PME: A terceirização da contabilidade é necessária?

A terceirização do setor contábil é um serviço que vem ganhando muita notoriedade pelas vantagens que oferece e pela importância que tem para grande parte das empresas

Apesar do amplo uso e sucesso, algumas instituições ainda não reconhecem a necessidade de atuação contábil especializada. Empresas PME acreditam que o pequeno porte não exige demandas financeiras suficientes para a terceirização do serviço.

Entretanto, mostraremos a seguir a necessidade e as principais vantagens da terceirização contábil para pequenos e médios negócios a partir dos seguintes tópicos: 

Terceirização da contabilidade: O que é e como funciona?

Conhecido popularmente como Outsourcing Contábil, a terceirização da contabilidade é o serviço que tem como objetivo principal o repasse de obrigações financeiras empresariais para empresas especializadas. Dessa forma, é a solução para muitas instituições que apresentam falhas e irregularidades na gestão contábil interna. 

Ao contratar este serviço e terceirizar o setor contábil empresarial, todas as demandas financeiras ficam sob a responsabilidade de equipes especializadas e capazes de alavancar os resultados do negócio. 

Para isso, é necessário analisar com cautela a equipe em questão e a qualidade do serviço ofertado, além das ferramentas utilizadas e o compromisso dos profissionais envolvidos em melhorar a gestão financeira da empresa com competência, transparência e responsabilidade. 

Em suma, com escolhas certeiras de equipe e comprometimento, o Outsourcing Contábil é um serviço extremamente vantajoso para as empresas que desejam tornar a gestão financeira mais efetiva e funcional para a realidade corporativa existente. 

A terceirização da contabilidade é necessária para empresas PME? 

Ao contrário do que muitos pensam, a terceirização da contabilidade também é válida e vantajosa para as empresas PME (de pequeno e médio porte), tendo em vista a necessidade de atuação contábil profissional para o crescimento econômico corporativo em um país com diversas burocracias como o nosso. 

Desse modo, a necessidade de terceirização é ainda maior para PME que desejam ter desenvolvimento econômico efetivo, dentro das exigências legais e de forma estável a médio e longo prazo.  

Afinal, é comum que os processos burocráticos e financeiros existentes causem confusão em proprietários e gestores de pequenos negócios. Ao contar com um serviço especializado de gestão e demanda financeira, tais processos são simplificados e melhorados de forma extremamente positiva. 

O cumprimento de obrigações fiscais e tributárias, o planejamento financeiro, a quitação de dívidas, o registro de entradas e saídas, a análise de investimentos internos e o uso racional de recursos são só alguns exemplos de todas as ações realizadas pelos profissionais contratados e terceirizados.  

Dessa forma, há uma associação entre otimização e efetividade de gestão financeira, garantindo e promovendo a estabilidade da saúde econômica empresarial a partir de medidas e estratégias voltadas para a resolução de problemas e assistência às necessidades do negócio. 

Além disso, a terceirização contábil é de baixo custo, característica esta que viabiliza a contratação do serviço e o torna ainda mais vantajoso para proprietários e gestores de pequenas e médias empresas.  

Benefícios decorrentes da terceirização que vão além da importância central

Agora que você já sabe o que é a terceirização contábil e entende a necessidade do serviço para o sucesso de pequenas e médias empresas, podemos te mostrar os benefícios que vão além da importância central. Dentre todas as vantagens existentes, podemos citar como principais: 

Tendo em vista a atuação profissional especializada, a experiência e a responsabilidade de ações, o cumprimento da lei é garantido a partir do conhecimento e seguimento efetivo de todas as exigências legalmente previstas. 

Assim, há maior segurança dos processos e a garantia de menores problemas legais, o que garante também a continuidade das atividades empresariais e reduz a incidência de multas e prejuízos. 

Crescimento econômico e empresarial 

Com a gestão financeira efetiva, há o desenvolvimento econômico e consequentemente empresarial. O faturamento cresce, os investimentos também e a empresa evolui de forma progressiva. 

Redução de custos 

A elaboração de um planejamento financeiro inclui a redução de custos gerais e desperdícios, a partir da associação entre análise de processos e estratégia. Dessa forma, os gastos diminuem enquanto a lucratividade aumenta, gerando maior capital empresarial. 

Direcionamento de tomadas decisivas 

As decisões decisivas são fundamentais para definir o curso e o sucesso empresarial. A partir da gestão financeira qualificada é possível analisar com cautela cada uma das decisões a serem feitas, gerando maior assertividade das mesmas. 

Melhor utilização de recursos 

Os recursos disponíveis também são melhor utilizados, tendo em vista o racionamento dos mesmos para a redução de custos e melhor aproveitamento do capital financeiro. 

Aumento da produtividade e eficiência empresarial 

Por fim, a gestão financeira efetiva é capaz de impactar de forma positiva na produtividade empresarial de modo geral, tendo em vista o melhor uso do tempo para outras questões além das financeiras.

Afinal, os gestores e profissionais antes responsáveis pelo setor contábil agora terão tempo suficiente para se dedicar a outras atividades administrativas. 

Conclusão 

Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha entendido o serviço de terceirização contábil, como ele funciona, a sua importância, se é necessário para empresas PME e os benefícios decorrentes. 

Esperamos também que as informações aqui fornecidas sejam úteis na rotina da sua empresa, facilitando e melhorando os seus resultados. 

Se deseja ler artigos com temáticas semelhantes e capazes de acrescentar ainda mais conhecimento nas práticas empresariais, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo. 

Sobre a empresa 

Fundada em 1991, a Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, empresa que fornece Contabilidade Consultiva vem, ao longo de anos, experimentando um grande fortalecimento profissional e conquistando destaque no mercado, atestado pela sua extensa e diversificada carteira de clientes.

Acreditamos que o ambiente de trabalho pode ser leve e desafiador e que fazer bem as coisas e o bem às pessoas fará com que o mundo se torne melhor.

Atuamos em vários estados brasileiros, sempre replicando os mesmos parâmetros da nossa Prática de Gestão, que além de englobar nossas referências e crenças congrega a criatividade, a diversidade e a multiplicidade do conhecimento.

Para conhecer melhor os nossos serviços e conversar diretamente com um de nossos especialistas, clique aqui

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: