É fundamental que a comunicação interna dos condomínios seja bem trabalhada e disseminada entre o síndico, os funcionários e os inquilinos, promovendo o alinhamento e o engajamento de todos com as diretrizes do empreendimento.
Assim, com a participação e o empenho de todos é possível construir um ambiente mais harmonioso e confortável. Aliás, quem não deseja trabalhar ou morar em um espaço agradável, não é mesmo?
Junto à comunicação interna, o ponto central para o bem-estar de todos do condomínio, foram somadas outras soluções que auxiliam bem este processo, como é o caso do endomarketing, que nos últimos tempos vem sendo bem procurado, inclusive por gestores condominiais.
Pensando nas melhores estratégias de comunicação e nos reais benefícios gerados por estas ações, este artigo apresenta um conteúdo especial referente a endomarketing nos condomínios, a fim de ajudar nas rotinas diárias dos síndicos e administradores, melhorando os processos internos de comunicação, relacionamento e estímulos.
Confira!
Mas o que é endomarketing no condomínio?
Em linhas gerais, endomarketing, ou marketing interno, quando no âmbito empresarial, é uma estratégia de marketing focada no capital humano. Vale destacar que a base do endomarketing é o relacionamento.
Perceba, que quando uma companhia decide estabelecer uma relação transparente e saudável com seus colaboradores, ela está fortalecendo e fidelizando a relação desse público com a empresa.
Feita essa introdução, traga os conceitos que você acabou de ler sobre endomarketing e aplique no ambiente condominial.
Pois bem! A ideia aqui é aprimorar o relacionamento interpessoal e a participação ativa de todos com as causas do condomínio, promovendo uma relação cada vez mais respeitosa, prática, harmoniosa e efetiva.
O endomarketing para condomínio são ações realizadas internamente, adotando um conjunto de estratégias para beneficiar o ambiente em pauta. Para os colaboradores e os inquilinos de um condomínio comercial, considera-se aí o ambiente de trabalho. Já para moradores de condomínios residenciais, será o ambiente de moradia.
O marketing interno considera como primeiros clientes as pessoas de dentro da própria organização.
Veja, que se um novo morador pretende comprar um imóvel no seu condomínio, tem-se que não apenas os funcionários, mas também os moradores, desempenharão um papel de extrema importância, a fim, de dar a credibilidade do ambiente em questão, e potencializar os benefícios de se morar lá.
De modo similar, acontece no momento em que se contrata um novo colaborador, onde os antigos funcionários contribuirão para criar um clima empático e de satisfação profissional, favorecendo o comprometimento, a integração e a participação positiva de todos, propiciando um ambiente de trabalho mais amistoso e produtivo.
É fato, que quando os colaboradores e os inquilinos da unidade estão insatisfeitos e desmotivados com o ambiente, geram-se certos problemas.
Assim como nas empresas, quando os funcionários do condomínio estão insatisfeitos, tornam-se pessoas improdutivas e pouco comprometidas com as atribuições diárias, executando seus trabalhos com qualidade a quem do esperado.
Quanto aos inquilinos, a ideia é basicamente a mesma, com a insatisfação, as pessoas tornam-se menos empenhadas com causas locais, se abstendo de participar de reuniões, votações, e inclusive, as rotinas mais básicas do dia a dia podem se tornar enfadonhas, e consequentemente negligenciadas.
Assim, a realização de ações que promovem a felicidade e a satisfação das pessoas do condomínio, contribuem para que todos se posicionem a respeito de tudo afeta o local. Logo, o conforto, o bem-estar e a disponibilidade espontânea destas pessoas serão naturalmente percebidas.
Quais os benefícios reais de aplicar o endomarketing no seu condomínio?
Agora que você já se familiarizou com o termo endomarketing, e conhece a sua aplicação em condomínios, é o momento de conhecer quais as maiores vantagens que esta ferramenta pode oferecer ao seu ambiente.
Lembrando sempre, que aqui, esse ambiente vai além do trabalho, uma vez que o condomínio engloba, principalmente, moradia.
Os benefícios, embora sejam muitos, irão variar conforme os objetivos e diretrizes da unidade condominial. É importante, antes de implantar o endomarketing, criar um plano de ação a partir dos objetivos a serem alcançados.
Defina se você quer algo mais genérico, que estimule a todos, ou pretende voltar seus esforços apenas para um grupo específico.
Então, confira agora os benefícios mais percebidos pelo uso do endomarketing:
- Otimiza a participação dos inquilinos nas assembleias gerais;
- maior probabilidade de adesão dos projetos de bem-estar comum;
- comprometimento dos inquilinos com a manutenção de um ambiente harmônico;
- maior integração entre síndicos, colaboradores, inquilinos;
- maior engajamento dos funcionários com o condomínio;
- menor rotatividade de funcionários e inquilinos;
- aumento da produtividade;
- melhora do clima no ambiente de trabalho;
- conscientização sobre as demandas;
- maior qualidade sobre as tarefas realizadas;
- empatia dos usuários externos com o condomínio;
- maior comprometimento de todos com o dia a dia do condomínio.
Como pode-se observar, o endomarketing tem grande reflexos sobre os colaboradores, e como já mencionado, afeta positivamente na rotatividade dos funcionários, e este post, destaca isso como ponto alto. Ou seja, a qualidade e o bom funcionamento das rotinas do condomínio, estão diretamente ligadas à manutenção dos funcionários.
Então, contar com um time fidelizado e satisfeito é fundamental para o ambiente de trabalho, garantindo assim mais tranquilidade para síndicos e administradores.
Por onde começar o processo de implantação do endomarketing?
Se você já definiu quais são os objetivos a serem alcançados e o alvo do endomarketing, então, é hora de implantá-lo em seu condomínio.
Para garantir que os resultados sejam satisfatórios é primordial desenvolver um trabalho de comunicação interna, em que todos estejam alinhados com as ações.
Agora, imaginemos que seu foco será em um grupo específico, por exemplo, os funcionários do condomínio. Procure entender como anda a relação dessas pessoas com o ambiente de trabalho, conheça o perfil de cada colaborador e suas reivindicações. Em suma, esse é o momento de coleta de dados.
O passo seguinte, é traçar estratégias que possibilitem atender as necessidades dos funcionários e alinhando-os aos objetivos, necessidades e demandas do local. Todos devem estar na mesma sintonia!
É claro que nem todas as necessidades poderão ser atendidas, e isso é absolutamente normal em qualquer lugar.
Diante disso, os síndicos e os administradores deverão analisar criteriosamente o que pode ser feito, para atender que pedidos fazem sentido, promovendo programas que busquem realizar aqueles pelitos que contribuem efetivamente para a rotina de trabalho do condomínio, tornando as tarefas desses colaboradores mais prazerosas e satisfatórias.
Agora, imaginemos outro cenário, em que os inquilinos são o foco do marketing interno, o processo é bem parecido. Analisar o perfil de cada um, histórico de mudanças, pleitos, informações sobre participação em assembleias e votações, dentre outros.
De posse dos dados, também devem ser criados planos de ações que promovam o envolvimento dos inquilinos com o condomínio.
Exemplo de ações de marketing interno
São inúmeras as possíveis ações de endomarketing. Contudo, todas precisam atender os interesses e as necessidades do público alvo e do local, neste último caso, leia-se, condomínio.
Confira abaixo alguns exemplos que podem ser implantados em seu condomínio, mas saiba que não há limites para a imaginação.
- Pesquisa de satisfação local;
- Iniciativas de integração de pessoas;
- Treinamentos e capacitações dos colaboradores;
- Política de benefícios para inquilinos e funcionários;
- Reconhecimento de bons exemplos;
- Conteúdos de transparência na gestão do condomínio;
- Campanhas de conscientização;
- Feed colaborativos.
O endomarketing pode ser explorado no seu condomínio de diversas maneiras, sempre, é claro, com muita responsabilidade e bom senso. É uma ferramenta cada vez mais usada para promoção da qualidade de vida e do trabalho no espaço condominial.
Se você ainda não adotou, não perca tempo, essas ações fortalecerão as relações internas, tornando seu condomínio um local reconhecidamente agradável para se morar e trabalhar. Conheça mais dos nossos serviços aqui ou fale conosco aqui.