Você sabe o que é o Valuation empresarial? Esse cálculo é amplamente utilizado pela sua importância para negociações e investimentos empresariais. Por isso, é fundamental conhecê-lo e saber as principais maneiras de calcular o valor do seu negócio.
Para te ajudar nesse processo de aprendizagem, preparamos um artigo que vai te explicar de forma objetiva os seguintes tópicos:
- Valuation: O que é?
- Importância de calcular o valuation do seu negócio
- 2 maneiras de calcular o valor da sua empresa
- Conclusão
- Sobre a empresa
Para o detalhamento de cada um deles, basta prosseguir com a leitura do nosso conteúdo.
Valuation: O que é?
O Valuation é uma área do setor financeiro que tem como objetivo principal o estudo de valor de uma determinada empresa e seus respectivos ativos.
O termo é inglês e pode ser traduzido como: Arbitragem de valor, avaliação de empresas ou valoração de empresas. Logo, é uma ferramenta que pode quantificar o valor de um negócio e analisar a situação financeira do mesmo.
A quantificação é possível graças ao uso de modelos e cálculos específicos, e podem determinar o valor de qualquer ativo, seja ele real ou financeiro.
Além disso, o valor definido também pode ser utilizado para quantificar a valia global de uma empresa, levando em consideração o seu patrimônio e demais aspectos importantes capazes de valorizar a mesma.
Para basear o cálculo do Valuation, o princípio utilizado é o de que qualquer ativo poderá ser motivo de faturamentos futuros e ganhos significativos para o investidor. Assim, há também uma previsibilidade do futuro empresarial e o crescimento progressivo.
Para que os cálculos sejam assertivos, é importante que todos os dados utilizados sejam fatídicos, reais e fidedignos, diminuindo assim as incertezas de projeção e possibilitando uma melhor análise.
Importante também salientar a necessidade de atuação de um analista responsável e ético, que irá fazer o cálculo sem manipulação de dados para a conquista de resultados desejados, mas irreais e inalcançáveis para a realidade da empresa.
Importância de calcular o Valuation do seu negócio
Agora que você já sabe o que é o Valuation e seu principal objetivo, será mais fácil entender a importância dessa ferramenta para o seu negócio.
Como já vimos anteriormente, o Valuation é utilizado para definir o valor global de uma empresa ou de ativos reais e/ou financeiros. Mas, por que é necessário saber esses valores?
Entender o valor da sua empresa e dos ativos da mesma é fundamental para analisar propostas recebidas, além de gerar certa atratividade para investidores e compradores gerais.
Isso porque o Valuation te ajuda a entender a situação das empresas, sejam elas de sua propriedade ou não. É um cálculo fundamental até mesmo para comparar a situação do mercado de inserção empresarial e a sua situação perante as demais empresas.
Além disso, é fundamental para investidores que desejam ser mais assertivos em suas decisões, a partir da escolha de negócios com valores semelhantes aos seus propósitos.
Dessa forma, seja para negociar instituições, bens, atrair investidores ou até mesmo comprar e investir em outros negócios, é necessário contar com o valuation.
Válido salientar também que para que o laudo seja feito, é preciso analisar de modo geral a situação financeira empresarial. Assim, é possível diagnosticar falhas e riscos durante o processo, tornando tudo mais seguro e efetivo.
Por fim, há uma série de aplicações importantes do valuation para a rotina empresarial de um modo geral. A seguir, destacamos as principais delas:
- Fins legais e tributários: O valuation é utilizado de forma estratégica para basear a análise do recolhimento de tributos, a partir dos valores definidos para os seus ativos e para a empresa como um todo.
- Tomadas decisivas: As tomadas decisivas também são beneficiadas com o valuation, tendo em vista a quebra de expectativas irreais e o direcionamento das decisões para o cenário empresarial real, levando em consideração o seu valor e a previsão de crescimento do mesmo.
- Investimentos: Seja para investir ou atrair investidores, o valuation ajuda na decisão e no encontro de propósitos e situações favoráveis para os envolvidos no investimento.
- Venda e compra de instituições: Por último mas não menos importante, o valuation é amplamente utilizado para definir o valor de venda e compra de instituições a partir da análise global empresarial.
2 maneiras de calcular o valor da sua empresa
Para calcular o valuation de um determinado ativo ou instituição, há diversas técnicas disponíveis, e a escolha de uma delas vai depender das características da sua empresa e das suas respectivas necessidades.
A seguir, separamos as 2 principais maneiras de calcular o valor da sua empresa para detalhar:
1. Fluxo de Caixa Descontado (FCD):
A análise feita pelo método FCD possibilita a definição de um valor referente a capacidade que a empresa tem de gerar riquezas futuras a partir do custo de capital empresarial. Dessa forma, investimentos feitos, custos e riscos da corporação são levados em consideração.
Para a análise pelo método do Fluxo de Caixa Descontado, é necessário:
- Calcular o fluxo de caixa de um determinado período de tempo, sendo 5 anos ou mais.
- Definir a taxa de desconto a partir do custo de oportunidade do investidor, custos de financiamento e riscos
- Calcular o valor atual de todos os fluxos de caixa
Na prática, a fórmula da base de cálculo utilizada por este método é:
Equity Value = EV (+/–) Saldo das Contas Não Operacionais
Por não ser um método simples, a atuação profissional é importante e torna o processo mais assertivo.
2. Valor Patrimonial:
O valor patrimonial, como o próprio nome sugere, tem como base o patrimônio líquido da empresa. É uma maneira menos complexa de calcular o valuation, por isso, é amplamente utilizada em negociações.
Para chegar ao valor patrimonial de um determinado negócio, é necessário ter disponíveis os seguintes dados:
- Somatória de ativos circulantes e não circulantes
- Dívidas e demais obrigações nos passivos circulantes e não circulantes
Tendo os dados acima em mãos, é necessário subtrair os passivos dos ativos, a seguinte forma:
Ativos circulantes e não circulantes – Dívidas e obrigações nos passivos circulantes e não circulantes= Valor patrimonial da empresa.
Para esse método de cálculo, é necessário se ater aos valores utilizados e garantir que os mesmos sejam condizentes com a realidade empresarial.
Conclusão
Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o que é o valuation, sua importância e as maneiras de calcular o mesmo.
Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados.
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