Confira todas as vantagens do business intelligence para sua empresa!

O auxílio da tecnologia para o processamento de informações é fortemente estratégico para o desenvolvimento de empresas. O business intelligence, ou simplesmente BI, é um termo bastante atual no meio corporativo, e significa inteligência de negócios. 

São inúmeras as vantagens do business intelligence para sua empresa, com ele é possível, por exemplo, avaliar a performance dos funcionários, otimizar as estratégias e tomar decisões de forma mais confiável e assertiva.  

Mas precisamente, o business intelligence consiste em um conjunto de técnicas de coleta, organização, análise, compartilhamento, monitoramento e manutenção de  dados, que quando processados conseguem gerar informações essenciais que auxiliam as empresas nas suas estratégias de negócios

Atuando de modo automatizado, o BI consegue traduzir os dados coletados para uma linguagem mais simplificada, de fácil associação e interpretação, melhorando assim, o fluxo de informações entre gestores e colaboradores, que por consequência, aprimoram os processos operacionais de produtos e serviços.

e-Book gratuito

As principais vantagens do BI para os negócios

Agora que você já entendeu o conceito do Business Intelligence é hora de saber mais sobre os benefícios dessa importante ferramenta de gestão. Este post trouxe um conteúdo especial sobre o tema, e assegura vantagens que podem ser decisivas para o bom andamento do negócio frente a um mercado altamente competitivo. 

Confira algumas vantagens do BI! 

1. Auxilia no gerenciamento de informações 

O primeiro ponto que separamos das vantagens do Business Intelligence é o auxílio no gerenciamento de informações. É comum que muitos gestores tenham que lidar com uma enxurrada de dados, sendo certo, que quando utilizado de forma desordenada, um alto volume de informações vai mais atrapalhar do que ajudar. 

Daí, os processos de BI conseguem filtrar e organizar as informações, oferecendo ao usuário uma visão do que é mais relevante, favorecendo a tomada de decisão  e o atendimento às expectativas de mercado. 

2. Identificação de erros

Alguns gargalos das rotinas administrativas são decorrência de pequenas falhas, que podem ocorrer facilmente nos processos internos das empresas. Com a utilização do BI, através de técnicas de filtragem e extração de dados, os gestores são capazes de identificar erros e aperfeiçoar os processos diários. 

3. Avaliação da produtividade dos colaboradores 

O terceiro ponto que separamos das vantagens do Business Intelligence é a avaliação da produtividade dos colaboradores. Pela capacidade de agregar ferramentas de aferição de processos internos, crescimento empresarial, análise financeira, dados de performance da organização, é possível obter indicadores de métrica de desempenho dos funcionários, inclusive, permitindo que cada colaborador seja avaliado individualmente. 

4. Controle gastos

As soluções de business intelligence permitem que as empresas mantenham um amplo controle dos seus gastos. Deste modo, é possível correlacionar informações de custos e despesas com outros indicadores e demonstrativos, como fluxo de caixa, controle de estoque, demonstrativos de resultados, planejamentos de investimentos, dentre outros. Permitindo maior controle da administração sobre os recursos disponíveis. 

5. Aprimora a experiência dos clientes

O quinto ponto das vantagens do Business Intelligence é o aprimoramento da experiência dos clientes.

Muitas empresas contam com sites extremamente deficitários, por isso não conseguem enxergar as ações dos seus usuários nessas plataformas. Assim, não sabem o que de fato as levam a ganhar ou perder clientes. 

Com a adoção do BI, as empresas podem minerar dados de venda e pós venda, e ajustar suas estratégias de atendimento, otimizando a experiência dos clientes, buscando atender suas demandas, e consequentemente, fidelizá-los. 

6. Favorece o ambiente corporativo

É certo, que quando as informações são processadas de forma estruturada e precisa todo o ambiente de trabalho é favorecido, tornando-se mais diligente e enérgico, gerando uma melhora da condição a qual os colaboradores estão submetidos. 

Melhores condições de trabalho significam, em regra, maior rendimento funcional, uma vez que, os funcionários se sentiram mais motivados em gerar bons resultados.   

7. Maior competitividade de mercado 

O sétimo e último ponto das vantagens do Business Intelligence é a maior competitividade frente ao mercado.

Essa é uma decorrência dos outros benefícios já citados, pois, quando a empresa tem uma visão global dos processos, conseguem criar estratégias mais otimizadas, tornando-se mais preparadas para tomadas de decisões rápidas e assertivas.  

Algumas dicas para melhor utilizar o business intelligence em seu negócios 

Agora que você já percebeu as vantagens do business intelligence para sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar, existe uma  boa notícia. Hoje as tecnologias de BI são bem acessíveis para empresas de pequeno, médio e grande porte. E a relevância em se utilizar bem essas ferramentas são obter vantagens frente aos concorrentes por meio de captação de dados do mercado em que a empresa atua.   

Acompanhe algumas dicas de utilização do BI de maneira simples, organizada e eficiente:

1. Consolide as ferramentas de BI que pretende usar

A menos que você queira, não é preciso gastar fortunas com ferramentas de BI. Existe um leque que podem atender com qualidade a todos os bolsos, e inclusive, são totalmente customizáveis para atender ao que sua empresa precisa. 

Entretanto, é necessário que a ferramenta utilizada por sua empresa seja capaz de atender as demandas mais específicas, e se for preciso, contrate uma empresa especializada. 

2. Defina as equipes responsáveis para utilizar o BI

Em geral no ambiente corporativo, devido à implementação de software e ferramentas, o processo de business intelligence começa pelo departamento de TI, e as informações geradas pelos sistemas envolvem áreas como vendas, marketing, produção, comunicação, ou seja, praticamente todos os setores da empresa podem ser beneficiados

Logo, é extremamente necessário que todos os setores estejam alinhados com o processo. Estabeleça um responsável pelo BI e envolva os gestores de todos os departamentos, realizando reuniões regulares para definir informações e métricas. 

Assim, será possível ter maior assertividade nas informações e decidir quais são mais importantes para cada setor, seja no nível tático, estratégico ou operacional, gerando maior integração das equipes a fim de promover as mudanças necessárias.

3. Aproveite os dados que a empresa já dispõe

As ferramentas de BI se utilizam de dados de vários sistemas, e isso inclui até mesmo Big Data, que se refere a um grande volume de dados que chegam às empresas do dia a dia.  

Considera toda a gama de informações que sua empresa tem a disposição, e selecione aquelas sendo mais importantes numa óptica voltada para resultados. Converse com os gestores das áreas e defina as bases de dados a serem utilizadas. 

4. Realize treinamentos para interpretação de dados

Dados por si só não dizem muita coisa, são apenas elementos aleatórios, o que importa, de fato, é a interpretação correta desses dados. É primordial que os usuários do BI, estejam preparados para analisar e entender as métricas fornecidas pelas ferramentas. 

Para isso, realize treinamentos periódicos com os responsáveis pela inteligência corporativa, pois saber extrair as informações corretas do BI, é fundamental para o crescimento da empresa. 

Banner 1 1

Conheça a principais ferramentas do business intelligence 

São muitas as opções que o mercado oferece para BI, entendendo os mais diferentes propósitos da organização. 

Elencamos as 12 principais soluções usadas mundialmente: 

  • Microsoft Power BI
  • Tableau
  • Qlik
  • Birst
  • Domo
  • Board
  • Dundas BI
  • Google Data Studio
  • Looker
  • Salesforce
  • SAS Visual Analytics
  • SiSense

Pois bem! Neste artigo conseguimos observar que as vantagens do business intelligence para sua empresa não são poucas, e como resultado, facilitam imensamente a gestão do negócio. 

Gostou de conhecer sobre as vantagens, as dicas de implementação e de conhecer as principais ferramentas de business intelligence? Esperamos que sim! 

E caso ainda não tenha adotado essas tecnologias em seu negócio, não perca mais tempo, com certeza você está mais preparado para começar uma gestão corporativa de sucesso com o Business Intelligence! Conheça mais dos nossos serviços aqui ou fale conosco aqui.

BANNER 5

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: