Toda e qualquer empresa, independente do seu porte, passa pelo processo de admissão de funcionários para composição da sua equipe de colaboradores.
Essa etapa é muito importante, pois irá definir a qualidade da sua equipe e consequentemente a qualidade dos produtos vendidos e dos serviços prestados pelo seu negócio.
Por isso, o processo de documentos para admissão deve ser feito cautelosamente, com a análise detalhada de informações acerca do indivíduo.
Para entender melhor os principais pontos a serem considerados nesse processo, basta ler com atenção o nosso próximo tópico explicativo.
Table of Contents
- Processo de admissão: Principais pontos a se considerar
- 10 documentos para admissão de funcionários que você deve se atentar
- 1. RG e CPF
- 2. Carteira de trabalho e previdência social
- 3. Título de eleitor
- 4. Comprovante de residência
- 5. Certificados, declarações e diplomas acadêmicos
- 6. Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)
- 7. Certificado de alistamento militar ou reservista
- 8. Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- 9. Certificado de nascimento ou casamento
- 10. Cópia da certidão de nascimento de filhos de até 21 anos
- Conclusão
Processo de admissão: Principais pontos a se considerar
Características importantes e fundamentais aos seus colaboradores
Definir um perfil ideal para o que você busca ao admitir um novo profissional é fundamental para a etapa de admissão ser assertiva.
Tal perfil vai depender, é claro, do cargo a ser preenchido, dos princípios e valores do seu negócio e das necessidades gerais da empresa.
Se deseja contratar um novo vendedor, por exemplo, é importante contar com um colaborador carismático, simpático e com capacidade de convencimento e conversão de vendas.
Entretanto, podemos citar como exemplo de características gerais de um colaborador comprometido:
- Eficiência
- Proatividade
- Comprometimento com horários e prazos
- Capacidade de trabalhar em equipe
- Responsabilidade
Como dito anteriormente, as outras características devem ser definidas de acordo com as necessidades do cargo a ser preenchido e os princípios e valores gerais da sua empresa.
Histórico trabalhista e experiência
Outro ponto muito importante a ser considerado no processo de admissão é o histórico trabalhista e a experiência na área de atuação.
Vale salientar que este ponto não deve ser usado como métrica de desclassificação, pois é fundamental acolher e preparar iniciantes no mercado de trabalho.
Entretanto, determinadas funções exigem experiência e um nível maior de preparação, e nesses casos você deve dar preferência aos indivíduos que se mostrarem melhor preparados para assumir e preencher o cargo com excelência.
Disponibilidade, interesse e compatibilidade com a área de atuação
Analisar a disponibilidade, o nível de interesse e a compatibilidade com a área de atuação também é fundamental para uma admissão assertiva.
Isso porque, às vezes, há interesse mas não há compatibilidade, o que pode prejudicar o trabalho realizado.
Por isso, é importante admitir indivíduos que se mostrem engajados, entendidos e compatíveis com a área de atuação da vaga oferecida, além de interesse e disponibilidade de horários.
Habilidades adicionais
Algumas habilidades podem não ser fundamentais, mas representam um peso significativo no currículo.
Dominar outras línguas como o inglês, por exemplo, pode não ser fundamental a determinadas funções, mas com certeza é um diferencial de destaque e pode ser de grande utilidade para a execução e as relações do trabalho.
Documentos pessoais
Por último e como tema principal do nosso artigo, está a análise de documentos pessoais, etapa fundamental para o registro adequado e legal dos colaboradores.
A exigência legislativa do registro de funcionários é prevista pelo artigo 41 da CLT, disposto da seguinte forma:
“Art. 41 – Em todas as atividades será obrigatório para o empregador o registro dos respectivos trabalhadores, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho.
Parágrafo único – Além da qualificação civil ou profissional de cada trabalhador, deverão ser anotados todos os dados relativos à sua admissão no emprego, duração e efetividade do trabalho, a férias, acidentes e demais circunstâncias que interessem à proteção do trabalhador. (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)”
Para entender as demais exigências legais e ter acesso a CLT completa, clique aqui e você será redirecionado ao Decreto-lei de nº 5.452, de 1º de Maio de 1943.
Além da obrigatoriedade legal, o registro e a análise de documentos pessoais é fundamental para identificação do profissional em questão, a partir de informações básicas como endereço, sexo, estado civil, etc.
Vale salientar ainda a necessidade de conhecimento da situação de vida atual do funcionário, seus direitos trabalhistas, suas contribuições e seus deveres jurídicos, como pensões a serem pagas, existência de dependentes participantes de planos familiares (como de vida e saúde, por exemplo), etc.
Por fim, agora que você entende a importância da apresentação de documentos para o processo de admissão, podemos te apresentar uma lista contendo X documentos admissionais aos quais você deve se atentar.
Para conhecer cada um deles, basta prosseguir com a leitura do nosso artigo.
10 documentos para admissão de funcionários que você deve se atentar
1. RG e CPF
O Registro Geral e o Cadastro de Pessoa Fisica são documentos importantes para identificação numerada de indivíduos e fundamentais ao registro legal de admissão.
2. Carteira de trabalho e previdência social
A carteira de trabalho e previdência social é fundamental não só para oficializar, regulamentar e definir o vínculo empregatício, mas também para a análise do histórico existente e as causas de demissões anteriores.
Além disso, ainda é necessário para registrar os anos de contribuição que serão fundamentais para permitir a aposentadoria de forma regular.
3. Título de eleitor
Fundamental para avaliar a conformidade legal e a situação eleitoral do cidadão a ser admitido.
4. Comprovante de residência
Como o próprio nome já fala, é necessário para comprovar a localização e a disposição geográfica do contratado.
5. Certificados, declarações e diplomas acadêmicos
Grande parte dos cargos ofertados atualmente exigem algum nível de formação escolar e acadêmica.
Por isso, faz-se necessário comprovar tais formações a partir de certificados, declarações e diplomas de conclusão.
Para cursos extras também é importante que a comprovação seja feita.
6. Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)
Fundamental para comprovar o estado de saúde atual e geral do colaborador.
Além disso, é importante para ser usado como comparativo da saúde do funcionário antes e depois do vínculo empregatício.
Isso porque, algumas doenças podem ser adquiridas ao decorrer dos anos de trabalho a depender do tipo de serviço prestado e das condições oferecidas pela empresa.
Assim, é necessário entender quais doenças já estavam presentes antes mesmo dos anos de trabalho e a sua influência perante agravamentos.
Normalmente o Atestado de Saúde Ocupacional
7. Certificado de alistamento militar ou reservista
Como bem sabemos, o alistamento militar é obrigatório para homens acima dos 18 anos.
Assim, é fundamental ter o certificado da realização do alistamento e da conformidade do indivíduo com a lei.
8. Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Para os trabalhos que envolvem direção, é imprescindível a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação com sua respectiva categoria.
9. Certificado de nascimento ou casamento
Garante a cidadania e deve ser apresentado por solteiros civis (a de nascimento) e casados (a de casamento.
10. Cópia da certidão de nascimento de filhos de até 21 anos
Importante para o entendimento da composição familiar e os respectivos dependentes.
Além disso, é necessário para a conformação dos planos oferecidos pela empresa, como plano de saúde, de vida e odontológico.
Conclusão
Após a leitura completa do nosso artigo, esperamos que as suas principais dúvidas acerca do tema tenham sido sanadas de forma simples e objetiva.
Ademais, se deseja ler mais artigos relacionados à área contábil conhecendo ainda mais a nossa atuação, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo. Caso deseje entrar em contato direto com um de nossos especialistas de forma gratuita para elucidar os problemas e as necessidades do seu negócio, clique aqui.