Tudo o que não pode faltar numa Gestão Tributária estratégica empresarial!

Você sabe o que é Gestão Tributária? Essa importante área da contabilidade vem ganhando cada vez mais destaque pela sua importância, e apresenta benefícios incontestáveis para as empresas. 

Para conhecer mais sobre e entender o que não pode faltar em uma gestão tributária estratégica, basta nos acompanhar na leitura dos seguintes tópicos: 

  • Gestão Tributária: O que é? 
  • O que faz um Gestor Tributário? 
  • Importância e benefícios da Gestão Tributária estratégica empresarial 
  • Tudo o que não pode faltar numa Gestão Tributária estratégica empresarial! 
  • Como analisar a efetividade da gestão tributária? 
  • Conclusão 
  • Sobre a empresa 

Gestão Tributária: O que é? 

A gestão tributária, como o próprio nome sugere, é uma área da contabilidade que tem como objetivo principal a administração efetiva de processos empresariais que envolvem o pagamento de tributos, promovendo também o planejamento financeiro e estratégico. 

Dessa forma, a gestão tributária envolve a definição e o planejamento de fatores fiscais importantes, indo desde a escolha assertiva do regime tributário empresarial até a precificação de produtos e o entendimento de benefícios fiscais. 

Além disso, a análise detalhada dos tributos pagos e o planejamento para recolhimento dos mesmos também são atitudes fundamentais para a saúde financeira corporativa. 

Com base no que foi dito acima, podemos perceber que não é uma tarefa fácil, por isso, a atuação de um profissional da área deve ser considerada. A seguir, explicaremos melhor o que um gestor tributário faz e o seu papel dentro do setor contábil. 

O que faz um Gestor Tributário? 

Um estudo divulgado pela plataforma Cupom Válido demonstrou que dentre os 111 países participantes da pesquisa, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial de carga tributária, perdendo apenas para Malta. 

Além disso, é válido salientar também que as empresas brasileiras pagam um valor tributário 70% maior do que a média mundial, sendo a alíquota por volta de 34%. Como dito anteriormente, o Brasil perde apenas para Malta, que possui alíquota de 35%. Ou seja, estamos a 1% da maior tributação mundial. 

Esses dados além de preocupantes, são percebidos na rotina empresarial e fiscal brasileira, tendo em vista o alto índice de gastos com recolhimento fiscal. Válido salientar também que além das altas taxas tributárias, há uma série de normas e exigências legais que devem ser seguidas pelas empresas. 

Sendo assim, é parte da rotina de um Gestor Tributário o conhecimento de todas as normas, a garantia do cumprimento delas e de demais obrigações, incluindo as acessórias. 

Ademais, o profissional também é responsável por implementar a gestão tributária de forma estratégica, promovendo o desenvolvimento empresarial e a melhoria da saúde financeira. 

Como exemplos de tarefas comuns a todo e qualquer gestor tributário, podemos citar: 

  • Elaboração do planejamento tributário 
  • Apuração de impostos, sejam eles diretos ou indiretos 
  • Revisão de obrigações acessórias 
  • Estudo legislativo e seguimento de normas 

Assim, fica evidente a importância da atuação profissional para uma gestão tributária estratégica e efetiva, capaz promover crescimento e elevar o patamar empresarial. 

Importância e benefícios da Gestão Tributária estratégica empresarial 

Como bem sabemos, os tributos são parte importante do planejamento e da vitalidade financeira de uma empresa. Por isso, é fundamental contar com medidas administrativas e contábeis capazes de gerir, da melhor forma possível, o planejamento, a apuração e o pagamento de tributos e impostos gerais. 

Além disso, a gestão tributária também é importante para diminuir a incidência de erros e riscos relacionados às irregularidades fiscais, como atrasos, multas e demais penalidades. Isso porque a incidência de tais problemas pode impedir a continuidade das atividades empresariais, situação essa tão indesejada por todo e qualquer proprietário/gestor. 

Ademais, podemos citar também benefícios que vão além da importância e tornam a Gestão Tributária ainda mais necessária, tais quais: 

  • Garantia de uma rotina de gestão efetiva 
  • Seguimento das particularidades das atividades exercidas, considerando também a cidade, o estado e o regime tributário de enquadro 
  • Redução de custos 
  • Melhoria da saúde financeira 
  • Melhoria de demais pendências contábeis 
  • Garantia da organização financeira tributária 
  • Uso de estratégias financeiras e fiscais 
  • Aproveitamento de benefícios fiscais 
  • Maior segurança de pagamento e recolhimento fiscal 

Agora que você já sabe o que é, a reconhece a importância e os meios de atuação, podemos partir para o ponto principal do nosso artigo: Tudo o que não pode faltar numa Gestão Empresarial Estratégica. 

Tudo o que não pode faltar numa Gestão Tributária estratégica empresarial! 

Para que a Gestão Tributária seja, além de funcional, estratégica e assertiva, é importante contar com algumas medidas e técnicas específicas. A seguir, vamos te mostrar tudo o que não pode faltar numa Gestão Tributária estratégica empresarial. 

Conhecimento e seguimento da lei 

Em primeiro lugar, é fundamental conhecer a legislação federal, estadual e municipal tributária vigente no local de atuação da sua empresa. Conhecendo a lei vigente, será possível seguir as normas determinadas e evitar problemas legais significativos.

É importante também manter o conhecimento e a descrição das normas atualizadas, para que não haja desencontro de informações. 

Realização de auditorias 

As auditorias, ao contrário do que muitos pensam, também podem ser feitas de forma preventiva. Assim, é importante que o profissional responsável faça auditorias preventivas para que o fisco não encontre grandes problemas quando a auditoria fiscal oficial for realizada. 

Planejamento 

Por último, mas não menos importante, o planejamento tributário é fundamental no processo de gestão. Isso porque o planejamento tem como objetivo principal o pagamento mínimo de tributo dentro da legislação. 

Assim, os gastos com impostos são reduzidos sem infração legal e fiscal. 

Como analisar a efetividade da gestão tributária? 

Após aplicar as dicas dadas, é importante usar meios para testar a efetividade da gestão. Para isso, os indicadores de desempenho são grandes aliados, tendo em vista a capacidade que os mesmos têm de analisar os resultados e a valia de determinada ação.

Além disso, a análise da efetividade é importante para manter a disciplina e o padrão da gestão sempre em ótimos níveis. A seguir, separamos alguns indicadores de desempenho que poderão te ajudar nessa missão. 

Notas Fiscais emitidas 

Em primeiro lugar, é fundamental conferir todas as notas fiscais emitidas, para ter certeza de que a emissão foi feita corretamente e para evitar possíveis erros de preenchimento. Além disso, você poderá também revisar a aplicação de benefícios fiscais e, caso necessário, pedir reajustes. 

Análise de alíquotas 

A análise de alíquotas deve ser feita para controlar, mensalmente, o valor real tributário e o valor total do faturamento que está sendo gasto com o pagamento de tributos. Assim, será possível fazer um planejamento mais funcional e efetivo. 

Devoluções e cancelamentos 

É fundamental analisar todas as devoluções e cancelamentos para que o faturamento mensal seja corretamente deduzido. Assim, o imposto pago sobre essas operações também será deduzido com maior assertividade. 

Conclusão 

Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o que é a Gestão Tributária, sua área de atuação, a importância da mesma e todos os outros aspectos apresentados sobre o tema. 

Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados. 

Se deseja ler artigos com temáticas semelhantes e capazes de acrescentar ainda mais conhecimento nas práticas empresariais, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo. 

Sobre a empresa 

Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.

Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor. Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.

Para conhecer melhor os nossos serviços e conversar diretamente com um de nossos especialistas, clique aqui

BANNER 5

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: