Auditoria Contábil: entenda o processo e saiba porquê realizá-la!

Você já ouviu falar em Auditoria Contábil? Este serviço pode ser a solução para muitos problemas financeiros empresariais, e para conhecer melhor sobre ele e o seu funcionamento processual, basta prosseguir com a leitura do nosso artigo que está dividido nos seguintes tópicos:

Auditoria Contábil: O que é? 

De modo geral, a auditoria contábil é o processo de análise, consulta, diagnóstico e planejamento financeiro de uma determinada empresa. Dessa forma, a partir do serviço é possível melhorar significativamente a rotina do setor contábil e a saúde financeira corporativa. 

O processo é feito com base na análise de documentos e dados financeiros, inspeções internas e externas, planejamentos e direcionamento de decisões.  

Durante a audição, podem ser analisados o fluxo de caixa, a DRE (Demonstração de Resultado de Exercício), o balanço patrimonial, entre outros. Com os dados encontrados, o auditor contábil será capaz de definir a realidade financeira da instituição, seus principais problemas, oportunidades de investimento e melhorias. 

A auditoria contábil pode ser feita em toda e qualquer empresa, independente de porte, ramo ou mercado de atuação. Por isso, é válido reconhecer quando a sua empresa precisa do processo e os benefícios decorrentes do mesmo. A seguir, você entenderá como a auditoria funciona de forma prática e objetiva. 

Auditoria Contábil: Como funciona? Entenda o processo! 

Agora que você já sabe o que é a Auditoria Contábil e entende os seus objetivos, podemos partir para o foco principal do nosso artigo: O funcionamento do processo, que será explicado a partir do passo a passo a seguir. 

1. Pesquisa Ambiental

Em primeiro lugar, é necessário conhecer o local de atuação. Por isso, o auditor faz uma pesquisa ambiental de reconhecimento, para coletar os dados contábeis necessários e conhecer a empresa de um modo geral, entendendo a sua cultura, os meios de produção e atuação, entre outros. 

2. Planejamento

Após recolher as informações necessárias, é hora de planejar as estratégias adequadas às necessidades da empresa e suas respectivas características. É nessa hora que o contador analisa todos os dados, faz o diagnóstico dos problemas e observa as melhorias que podem ser feitas. 

3. Controle interno

Com o planejamento feito e antes de partir para os testes, é feito um controle interno, onde há melhor gestão dos sistemas de controle onde as informações são documentadas de forma detalhada. 

4. Teste de controle

O teste de controle, como o próprio nome sugere, é a etapa responsável por verificar se as mudanças previstas e aplicadas nas etapas anteriores são funcionais para a realidade do negócio. 

Dessa forma, a funcionalidade prática é avaliada juntamente aos princípios da empresa e a rotina da mesma, possibilitando a análise da viabilidade ou não das estratégias.  

5. Teste substantivo

O teste substantivo, por sua vez, tem o objetivo de executar os processos substantivos para garantir que os valores e os dados recolhidos são exatos e condizentes com a situação financeira real da empresa. 

6. Parecer do auditor

Para encerrar o processo e após os testes realizados, o auditor faz uma declaração dando o seu parecer sobre os resultados e dados obtidos anteriormente. 

Além disso, dá novas sugestões do que não foi funcional e do que pode ser melhorado, e redige o documento com base nas normas brasileiras de contabilidade, que devem ser seguidas e corretamente interpretadas pelos gestores da empresa em questão. 

Por fim, é válido salientar que o passo a passo acima foi escrito de acordo com a sequência de 6 etapas dada por Mariano Yoshitake, no livro Auditoria Contábil. 

Por que realizar a Auditoria Contábil? Conheça os benefícios 

Mas afinal, por que realizar uma auditoria contábil? A seguir, te mostraremos as principais características que denotam a necessidade dentro de uma empresa e os principais benefícios de contar com esse serviço.

Como bem sabemos, independente de necessidade, é importante que todas as empresas façam uma Auditoria Contábil. Entretanto, é válido destacar algumas características que denotam ainda mais necessidade, sendo elas:

  • Empresas com patrimônio maior que R$ 240 milhões anuais, medida prevista por lei
  • Empresas que desejam analisar suas ações e a conformidade legal das mesmas 
  • Empresas que desejam investigar possíveis fraudes e irregularidades 
  • Empresas que desejam diagnosticar problemas 
  • Empresas que desejam melhorar a saúde financeira e fazer um planejamento contábil efetivo 
  • Empresas que desejam facilitar a captação e atrair investidores 

Além das características acima, há benefícios incontestáveis decorrentes desse processo. Dentre todos eles, podemos citar como os principais:

  • Promoção da saúde financeira empresarial 
  • Redução de multas e erros financeiros gerais, incluindo os problemas fiscais e tributários 
  • Proteção contra fraudes 
  • Redução de gastos e custos gerais 
  • Melhor gestão de ativos e passivos
  • Melhor uso de recursos 
  • Controle efetivo de bens 
  • Cumprimento das leis e normas contábeis vigentes 
  • Aumento da eficiência dos processos empresariais 
  • Diagnóstico efetivo de erros e correção dos mesmos 

Com base nos benefícios citados acima, fica ainda mais evidente a necessidade de contar com uma assessoria contábil para melhorar os processos financeiros empresariais e reduzir significativamente a incidência de erros. 

Conclusão 

Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o que é Auditoria Contábil, como o seu processo funciona, a sua importância e os benefícios decorrentes da mesma. 

Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados. 

Se deseja ler artigos com temáticas semelhantes e capazes de acrescentar ainda mais conhecimento nas práticas empresariais, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo. 

Sobre a empresa 

Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.

Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor. Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.

Para conhecer melhor os nossos serviços e conversar diretamente com um de nossos especialistas, clique aqui.

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: