Valuation: o que é + 2 maneiras de calcular o valor da sua empresa

Você sabe o que é o Valuation empresarial? Esse cálculo é amplamente utilizado pela sua importância para negociações e investimentos empresariais. Por isso, é fundamental conhecê-lo e saber as principais maneiras de calcular o valor do seu negócio.  

Para te ajudar nesse processo de aprendizagem, preparamos um artigo que vai te explicar de forma objetiva os seguintes tópicos: 

  • Valuation: O que é? 
  • Importância de calcular o valuation do seu negócio 
  • 2 maneiras de calcular o valor da sua empresa 
  • Conclusão 
  • Sobre a empresa 

Para o detalhamento de cada um deles, basta prosseguir com a leitura do nosso conteúdo. 

Valuation: O que é? 

O Valuation é uma área do setor financeiro que tem como objetivo principal o estudo de valor de uma determinada empresa e seus respectivos ativos. 

O termo é inglês e pode ser traduzido como: Arbitragem de valor, avaliação de empresas ou valoração de empresas. Logo, é uma ferramenta que pode quantificar o valor de um negócio e analisar a situação financeira do mesmo. 

A quantificação é possível graças ao uso de modelos e cálculos específicos, e podem determinar o valor de qualquer ativo, seja ele real ou financeiro. 

Além disso, o valor definido também pode ser utilizado para quantificar a valia global de uma empresa, levando em consideração o seu patrimônio e demais aspectos importantes capazes de valorizar a mesma. 

Para basear o cálculo do Valuation, o princípio utilizado é o de que qualquer ativo poderá ser motivo de faturamentos futuros e ganhos significativos para o investidor. Assim, há também uma previsibilidade do futuro empresarial e o crescimento progressivo. 

Para que os cálculos sejam assertivos, é importante que todos os dados utilizados sejam fatídicos, reais e fidedignos, diminuindo assim as incertezas de projeção e possibilitando uma melhor análise. 

Importante também salientar a necessidade de atuação de um analista responsável e ético, que irá fazer o cálculo sem manipulação de dados para a conquista de resultados desejados, mas irreais e inalcançáveis para a realidade da empresa. 

Importância de calcular o Valuation do seu negócio 

Agora que você já sabe o que é o Valuation e seu principal objetivo, será mais fácil entender a importância dessa ferramenta para o seu negócio. 

Como já vimos anteriormente, o Valuation é utilizado para definir o valor global de uma empresa ou de ativos reais e/ou financeiros. Mas, por que é necessário saber esses valores? 

Entender o valor da sua empresa e dos ativos da mesma é fundamental para analisar propostas recebidas, além de gerar certa atratividade para investidores e compradores gerais. 

Isso porque o Valuation te ajuda a entender a situação das empresas, sejam elas de sua propriedade ou não. É um cálculo fundamental até mesmo para comparar a situação do mercado de inserção empresarial e a sua situação perante as demais empresas. 

Além disso, é fundamental para investidores que desejam ser mais assertivos em suas decisões, a partir da escolha de negócios com valores semelhantes aos seus propósitos. 

Dessa forma, seja para negociar instituições, bens, atrair investidores ou até mesmo comprar e investir em outros negócios, é necessário contar com o valuation. 

Válido salientar também que para que o laudo seja feito, é preciso analisar de modo geral a situação financeira empresarial. Assim, é possível diagnosticar falhas e riscos durante o processo, tornando tudo mais seguro e efetivo. 

Por fim, há uma série de aplicações importantes do valuation para a rotina empresarial de um modo geral. A seguir, destacamos as principais delas:  

  • Fins legais e tributários: O valuation é utilizado de forma estratégica para basear a análise do recolhimento de tributos, a partir dos valores definidos para os seus ativos e para a empresa como um todo. 
  • Tomadas decisivas: As tomadas decisivas também são beneficiadas com o valuation, tendo em vista a quebra de expectativas irreais e o direcionamento das decisões para o cenário empresarial real, levando em consideração o seu valor e a previsão de crescimento do mesmo. 
  • Investimentos: Seja para investir ou atrair investidores, o valuation ajuda na decisão e no encontro de propósitos e situações favoráveis para os envolvidos no investimento. 
  • Venda e compra de instituições: Por último mas não menos importante, o valuation é amplamente utilizado para definir o valor de venda e compra de instituições a partir da análise global empresarial. 

2 maneiras de calcular o valor da sua empresa 

Para calcular o valuation de um determinado ativo ou instituição, há diversas técnicas disponíveis, e a escolha de uma delas vai depender das características da sua empresa e das suas respectivas necessidades.  

A seguir, separamos as 2 principais maneiras de calcular o valor da sua empresa para detalhar: 

1. Fluxo de Caixa Descontado (FCD):

A análise feita pelo método FCD possibilita a definição de um valor referente a capacidade que a empresa tem de gerar riquezas futuras a partir do custo de capital empresarial. Dessa forma, investimentos feitos, custos e riscos da corporação são levados em consideração. 

Para a análise pelo método do Fluxo de Caixa Descontado, é necessário: 

  • Calcular o fluxo de caixa de um determinado período de tempo, sendo 5 anos ou mais. 
  • Definir a taxa de desconto a partir do custo de oportunidade do investidor, custos de financiamento e riscos 
  • Calcular o valor atual de todos os fluxos de caixa 

Na prática, a fórmula da base de cálculo utilizada por este método é: 

Equity Value = EV (+/–) Saldo das Contas Não Operacionais

Por não ser um método simples, a atuação profissional é importante e torna o processo mais assertivo. 

2. Valor Patrimonial: 

O valor patrimonial, como o próprio nome sugere, tem como base o patrimônio líquido da empresa. É uma maneira menos complexa de calcular o valuation, por isso, é amplamente utilizada em negociações. 

Para chegar ao valor patrimonial de um determinado negócio, é necessário ter disponíveis os seguintes dados: 

  • Somatória de ativos circulantes e não circulantes
  • Dívidas e demais obrigações nos passivos circulantes e não circulantes 

Tendo os dados acima em mãos, é necessário subtrair os passivos dos ativos, a seguinte forma: 

Ativos circulantes e não circulantes – Dívidas e obrigações nos passivos circulantes e não circulantes= Valor patrimonial da empresa. 

Para esse método de cálculo, é necessário se ater aos valores utilizados e garantir que os mesmos sejam condizentes com a realidade empresarial. 

Conclusão 

Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o que é o valuation, sua importância e as maneiras de calcular o mesmo.

Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados. 

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Sobre a empresa 

Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.

Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor. Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.

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Rui Cadete

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