Sistemas de Cadastro de Produtos são realmente úteis?

Manter o controle de um volume alto de mercadorias e toda a sua movimentação não é fácil. Se tudo se resumisse somente a separar todas as peças de forma estratégica em um espaço reservado para armazenamento das peças, tudo estaria resolvido.

Mas, para estruturar um processo de vendas sem perder nenhum detalhe importante é preciso contar com recursos que permitam que todas as informações necessárias sobre os produtos se conectem em um só lugar, otimizando tempo e diminuindo custos.

Neste momento, entra em cena a tecnologia oferecendo excelentes soluções em forma de software para Cadastro de Produtos.

Descubra neste artigo a aplicabilidade de uma ferramenta que pode agregar muito valor à gestão de estoques da sua empresa.

A importância de cadastrar os produtos

Economizar na hora de investir em um produto ou serviço não é só um desejo dos consumidores, mas também do empreendedor que precisa abastecer a sua loja para atender às necessidades do público que busca em sua empresa a solução para o seu problema.

Aqui neste ponto, a economia em questão está diretamente relacionada ao investimento na compra de mercadorias que abastecem o negócio. 

Para não errar na hora de suprir as prateleiras com itens com maior demanda ou com novidades que podem integrar a venda, é necessário saber exatamente o que há em estoque e se a quantidade será suficiente até que uma nova remessa possa chegar e ficar à disposição do cliente.

Num mundo onde a rapidez com que as coisas acontecem é grande, não seria diferente fazer uma comparação com a rotina e a correria dentro de uma empresa para atender a um público cada vez mais exigente, que exige qualidade, rapidez, eficiência e preço justo, tudo num só “combo”, de preferência.

Nesta hora, ter uma ferramenta que auxilie na hora de levantar os dados necessários para ajudar na gestão dos produtos faz toda a diferença e traz benefícios tanto para quem vende quanto para quem compra.

O que um Sistema de Cadastro de Produtos pode fazer para uma empresa

Uma empresa que conta com o  auxílio de um software de cadastro de produtos ganha em vários aspectos e torna o seu negócio cada vez mais alinhado às novas propostas tecnológicas para  que ele tenha mais vantagem competitiva e esteja à frente dos seus concorrentes entregando aos clientes a melhor solução para o que eles desejam.

Abaixo, 07 benefícios obtidos por meio da contratação de uma ferramenta de Cadastro de Produtos.

#01. Gestão do Estoque

Este tópico é apenas para reforçar o que já foi dito anteriormente. 

Garantir um controle eficiente de todos os produtos disponíveis na loja, tanto os que estão nas prateleiras quanto os que estão no estoque, é uma forma não só de saber mais sobre o negócio mas também de ter informações importantes que auxiliam na tomada de decisão.

Nem exagerada, nem escassa. A reposição de mercadorias deve ocorrer de acordo com a movimentação dos produtos que é ditada pelo cliente. 

O proprietário ou responsável pelo abastecimento pode fazer valer dos dados obtidos para ir direto ao ponto e comprar somente a quantidade necessária para comercialização.

#02. Acesso a relatórios

As informações que os envolvidos no processo de compra e controle do estoque necessitam para poder traçar estratégias e seguir adiante nos negócios podem ser disponibilizadas por meio de relatórios.

Por isso, é importante não só contar com a ajuda da tecnologia nesse momento, mas também da utilização correta do sistema, para que na hora em que for necessário ter uma visão geral da situação da disponibilidade das mercadorias, um relatório será de grande valia a quem precisar utilizá-lo.

#03. Estudo do período de consumo

É sabido que no setor varejista as vendas costumam ter oscilações em seus números de acordo com o período do ano.

Por exemplo, no mês de janeiro de cada ano, a maioria dos setores da economia sofrem baixa por se tratar de um período onde a maioria dos consumidores está preocupada com pagamento de impostos, como IPTU, compra de material escolar, matrícula, mensalidade, fardamento e outras necessidades associadas à educação.

Por essa razão, a maioria dos consumidores abre mão da compra de outros itens que podem esperar para outro momento. Logo, este é um mês onde as vendas não atingem altos índices se comparados aos demais meses do ano.

Informações a respeito dos períodos em que há aumento e redução no volume de vendas também podem ser adquiridas através de um sistema de cadastro de produtos, permitindo ao proprietário da loja se programar e se adequar aos períodos, adotando estratégias para comercializar o produto de imediato, principalmente se o prazo de validade estiver próximo e não for possível aguardar para outro momento.

#04. Auxílio na administração financeira, contábil e fiscal da empresa

Um cadastro de produtos eficiente possibilita a empresa a acompanhar o fluxo de caixa e ter uma visão clara sobre o que entra e o que sai da empresa em termos de dinheiro.

O sistema permite ao usuário (que pode ser o proprietário da empresa ou outra pessoa responsável) verificar o que tem rendido lucro para a empresa e o que não tem sido tão comercializável, o que pode causar possíveis prejuízos e transtornos futuros.

Para as áreas contábil e fiscal da empresa, há um detalhe que é importante e que faz com que proceder com o cadastro de produtos de forma segura seja essencial: sobre um único produto é possível  que haja a incidência de vários impostos.

Se tudo ocorreu conforme a proposta da ferramenta, com todos os dados em mãos, o empresário poderá seguir com o pagamento de todos os tributos, respeitando os seus respectivos prazos a partir de informações prévias do sistema. Com tudo em dia, ele terá uma preocupação a menos e poderá focar em outros pontos importantes para o negócio.

#05. Rapidez no processo de vendas

Quem não gosta de um atendimento rápido? 

Visando eliminar problemas de longas filas de espera, muitos gestores apostam no aumento do quadro de funcionários e nos postos de atendimento como caixas, alguns até com restrição de quantidade de volume menor de itens para agilizar o atendimento.

Outra questão é a localização dos produtos. Um cliente quando entra num estabelecimento quer encontrar de forma fácil e rápida pelo que está buscando.

Encontrar formas de atendê-lo nesta necessidade específica é totalmente possível, por meio de ações simples e que geram resultados de imediato.

São ações válidas, mas que podem ser reforçadas por meio de um sistema que permita localizar o produto caso o cliente não o encontre, agilizando o atendimento e fazendo com que ele permaneça o mínimo de tempo possível na loja, tendo em vista que ele necessita de tempo para compromissos posteriores.

Funciona principalmente para as épocas do ano em que a demanda de compras, trocas e  devoluções em alguns segmentos específicos do varejo têm volume maior.  

A movimentação de pessoas no interior da loja é grande e todos querem ser atendidos ao mesmo tempo de forma ágil e com o seu problema resolvido. Por isso, contar com o suporte de um sistema que viabilize atender ao cliente menor tempo faz toda a diferença.

#06. Processos automatizados

Toda atividade rotineira é repetitiva. Não tem como negar.

Por mais que o colaborador esteja acostumado e se identifique totalmente com a função, pode acontecer, de em algum momento, de haver um erro humano, proposital ou não.

Um software exclusivo para cadastro de produtos é uma excelente opção para minimizar ou eliminar os erros nos processos. 

Isso não quer dizer que um programa ocupará o lugar de um capital humano, apesar de que executará as mesmas tarefas. O funcionário que antes respondia pela tarefa poderá ter tempo livre para se dedicar a outros projetos enquanto a ferramenta cuida da gestão da mercadoria.

#07. Um Sistema de Cadastro realmente ÚTIL!

Fazer a gestão de estoque de produtos não é algo tão simples, mas também não precisa ser difícil. Basta ter por perto os recursos certos que é possível organizar e estruturar o processo de vendas com apenas um clique.

Uma ferramenta que possibilita trabalhar com o Cadastro de Produtos de forma que  reduza custos, aumente o número de vendas, forneça dados importantes relacionados à saúde financeira da empresa e a situação fiscal é um excelente aliado para otimizar tempo e propôr a melhor experiência ao cliente.

Neste artigo, mostramos as utilidades de um Sistema de Cadastro de Produtos. O mercado dispõe de excelentes possibilidades que transformarão o negócio de quem usa um instrumento cheio de benefícios para todos os envolvidos.

BANNER 5

Gostou do nosso post? Então compartilhe com seus amigos:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Sobre o autor

Rui Cadete

Relacionados

Categorias

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Newsletter

Os melhores conteúdos do mundo contábil na sua caixa de e-mail! Preencha suas informações abaixo e inscreva-se:

Fale agora com um especialista
e entenda como podemos te ajudar: