Outsourcing Contábil: entenda o que é e quando contratar

No Brasil, o outsourcing contábil vêm evoluindo e criando novas necessidades e demandas.

Com isso, muitas empresas estão sofrendo mudanças organizacionais e têm reestruturado seu ambiente corporativo. Tomando medidas que possam assegurar a estrutura, os processos e toda a operação da empresa. 

Muitas vezes, o impacto das mudanças trazem a necessidade de redução de custos e um replanejamento como ferramenta estratégica.

Um empresa focada na gestão precisa conter despesas e melhorar seus processos para que consiga manter a qualidade dos seus serviços. 

Diante disso, o setor de contabilidade do seu negócio também é afetado, surgindo assim uma nova demanda  para seu contador, a outsourcing contábil.

Então, se sua empresa deseja saber mais sobre o que é outsourcing contábil, a sua importância e quando deve contratar esse serviço, continue aqui conosco.

Mas afinal, o que é Outsourcing?

É  uma expressão da língua inglesa que tem o seguinte significado:

  • out =  fora 
  • sourcing =  fonte

Ou seja, significa que você buscará a fonte de algo externamente, algo que é bastante comum na vida empresarial. No Brasil, costumamos chamar esse tipo de serviço de  terceirização.

Porém, terceirização é um termo utilizado equivocadamente para esta situação.

Outsourcing x Terceirização

Embora sejam termos utilizados para situações parecidas, são duas expressões com significados diferentes. 

Veja só: o outsourcing pede um serviço especializado e focado em determinada área, com mão de obra técnica e experiente. Já a  terceirização comum é algo menos minucioso e sem tanta necessidade de conhecimento técnico.

O que é o Outsourcing Contábil?

É uma tendência que se justifica por diversos motivos. Por se tratar de um departamento vital para qualquer negócio e na maioria das vezes não dispor de espaços físicos e uma estrutura que comporte uma equipe de contabilidade contratada internamente para sua empresa, a solução é buscar uma equipe externa.

Outsourcing contábil é uma solução para empresas que desejam contar com profissionais especializados na área da contabilidade, permitindo a redução de custos e ganhos em produtividade e eficiência.

Em resumo, é uma solução completa que “terceiriza” as atividades fiscais, financeiras e gerenciais da contabilidade nas empresas. Inclusive, esse termo deriva de um outro conceito que talvez você já tenha ouvido falar: o  Business Process Outsourcing, conhecido como BPO.

Dessa forma, não é necessário instalar um departamento interno, nem se preocupar com a administração do setor. Mas, é essencial que realize o acompanhamento deste serviço.

Quais as vantagens do Outsourcing Contábil?

A primeira vantagem está relacionada ao custo de manter uma estrutura interna e profissionais especializados para atender as demandas da contabilidade. Sabemos que para isso, é necessário desembolsar um valor alto do caixa mensalmente.

Você teria que arcar com salários e custos trabalhistas dos contadores que estariam em seu quadro de funcionários, além de ter que lidar com o cronograma de férias de cada um, décimo terceiro, encargos e ainda controlar uma equipe interna muito maior. 

Contratar um serviço de outsourcing contábil é financeiramente mais vantajoso do que instalar um setor inteiro. Isso faz com que a empresa economize capital, garanta uma mão de obra especializada e eficaz, evita gastos com benefícios de colaboradores, também evita problemas trabalhistas e dispõe de um  trabalho mais otimizado.

Em um setor que passa por mudanças e adequações recorrentemente, tanto nas demandas contábeis como tributárias, o outsourcing é forma interessante de ter sempre profissionais atualizados. Além de ajudar a evitar erros e minimizar o risco de problemas futuros.

Equipe analisando as vantagens do Outsourcing Contábil
Foto de fauxels no Pexels

Quando devo contratar?

Diversos empreendedores e gestores já entenderam que simplificar e padronizar certos processos na empresa a tornará mais bem administrada e competente e como consequência ela possa obter melhores resultados.

Não existe um momento correto para contratação desse tipo serviço. Não existe uma fórmula mágica para administrar um negócio. Cada momento ou etapa é resultado do conjunto de fatores que movem a empresa. 

Mas, é possível observar alguns elementos e situações que podem agilizar a contratação desse serviço:  expansão de seu quadro de colaboradores, otimização de processos internos ou precisar de um profissional com um conhecimento específico sobre alguma área da contabilidade que não seja dominada pelo resto do time. Dessa maneira é possível agregar valor à equipe e ampliar o leque de serviços oferecidos aos seus clientes.

Quais serviços o Outsourcing Contábil pode oferecer?

Como podemos ver, o outsourcing contábil pode ser uma alternativa brilhante e nenhum negócio pode deixar de considerá-lo em sua realidade. 

Ele poderá oferecer diversas soluções para seu negócio. As mais comuns  são:

  • Elaboração das Demonstrações Contábeis, adequadas aos padrões contábeis locais e internacionais;
  • SPED Contábil – ECD (Escrita Contábil Digital) e ECF (Escrita Contábil Fiscal).;
  • Análise de documentos para correto registro contábil;
  • Declaração de imposto de rendas de sócios;
  • Revisão fiscal e contábil;
  • Apuração de tributos sobre o lucro;
  • Assessoria e consultoria na reestruturação societária no que tange às obrigações fiscais e declarações acessórias;
  • Relatórios para atendimento a agências e órgãos reguladores;
  • Relatórios gerenciais customizados conforme a necessidade da empresa;
  • Análise e assessoria na definição de opção do regime de tributação;
  • Consultoria Tributária.
  • Obrigações acessórias, entre outras.

E para concluir

Mostramos como a empresa pode usar o outsourcing como aliado para gestão de alta qualidade do seu negócio.

Se a contratação de um time especializado pode colocar em risco a saúde financeira da sua empresa, por ser um custo alto de manutenção, a solução é justamente essa: outsourcing contábil.

Além de suprir as necessidades contábeis e fiscais do seu negócio, o outsourcing permitirá também que se dedique a outras atividades essenciais para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio. 

Outro benefícios para o gestor  é ele ter mais tempo para se dedicar ao próprio core business da empresa, sem preocupações com seu setor contábil. 

E ai? Está esperando o que para procurar um especialista para contratação desse serviço?

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Sobre o autor

admin

Relacionados

Categorias

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: