Com o estudo das ciências sociais, a disseminação de conhecimento e o surgimento de gerações cada vez mais conscientes, a diversidade e a inclusão tornaram-se pautas fundamentais para as empresas.
Por isso, é necessário entender a importância de promover as pautas e os impactos positivos decorrentes das mesmas para o sucesso empresarial. Para ter o detalhamento do assunto, basta prosseguir com a leitura do nosso conteúdo, que está dividido nos seguintes tópicos:
Diversidade, Inclusão e os Direitos Humanos
O avanço social e a atribuição de conhecimentos humanitários têm modificado de forma significativa o modo populacional de pensar e agir.
Dessa forma, as pautas sociais estão cada vez mais evidentes e precisam ser atendidas para garantir o seguimento dos artigos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Dentre todos os artigos dispostos no documento, destacamos a seguir os que estão diretamente relacionados ao exercício da inclusão e o respeito à diversidade:
“Artigo 1
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Artigo 2
1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.
Artigo 3
Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Artigo 6
Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.
Artigo 7
Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
Artigo 18
Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto em público ou em particular.
Artigo 19
Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
Artigo 23
1. Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
2. Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
3. Todo ser humano que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
4. Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.
Sendo assim, é fundamental que os direitos citados acima sejam exercidos a partir da inclusão e do respeito à diversidade em todas as esferas sociais, incluindo as empresas, suas atividades, admissões e relações interpessoais.
Promoção da diversidade e inclusão nas atividades empresariais: Entenda porquê é tão importante para o seu negócio
Mas afinal, por que é importante promover a diversidade e a inclusão nas atividades do seu negócio? Em primeiro lugar, a promoção é necessária pela própria consciência social que a empresa deve ter em suas ações. Garantir e exercer os direitos previstos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos é dever de toda e qualquer instituição, independente de porte ou ramo.
Além disso, a promoção de pautas sociais causa impactos extremamente positivos para a imagem da empresa e a relação com os colaboradores e consumidores, aspectos fundamentais para o sucesso corporativo.
Sendo assim, a promoção é importante para aumentar a autoridade empresarial e incentivar práticas sociais benéficas para as equipes e os clientes.
Podemos destacar também vantagens decorrentes da promoção que justificam ainda mais a sua importância e necessidade, tais como:
- Maior captação e conquista de público
- Ganho de vantagem competitiva em relação a empresas que não tenham iniciativas de cunho social
- Aumento do lucro e das vendas a partir de ações específicas voltadas para o alcance de públicos diversos
- Redução de problemas judiciais relacionados a danos morais e demais modalidades de destratamento ou injúria
- Melhoria do clima empresarial pela promoção do respeito entre colaboradores e consumidores, evitando episódios de calúnia e injúria por preconceitos precedidos
- Aumento da satisfação de clientes e funcionários
- Ambiente de trabalho acolhedor e receptivo, gerando aumento de produtividade e melhorando a relação entre a empresa e os seus colaboradores
Por fim, é válido salientar que os benefícios citados acima são possíveis apenas com a implementação de medidas capazes de promover a inclusão e o respeito à diversidade. Por isso, a cultura organizacional e os princípios da empresa devem estar de acordo com as pautas sociais estabelecidas e o seguimento dos artigos definidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Conclusão
Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido a importância de promover a inclusão e o respeito à diversidade na rotina empresarial para o sucesso corporativo.
Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados.
Se deseja ler artigos com temáticas semelhantes e capazes de acrescentar ainda mais conhecimento nas práticas empresariais, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo.
Sobre a empresa
Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.
Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor. Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.
Para conhecer melhor os nossos serviços e conversar diretamente com um de nossos especialistas, clique aqui.