Embora muitas vezes não seja reconhecida, a contabilidade é, sem dúvidas, um dos pilares que sustentam as atividades de qualquer empresa.
Para que seu negócio opere de forma regular e legal, existem diversos processos e normas a serem seguidos.
Por isso, é fundamental o suporte de profissionais especializados na área para manutenção de uma empresa saudável.
Diante disso, surgiu uma nova modalidade de contabilidade: a Contabilidade Consultiva, e vem se tornando um suporte na gestão financeira e estratégica das empresas.
Mas se você nunca ouviu falar ou ainda tem dúvidas se ela vale a pena, continua lendo esse conteúdo e aprenda tudo sobre a contabilidade consultiva.
O que é a Contabilidade consultiva?
A contabilidade consultiva é um modelo de negócio no qual o contador atua mais próximo dos seus clientes, de forma mais estratégica, garantindo melhores resultados e promovendo tomadas de decisões mais planejada e assertivas para a empresa.
Na contabilidade consultiva, o contador utiliza a Ciência da Contabilidade para auxiliar seus clientes a entender melhor o seu negócio e para diagnosticar e cuidar da saúde das pequenas empresas, levando-as à riqueza e aos melhores resultados.
A alma da Contabilidade consultiva é a análise, conferência e apresentação clara da informação contida nos relatórios contábeis e financeiros.
Qual a importância da Contabilidade Consultiva?
Uma das principais causas de falência das empresas se dá pela falta de acompanhamento.
Existem várias situações que podem ser identificadas capazes de evitar a falência se reconhecidas a tempo.
A análise das movimentações financeiras é uma delas.
É nas movimentações financeiras que é possível identificar se há excesso de dívidas na empresa, falhas no controle financeiro, queda nos resultados, entre outros sintomas que implicam em uma falência.
Nisso, a contabilidade consultiva desenvolve práticas de gestão dentro de uma instituição.
Ela quem possibilita tornar uma empresa mais lucrativa e promove o desenvolvimento sustentável dela.
Para isso, é necessário considerar em um profissional qualificado 3 pontos importantes.
Deverão apresentar competências relacionadas a:
- Planejamento tributário, financeiro e estratégico;
- Ferramentas de controle financeiro;
- Preparo atender a demanda de sua empresa.
O ideal é que um empreendedor conte com o suporte de uma consultoria contábil antes mesmo de formalizar seu negócio.
Porém, é uma realidade que nem sempre ocorre.
Para essa etapa da empresa, a consultoria poderá auxiliar na constituição empresarial escolhendo o melhor formato jurídico, regime tributário e até nos CNAES relacionados à operação da empresa.
Como funciona a contabilidade consultiva?
A contabilidade consultiva funciona como uma troca de informações.
De um lado, o empresário tem o dever de fornecer informações sobre o andamento e a movimentação da empresa.
Do outro, o contador deverá analisar os números e promover planos de ações baseados na necessidade do negócio.
Com base nessas informações, registros e demonstrações, que será possível gerar indicadores que contribuirão para análise e acompanhamento do desenvolvimento sustentável das empresas e servirão como estratégia do planejamento empresarial.
Uma alternativa encontrada para essa demanda é investir na terceirização de processos através de ferramentas de gestão.
Um delas é o BPO Financeiro, que possibilita aproximação com os clientes e praticidade no recebimento de informações.
Com o BPO, acontece a integração de todos os processos dos diversos setores com a contabilidade, facilitando o domínio dos números e dos processos internos da organização.
Quais os benefícios da contabilidade consultiva?
Com o uso inteligente dos dados e o aprofundamento das análises financeiras e contábeis, a contabilidade consultiva tem um impacto positivo muito considerável nas empresas que optam por aderir a esse tipo de serviço.
Nesse contexto, inúmeros benefícios podem ser identificados com a adesão dessa estratégia.
Listamos 3 deles:
1. Redução de custos
Com a análise e a metodologia utilizada pela contabilidade consultiva, é possível a visualização e a compreensão dos valores relacionados às operações da empresa.
Com isso, fica mais fácil identificar possíveis gastos desnecessários ou reajustar os processos internos a fim de economizar tempo e aumentar a produtividade, resultando numa melhor performance empresarial.
2. Inovação
Embora a contabilidade consultiva não deixe de lado as práticas da tradicional contabilidade, como apurar fluxo de caixa, elaborar orçamentos anuais e controlar passivos fiscais, sabemos que seu foco não é esse.
Por se tratar de uma nova visão de contabilidade, é uma ótima oportunidade de inovar nos processos internos da empresa, pois a contabilidade consultiva anda lado a lado com a tecnologia.
A inovação surge por meio não somente da consultoria contábil em si, mas através da automatização dos relatórios, dos sistemas de controle financeiro, no aprimoramento e padronização dos ERP’s.
Já se tratando dos processos contábeis, a sua modernização surge com a aplicação de assinatura eletrônica, documentos digitais e o uso do Certificado Digital também contribuem para que a contabilidade seja mais dinâmica, eficiente e inovadora.
3. Geração de valor
A aproximação proposta pela contabilidade consultiva tem impacto positivo na saúde financeira da organização.
Logo, se transmitido em linguagem acessível, ajuda na elaboração do planejamento e nas tomadas de decisões.
Além de impulsionar o crescimento empresarial, reduz falhas nos processos, o que afeta diretamente os serviços entregues aos seus clientes.
Com isso, o serviço oferecido demonstra mais valor e qualidade do serviço oferecido, o que pode ser visto como um diferencial importante na prospecção e retenção de clientes.
Conclusão
Como vimos, a contabilidade consultiva é um grande avanço no mundo empresarial, colocando a atividade no patamar da essencialidade para um negócio saudável.
A contabilidade consultiva chegou para transformar uma profissão burocrática para essencial no crescimento sustentável do seu negócio.
Então, se você busca inovar na contabilidade da sua empresa e, com isso, melhorar sua performance, entre em contato conosco e entenda como a Rui Cadete pode assessorar o setor contábil do seu negócio.