Sem dúvidas, a saúde financeira é um aspecto fundamental para a garantia do sucesso empresarial e da continuidade das atividades comerciais de um dado negócio.
Por isso, é muito importante investir em estratégias capazes de garantir a vitalidade econômica corporativa. Dentre as diversas estratégias e ferramentas existentes, podemos destacar o Planejamento Orçamentário como uma das principais delas.
Para entender o que é, os principais pontos sobre e como aplicá-lo, basta prosseguir com a leitura do nosso artigo que vai te explicar esses e outros tópicos de maneira simples e efetiva.
Planejamento Orçamentário: O que é?
O planejamento orçamentário é uma estratégia que tem como objetivo principal a previsão assertiva de gastos e o controle dos mesmos, a partir da análise minuciosa dos dados financeiros de um determinado negócio.
Possui como característica principal a projeção de números previstos e desejáveis de acordo com o cenário empresarial existente, possibilitando uma garantia maior da saúde financeira e do sucesso corporativo.
Assim como todo planejamento, o orçamentário ajuda a empresa a tomar decisões muito mais assertivas, dando melhor direcionamento ao futuro dos negócios e possibilitando a execução de investimentos mais rentáveis.
A ferramenta possibilita ainda o melhor uso dos recursos empresariais disponíveis, sejam eles financeiros, produtivos ou temporais, tendo em vista o entendimento da situação financeira da empresa e o corte de custos desnecessários que prejudicam o orçamento total.
Dessa forma, o planejamento orçamentário é um ótimo aliado para as empresas de modo geral, gerando resultados extremamente positivos para a economia e impactando indiretamente em outros setores corporativos na totalidade.
Planejamento Orçamentário: Saiba quais pontos merecem a sua atenção
Agora que você já sabe o que é, podemos partir para os pontos sobre o assunto que merecem a sua atenção:
Tipos de planejamento orçamentário
Tendo em vista os diferentes tipos empresariais existentes e as suas respectivas necessidades, o planejamento orçamentário é dividido em diferentes tipos, cada um com suas características e meios de atuação.
Conhecer os principais deles é fundamental para poder escolher o que melhor se adéqua e entende as necessidades do seu negócio.
Dentre todos os tipos existentes, podemos destacar como principais:
- Estático: Como o próprio nome sugere, é um tipo de planejamento orçamentário que não sofre alterações. É ideal para empresas que desejam direcionar os recursos de forma estratégica para os setores, seguindo um caminho único. Por ser estático, pode ser mais fácil de ser implementado, justificando sua grande aceitação.
- Variável: Oposto ao tipo anterior, no planejamento orçamentário variável há a possibilidade de alterações e uma margem orçamentária maior. É ideal para empresas que desejam maior flexibilidade em suas ações financeiras e apresentam necessidade de análise constante para não haver gastos além do planejado.
- Contínuo: O planejamento orçamentário contínuo é definido pela revisão periódica do orçamento, sendo assim, os valores são atualizados de forma mensal, trimestral ou anual.
- Base zero: Ao contrário de todos os outros tipos de planejamento, o de base zero não é baseado em dados anteriores para análise. Logo, as projeções são feitas do zero, evitando que custos anteriores sejam capazes de impactar negativamente sobre os orçamentos futuros.
- Colaborativo: Nesse tipo de planejamento orçamentário há um conjunto de informações financeiras de diferentes setores, analisados e unificados no planejamento, possibilitando maior detalhamento dos custos e a identificação dos respectivos setores responsáveis por eles.
Quando fazer um planejamento orçamentário?
Outro ponto extremamente importante a se considerar sobre o planejamento orçamentário é referente a necessidade de fazer um. Muitas empresas, mesmo sabendo da importância e do que se trata, ficam em dúvida sobre quando fazer um planejamento orçamentário propriamente dito.
Em primeiro lugar, é importante entender que o planejamento orçamentário não é uma obrigação empresarial, mas sim uma ferramenta estratégica que deve ser utilizada de acordo com as necessidades orçamentárias da corporação.
Dessa forma, é importante fazer o planejamento sempre que possível, tornando o mesmo parte da rotina empresarial e atualizando o mesmo de forma periódica e efetiva.
Benefícios do planejamento orçamentário
Além dos objetivos e da importância central do planejamento orçamentário, há também benefícios incontestáveis que justificam ainda mais a necessidade de implementação da ferramenta. A seguir, listamos os principais deles:
- Redução de custos desnecessários
- Aumento do engajamento de colaboradores
- Redução da incidência de problemas financeiros
- Melhor utilização de recursos
- Direcionamento assertivo de tomadas decisivas
- Crescimento financeiro
- Crescimento empresarial
- Garantia de saldo empresarial positivo
- Redução de riscos e prejuízos significativos
- Detalhamento e transparência de dados financeiros
- Ganho de vantagem competitiva
- Organização financeira efetiva
- Auxilia a execução de outros planejamentos financeiros
Diferença do planejamento orçamentário pro planejamento financeiro
Ao contrário do que muitos pensam e apesar das similaridades, o planejamento orçamentário e planejamento financeiro são estratégias econômicas diferentes.
Como característica principal para diferenciar essas duas ferramentas estratégicas, podemos citar a temporalidade e a complexidade de plano.
O planejamento financeiro é de curto prazo, enquanto o orçamentário visa o futuro e se prepara para ele. Logo, o planejamento orçamentário apresenta maior nível de complexidade.
Importante ainda destacar que ambos são fundamentais para a saúde financeira, além de complementares e necessários para uma previsibilidade assertiva da economia empresarial.
Planejamento Orçamentário: Como aplicá-lo?
Agora que você já sabe o que é e conhece os principais pontos a se considerar sobre o planejamento orçamentário, podemos partir para o ponto principal do nosso artigo: A forma de aplicação. A seguir, explicaremos como fazer e aplicar o planejamento orçamentário a partir de um passo a passo.
- Faça um diagnóstico geral da sua empresa
Em primeiro lugar, é importante entender o cenário econômico atual do seu negócio e as principais condições em que ele se encontra.
Por isso, faça um diagnóstico geral da sua empresa, definindo pontos importantes como: porte, ramo, faturamentos mensais e anuais, setores, investimentos, entre outros.
A partir deles será possível direcionar o planejamento na totalidade e as tomadas decisivas, além de servir como um registro comparativo para o futuro.
- Defina os objetivos da sua empresa
Para fazer um planejamento futuro, é necessário que haja a definição de objetivos a serem alcançados para possibilitar o direcionamento efetivo das ações.
Dessa forma, é importante imaginar o cenário futuro desejável e listar todos os objetivos financeiros empresariais existentes, possibilitando o alcance dos mesmos.
- Colete e analise dados
Como bem sabemos, a projeção do planejamento orçamentário é feita com dados anteriores. Por isso, é importante coletar a analisar todos eles, a partir de documentos financeiros passados, fluxo de caixa, ativos e passivos, planilhas de custos, etc.
Toda e qualquer informação financeira, por menor que seja, é útil e necessária ao processo.
- Conte com ajuda profissional
Com os objetivos empresariais e os dados coletados em mãos, é hora de investir em instrução profissional e especializada.
Isso porque a elaboração de um planejamento orçamentário efetivo exige conhecimentos técnicos específicos. Sendo assim, é fundamental contar com a atuação de um profissional experiente e especializado nas questões orçamentárias necessárias ao planejamento.
Assim, todo o processo será facilitado e executado de maneira assertiva e eficiente.
- Faça do planejamento uma rotina e aproveite os benefícios
Por fim, basta aplicar o planejamento à rotina de forma efetiva, constante e contínua, possibilitando o seguimento das ações definidas no planejamento e a execução correta do que foi definido no mesmo.
A partir disso é que será possível aproveitar de todos os benefícios decorrentes do planejamento orçamentário, potencializando significativamente e de forma extremamente positiva os resultados do seu negócio.
Conclusão
Após a leitura completa do nosso conteúdo, esperamos que você tenha não só entendido o que é o planejamento orçamentário, mas também o papel que o mesmo desempenha e a sua importância para a saúde financeira empresarial.
Se deseja aumentar ainda mais o seu acervo de conhecimentos financeiros, contábeis e administrativos, clique aqui e você será redirecionado aos nossos e-books.