empresariais. 
  • Qualidade de software: por último, mas não menos importante, a qualidade de software é a área da tecnologia da informação especializada na garantia da qualidade de programas desenvolvidos, a partir da realização de testes e monitoramentos capazes de comprovar a efetividade de um determinado software. Ao encontrar qualquer erro de processamento, o profissional responsável pela garantia de qualidade deve informar aos que desenvolveram para que os mesmos solucionem e busquem formas efetivas de melhorias. Válido salientar ainda que, para atestar a qualidade de um software, há uma série de normas definidas pelos órgãos nacionais competentes, que deverão ser seguidos à risca. 

Por fim, é válido salientar que a atuação de cada uma dessas áreas deve ser conjunta, tendo em vista a necessidade de cada uma 

para as diferentes demandas empresariais existentes. 

  • O que faz um profissional de TI e quais os conhecimentos necessários? 

O profissional de Tecnologia da Informação é o especialista responsável por viabilizar e aplicar efetivamente o trabalho de cada uma das áreas de atuação citadas anteriormente. 

É o profissional de TI que irá guiar todo o andamento tecnológico da empresa, criando soluções, inovando e facilitando o uso e o processamento de dados, além de garantir a segurança da informação e a efetividade dos hardwares e softwares utilizados pela empresa. 

Além disso, o mesmo também pode relacionar as estratégias empresariais com as tecnologias utilizadas, tornando toda a rotina de trabalho mais eficiente e impactando de forma positiva todo o processo de trabalho corporativo. 

Por isso, além dos conhecimentos técnicos necessários para o profissional, há também a importância de entender a empresa, seu método de funcionamento, suas políticas, seus objetivos e a cultura geral da mesma. 

  • Como se tornar um profissional de Tecnologia da Informação? 

Para se tornar um profissional de TI, além da afinidade com a área e o gosto pela tecnologia, é necessário formação acadêmica e/ou técnica para atuação e aprendizado efetivo dos métodos relacionais de dados e programação. 

Por isso, se há interesse da sua parte em estudar e se especializar na área, busque instituições de ensino que oferecem cursos e formações em TI. 

Conclusão 

Por fim, após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que ele tenha sido suficiente para te fazer entender o que é a Tecnologia da Informação e os fatores mais importantes sobre ela. 

Ademais, se deseja ler outros artigos semelhantes a este com temas do seu interesse, clique aqui e tenha acesso direto ao nosso blog exclusivo. 

BANNER 5

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: