O Business Intelligence é uma metodologia estratégica que surgiu no ano de 1960, com o objetivo de compartilhar e relacionar as informações de forma efetiva nas empresas.
Com o passar dos anos, a metodologia foi sendo desenvolvida e associada com as novas tecnologias para direcionar as tomadas decisivas empresariais e relacionar corretamente os dados e as informações contidas.
Dessa forma, o BI (Business Intelligence) se tornou uma estratégia que tem como objetivo principal o desenvolvimento de empresas a partir de uma série de processos que associam tecnologia e informação, a partir da coleta, análise, gestão e compartilhamento de dados. Como principais exemplos desses processos, podemos citar:
- Métricas de desempenho: as métricas de desempenho são utilizadas para comparar os dados atuais e passados, possibilitando uma percepção do desenvolvimento em relação às metas pré-definidas e o quanto a empresa evoluiu para o alcance dessas metas. É fundamental para entender se as decisões tomadas e as estratégias aplicadas estão sendo efetivas.
- Mineração de dados: nesse processo, há o uso de estatísticas e bancos de dados para selecionar as melhores tendências dentro de um grande conjunto de dados.
- Relatórios: com o uso do Business Intelligence, há a geração de relatórios contendo análises de dados capazes de auxiliar nas tomadas decisivas e no direcionamento das demais estratégias empresariais.
- Análises descritivas e estatísticas: as análises descritivas são feitas a partir de dados antigos, enquanto as análises estatísticas relacionam as análises descritivas a conceitos estatísticos, explicando a motivação de determinadas ocorrências e evitando que os mesmos erros sejam cometidos.
- Análise visual: como o próprio nome sugere, é a análise feita a partir da visualização de dados antigos.
- Visualização simplificada de dados: relaciona-se com o tópico anterior, e é o processo responsável por transformar as informações em representações gráficas de fácil compreensão, tais quais diagramas, gráficos, histogramas, etc.
- Preparo de dados: é o processo que consiste em preparar os dados para a análise, recolhendo todos eles e selecionando as melhores fontes, as formas de visualização, os meios de interpretação, etc.
A partir da descrição dos processos acima, é possível entender como o BI consegue organizar efetivamente as informações empresariais e gerar um compartilhamento de dados de forma simplificada e compreensível para os colaboradores, proporcionando assim, melhor comunicação entre gestão e equipe e assertividade de processos.
Assim, a empresa poderá usar as informações compartilhadas a favor do crescimento empresarial, da resolução de problemas, do correto direcionamento e de maneira integrada para obtenção dos melhores resultados possíveis, nas condições e do cenário empresarial existente.
Business Intelligence: Importância e benefícios
Após entender o que é e como o business intelligence funciona, podemos te explicar o porquê dele ser uma solução, e não apenas uma opção a partir da sua importância.
A importância central do BI está diretamente relacionada com o seu objetivo, tendo em vista que o correto uso e compartilhamento de informações possibilita que as empresas tomem decisões assertivas e direcionem melhor as estratégias corporativas, relacionando os dados a comunicação empresarial e integrando diferentes setores e equipes.
A partir disso, uma série de outras vantagens serão obtidas, tendo em vista que o processo consegue melhorar significativamente a situação geral da empresa e sua gestão.
Dentre todos os benefícios existentes e decorrentes da metodologia, podemos citar como principais:
- Otimização de operações e processos: com a facilidade de interpretação de dados e a melhor comunicação entre gestão e colaboradores, as operações e os processos são otimizados significativamente.
- Maior facilidade para identificação de tendências: a partir do uso e da relação correta de dados e informações gerais sobre o negócio e o mercado, é possível identificar com mais facilidade as tendências mais atrativas para a empresa.
- Aumento de vendas e lucros: as vendas e os lucros também sofrem um aumento significativo, gerando maior renda empresarial e possibilidade de investimentos internos e externos.
- Ganho de vantagem competitiva: a partir dos dados é possível analisar e comparar os resultados da empresa com a concorrência, gerando assim um ganho de vantagem competitiva significativo.
- Elaboração de planejamentos efetivos: a partir da fácil compreensão e visualização de dados passados, se torna possível planejar efetivamente o futuro e os objetivos empresariais, tendo em vista o uso correto das informações para basear e direcionar todo o planejamento.
- Facilita as tomadas decisivas: as tomadas decisivas também tornam-se mais efetivas, direcionando assertivamente todo o rumo empresarial.
- Redução de erros e riscos: a incidência de erros e riscos também é uma importante vantagem decorrente do Business Intelligence, tendo em vista o uso estratégico dos dados contidos para melhor entendimento dos processos motivadores de insucessos, possibilitando a anulação, redução ou melhoria dos mesmos.
- Fidelização de clientes: por último, mas não menos importante, a fidelização de clientes também é um ótimo exemplo de como o Business Intelligence pode ser utilizado para beneficiar as empresas, já que a partir dele é possível coletar, entender e analisar informações importantes acerca dos consumidores, gerando maior conquista e fidelização de público.
A partir das vantagens descritas acima, fica fácil entender o porquê do Business Intelligence não ser apenas uma opção, mas sim, uma solução para boa parte dos problemas de diversos negócios.
Como implementar o Business Intelligence no seu negócio: O passo a passo
Agora que você já sabe o que é, como funciona, sua importância e respectivas vantagens, deve estar interessado em saber como implementar o Business Intelligence no seu negócio.
Para isso, simplificamos o entendimento no seguinte passo a passo:
- Selecione a melhor ferramenta
Como já sabemos, o Business Intelligence relaciona e compartilha dados a partir da tecnologia.
Por isso, é importante selecionar uma ferramenta capaz de atender as necessidades da sua empresa.
Atualmente, há uma série de softwares específicos para isso disponíveis. A Tableau, por exemplo, é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas pelo mundo.
- Utilize os KPIs
Os famosos Indicadores de Desempenho, conhecidos também como KPIs, são fundamentais nesse processo para viabilizar a análise dos resultados gerais obtidos.
- Organize e classifique os dados da sua empresa
Como todo o processo é baseado na gestão efetiva de dados, é fundamental que você classifique, separe, ordene e organize os dados da sua empresa.
- Mantenha metas e objetivos bem definidos
Como dissemos anteriormente, um dos objetivos principais do Business Intelligence é viabilizar o alcance de metas e objetivos empresariais.
Por isso, mantenha todos eles bem estabelecidos para possibilitar que todo o foco seja dado para o alcance dos mesmos.
- Consciente a sua equipe
Para fazer tudo funcionar, é importante que a sua equipe entenda e se adeque ao uso do Business Intelligence como estratégia.
Por isso, prepare reuniões para evidenciar o uso da metodologia e explicar os principais aspectos sobre ela. Afinal, sem entendimento dos colaboradores acerca da estratégia será impossível aplicá-la.
- Acompanhe os resultados e realize os ajustes necessários
Após conscientizar os seus colaboradores e viabilizar a implementação da estratégia, é hora de acompanhar os resultados obtidos e realizar os ajustes necessários em caso de insucesso ou ineficiência.
Os ajustes permitem que a melhor versão da estratégia seja alcançada, resultando consequentemente em consequências extremamente positivas.
Conclusão
Por fim, esperamos ter facilitado o seu entendimento sobre o tema após a leitura completa do nosso conteúdo.
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